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Notícia fresquinha senhoras e anões! Agora temos uma lista de nerfs que atingirá a jugular de Hearthstone mais uma vez no próximo patch de atualização. Vamos conferir na íntegra o post da Blizzard com as mudanças (versão resumido logo abaixo):

Originalmente postado por Blizzard Entertainment (Forum Oficial)

No decorrer do Ano do Kraken, vimos nossos jogadores estabelecer e refinar o metajogo de Hearthstone. Isso levou à descoberta de uma quantidade sem precedentes de novos arquétipos de decks. Novas estratégias e estilos de jogo se desenvolveram graças à nossa comunidade, tão criativa e apaixonada.

Com a entrada de novos cards em Hearthstone, surgem novas chances de inovar e descobrir novos decks. Às vezes, esses novos cards fazem com que cards antigos tornem-se muito mais poderosos. Não raro, tirar os cards velhos da gaveta pode ser bom para o jogo como um todo e permite que os jogadores criem e desenvolvam novos temas, mesmo que não tenham uso imediato no metajogo atual.

Tendo em mente a iniciativa Para manter Hearthstone balanceado, estamos sempre atentos ao nível de força dos cards originalmente presentes nas coleções chamadas Básico e Clássico. Já que eles não entram na rotação anual, como ocorre com certas coleções de expansão ou aventura para os jogadores do modo Padrão, é fundamental gerenciar e monitorar a força deles para o equilíbrio geral do jogo.

Na próxima atualização, faremos mudanças em alguns cards do tipo Básico e Clássico, bem como em outros cards que talvez os jogadores estejam achando agressivos demais nesta fase atual do metajogo.


Xamã

Nos últimos meses, os decks de Xamã vêm representando um enorme percentual dos decks usados em Hearthstone. Embora seja interessante uma flutuação no nível de força das classes, é importante preservar a sensação de que é possível jogar com e contra uma grande variedade de decks em Hearthstone. Foi bom ver que o Xamã oferece várias opções de construção de decks, mas diante dos fatos decidimos ajustar os dois cards do Xamã mais usados e frustrantes. No curto prazo, acreditamos que esses ajustes farão com que o Xamã se aproxime da média tanto em termos de uso quanto de força. No longo prazo, achamos que desse modo será menos frustrante jogar contra Xamãs e haverá opções mais interessantes de construção de decks para quem joga com essa classe.

Arma Trinca-pedra

A Trinca-pedra é a culpada por certos combos que causam enorme dano, além de ser uma ferramenta confiável de remoção na fase inicial do jogo. Devido à sua força em várias circunstâncias, é um dos cards mais usados por Xamãs na história do Hearthstone. Fazer mudanças em cards básicos que aparecem em todos os decks ajuda a instigar uma variedade maior e pode melhorar o funcionamento do modo Padrão. Vamos preservar uma parte do potencial de sinergia da Arma Trinca-pedra, mas reduziremos o valor dela para usos de remoção mudando o custo de 1 para 2 Mana.

Também avaliamos outros cards do Xamã, como o Trogg de Túnel e o Golem Totêmico, mas ambos sairão em breve do modo Padrão. Assim, consideramos que seria melhor mudar a Trinca-pedra para aprimorar de forma mais permanente o modo Padrão.

Morsano Totêmico

É bom ver o Morsano em decks baseados em totens, mas a força atual dele gira em torno da possibilidade de evocar lacaios como o Golem Totêmico e o Totem de Vagalhão de Mana. Esse tipo de evocação aleatória não é a mais bacana para um card com custo baixo tão usado. Queremos que ele seja uma boa opção para decks cuja força está em tirar proveito de totens extras com cards como Criatura das Profundezas e Fusão Primeva, mas que seja menos interessante para quem quer apenas um card forte para jogar no terceiro turno. Assim sendo, o grito de guerra do Morsano Totêmico passará a evocar somente totens básicos.

Chamado da Selva

Embora tenha sido pensado para ser uma opção forte no fim do jogo, o Chamado da Selva ainda está forte demais. Mudando o custo de 8 para 9 de mana, pretendemos deixá-lo menos poderoso para que não seja usado automaticamente em todo deck de Caçador em detrimento de outras estratégias.

Executar

A classe Guerreiro tem vários feitiços de remoção. Apesar de pretendermos manter os Guerreiros bem servidos em termos de remoção, o feitiço Executar acabou apresentando uma eficiência exagerada em uma grande variedade de situações. Vamos aumentar o custo de Executar de 1 para 2 de Mana com o objetivo de deixá-lo mais próximo dos instrumentos de remoção já existentes (e futuros) em termos de nível de força.

Investida

Os vários tipos de combo criados pelos jogadores são divertidos. Queremos que eles continuem existindo, mas já constatamos que a possibilidade de conceder Investida a lacaios é particularmente problemática e restringe severamente a criação de novos cards. Assim, reformulamos o card Investida de forma que ele crie oportunidades para o lacaio lutar mas não colabore para a criação de estratégias que possibilitem vencer sem permitir reação por parte do oponente.

Sargento Abusivo

Atualmente, os decks agressivos estão fortes demais, e o Sargento Abusivo está em quase todos. Ficamos contentes que ele sirva aos jogadores cuja estratégia principal é usar lacaios, mas os cards neutros do conjunto básico devem ser um tanto específicos, de modo que não sejam usados em qualquer situação. Por isso, o Sargento Abusivo passa a ser 1/1, para que o grito de guerra seja o foco do card, e não apenas uma boa opção para o primeiro turno em todo e qualquer deck agressivo.

Yogg-Saron, Fim da Esperança

Este é o card mais polêmico que nós já criamos. Tem gente que AMA Yogg, tem gente que odeia. Quando tivemos a ideia de criar Yogg, não esperávamos que ele acabasse sendo usado em torneios. Esse é um card direcionado para jogadores que querem se divertir. Não foi pensado para aparecer constantemente em campeonatos de alto nível. Ele é relativamente fraco em quase todas as classes de todos os níveis, mas de fato está um pouco acima da média em 2 decks: Tempo Mage e Token Druid. Não queríamos enfraquecê-lo a ponto de acabar com a graça do card para aqueles que gostam dele. Agora Yogg-Saron não vai mais lançar feitiços se, durante o grito de guerra, for destruído, silenciado, transformado ou devolvido à mão do dono. Tentamos várias coisas e chegamos à conclusão de que essa mudança é suficiente para diminuir seu uso (especialmente em torneios) sem estragar a diversão dos que amam esse card.

Além das mudanças acima, em uma atualização futura, também cuidaremos do bug que faz com que os cards com Sobrecarga lançados por Yogg-Saron, Fim da Esperança, não causem Sobrecarga ao jogador.


Aqui vai a versão tl;dr:

  • Arma Trinca-Pedra agora custará (2) – anteriormente (1).
  • Morsano Totêmico agora evocará apenas um totem BÁSICO aleatório – anteriormente podendo evocar qualquer um.
  • Chamado da Selva agora custará (9) – anteriormente (8).
  • Executar agora custará (2) – anteriormente (1).
  • Investida agora custa (1) – anteriormente (3) – e a Investida concedida não permite que lacaio ataque herois no mesmo turno.
  • Sargento Abusivo agora tem 1 de ataque – anteriormente 2.
  • Yogg-Saron, Fim da Esperança agorá interromperá sua sequência de feitiços caso algum efeito faça com que ele saia do campo de batalha (seja voltando para mão ou destruindo por exemplo).


O que significam estes nerfs na prática? Bom, claro que o que mais esperava era uma mudança em Yogg-Saron dado o cenário competitivo atual, mas em se tratrando do modo ranqueado podemos dizer que o meta será brutalmente desacelerado. O nerf de cards tão rápidos e efetivos fará com que os baralhos agressivos atuais percam tanta efetividade e, embora eu duvide que deixem de existir, ao menos darão espaço no meta para decks mais lentos que contra os Xamãs e Caçadores da vida só podiam olhar e chorar. Acho que o que me deixa com uma considerável certeza ao afirmar isso é o nerf do Morsano Totêmico. Não poder conjurá-lo com a possibilidade de ter um Golem Totêmico ao seu lado no turno 3 é uma imensa diferença para a utilidade do card. Ele mantém a sinergia com Totem de Labaredas mas agora não consegue garantir uma vantagem de tempo tão absurda, bem como de cards (via Totem de Vagalhão de Mana) ou de controle da mesa (via Totem de Labaredas).

Além disso tudo, Guerreiros não apenas acabaram ver um aumento considerável de custo em sua remoção mais eficiente como também estão dando adeus ao Worgen Combo. O nerf em Investida (in)felizmente faz com que o deck não possa mais existir.

E quanto ao Yogg? Bom, sinceramente eu não quero me precipitar pois pessoalmente não gostei tanto assim. Eu não sei se este efeito será restritivo o suficiente para torná-lo pior “o suficiente”, resta apenas esperar e ver se será. E mesmo que não seja é bom ver o esforço por parte dos desenvolvedores para desacelerar este caos. E se caso relmente for o suficiente, bem…

mikss

E vocês? O que acharam das mudanças? Acham que o Yogg continua vendo jogo depois do nerf? Quem aqui vai ficar viúvo(a) do Worgen Combo?

Grato pela atenção! Kanego às ordens.