Olá aventureiros! Hoje o post será para sanar dúvidas sobre termos que vocês já devem ter visto em alguma transmissão de Hearthstone ou naquele papo entre amigos e que te deixou boiando na conversa, sem saber do que se tratava, não é mesmo?
Pois bem, a partir de hoje, será muito mais fácil compreender todas essas terminologias que vocês se depararem em posts antigos e novos sobre Hearthstone.

Vamos lá!

~A~

Adjacente (Adjacent) – Os lacaios que estão diretamente próximos a um referido lacaio, em ambos os lados.

Alvo (Target) – Um lacaio ou herói que é selecionado para receber um efeito particular, geralmente através de uma seta ou “uma seta curva” controlada por um jogador.

Amigo  (Friendly) –  Termo usado para se referir a heróis e lacaios que estão sob seu controle no campo de batalha.

Anular (Counter) – “Uma carta que é anulada não possui efeito.” Atualmente é uma mecânica só utilizada pela carta de Mago “Contrafeitiço”.

Área de Efeito (AdE) / Area of Effect (AoE) – Uma ação que é aplicada a múltiplos personagens simultaneamente, geralmente sem fazer alvo nenhum deles diretamente ou especificamente.

Arma (Weapon) – Um tipo de carta que dá ao herói um valor de ataque, permitindo que o herói ataque um oponente, mas somente enquanto durar a durabilidade da arma. Cada ataque normalmente remove 1 de durabilidade.

Armadilha (Trap) – Termo usado quando o oponente ativa uma carta de “Segredo”.

Armadura (Armor) – Proteção contra ataques, que é removida antes da vida ao sofrer dano. Não há atualmente valor máximo de armadura conhecido.

Ataque (Attack) – O processo de ter um personagem causando dano a outro personagem baseado nos seus valores de ataque.

Ataque (Valor) / (Attack – Value) – “O quanto de dano [algo] causa.” O valor do ataque de um lacaio é exibido no canto inferior-esquerdo, enquanto valores de ataque para heróis são gerados por armas, poderes heroicos, ou outras magias.

~B~

Baralho (Deck) – A coleção de 30 cartas que um jogador pode comprar durante o percurso da partida. É localizado no lado direito do campo durante a partida, e normalmente inclui cartas do herói específico e lacaios neutros.

Básica (Basic) – Essas cartas são recebidas em um baralho inicial, ou podem ser desbloqueadas nos níveis 2, 4, 6, 8 e 10. Elas NUNCA são encontradas em pacotes e não tem gemas incrustadas no centro.

Bot – Um programa que simula as ações de um jogador real, usado por hackers ou pessoas com a intenção de se beneficiar no jogo sem ter que se esforçar, seu uso é proibido e prejudica os outros jogadores.

~C~

Campo de Batalha (Battlefield/Board) – Tabuleiro do jogo, dividido em dois lados, onde lacaios existem assim que convocados. Cada jogador pode ter no máximo 7 lacaios em seu lado do campo ao mesmo tempo.

Carta (Card) – Uma magia, lacaio, ou arma na mão ou baralho de um jogador. Cada baralho pode possuir até 2 de cada carta em particular, exceto pelas Lendárias (veja Raridade), que possui um limite de 1 de cada por baralho.

Carta dourada (Golden Card) – Cópia de cartas com bordas douradas e animações especiais nelas. Elas têm um visual diferente das versões normais, mas são idênticas em efeitos, custo, vida, ataque, valor e durabilidade.

Combo (nas cartas de ladino) – “Um bônus se você já jogou uma carta neste turno.” Qualquer carta jogada anteriormente em um turno ativa o combo, mas os efeitos de combo não são cumulativos se mais cartas forem jogadas (a menos que indicado de outra forma, por exemplo o lacaio “Edwin VanCleef”).

Compra (Draw) – Pega uma carta do baralho de um jogador e coloca na mão do mesmo. Acontece uma vez a cada começo de turno, também pode ocorrer como resultado de outras cartas e efeitos (inclusive com ações de compra para a mão do oponente).

Comum (Common) – É a maioria das cartas existentes no jogo. Elas são frequentemente encontradas em pacotes e tem uma gema branca incrustada no centro.

Congelamento (Freeze) – Personagens congelados perdem seu próximo ataque. Heróis congelados não podem atacar com suas armas, mas podem jogar suas cartas e usar seus poderes heroicos normalmente. O efeito de congelamento permanece por dois turnos ( O turno em que ocorreu o congelamento + o seguinte).

Conquista (Achievement) – Um reconhecimento dentro do jogo de um certo feito, como por exemplo ganhar 100 partidas ou desbloquear todas as cartas básicas. Cada uma geralmente oferece uma recompensa uma só vez.

Controlador (Controller) – O jogador que atualmente possui um lacaio em seu lado do campo de batalha é o controlador daquele lacaio. Certas cartas permitem tomar o controle de um lacaio, movendo-o do lado do campo do oponente para o seu lado do campo de batalha. Isto não ativa efeitos de Grito de Guerra.

Criação (Crafting) – Criar cartas com Pó Arcano. O custo para fazer uma nova carta depende de sua raridade.

Cristal de Mana (Mana Crystal) – Quando seu turno começa, você ganhará um novo cristal de mana e os cristais disponíveis no turno anterior são repostos para serem usados novamente.

Cura (Heal) – Restauração de uma certa quantidade de vida de um personagem.

Custo (Cost) – A quantidade de mana que deve ser gasta para jogar uma carta; É indicada no canto superior esquerdo de toda carta.

Curva de mana (Mana Curve) – Consiste num gráfico que mostra a quantidade de cartas de custo baixo, médio e alto o baralho possui. Dá para definir que tipo de deck é dependendo da curva de mana neste gráfico. Decks agressivos tendem a ter curva de mana baixa, por exemplo.

Controle de campo (Board Control) – Termo usado para se referir a quem tem mais lacaios em campo de batalha, que está dominando o campo naquele momento.

~D~

Dano (Damage) – Remove uma certa quantidade de vida de um personagem. O termo “dano direto” é normalmente usado para se referir a efeitos que causam dano a um alvo, ao invés dos efeitos que causam dano por AdE (veja Area de Efeito)

Dano Mágico +X (Spell Damage + X) – “Suas cartas de magia causam X de dano extra.” Este valor é adicionado a qualquer magia que causa dano numérico, mesmo que este número não seja mostrado na carta de magia.  Este bônus é cumulativo dentre todos os lacaios aliados que oferecem um bônus de dano mágico.

Derrota (Defeat) – Quando um jogador atinge zero de vida, e o oponente tem pelo menos 1 de vida, então ele ou ela é derrotado. Uma derrota recompensa menos experiência a um herói do que uma vitória.

Descarte (Discard) -Remove uma carta da mão/deck sem sequer ativar um efeito. Isto geralmente ocorre quando um jogador ultrapassa o limite máximo de cartas na mão (10 cartas) ou através de efeitos de outras cartas.

Desencantar (Disenchant) – Destruir uma carta para ganhar pó arcano. A quantidade de pó recebida a desencantar uma carta dependerá da raridade da carta, sendo que cartas douradas dão mais pó do que suas versões normais.

Destruição (Destroy) – Remover um lacaio do campo de batalha sem causar dano numérico, de forma que a remoção ignore efeitos como escudo divino e imunidade.

Drawback – Termo usado para cartas “inconvenientes” em que seu efeito prejudica quem a usa de certa forma, mas nem sempre é inútil, deve-se levar em conta o objetivo dela. Como por exemplo a carta “Aníquilus”.

Durabilidade (Durability ) – Um valor que indica quantas vezes uma arma poderá ser usada para atacar. Cada ataque remove um de durabilidade. Esse valor é mostrado no canto direito da arma equipada.

~E~

Eficiência de mana (Mana Efficiency) – Consiste na otimização do uso dos cristais de mana, usando sabiamente sem “desperdiçar” cristais ao finalizar o turno.

Empate (Tie) – Quando ambos os jogadores chegam a zero de vida ao mesmo tempo, o jogo então termina em empate. Isso conta como derrota para ambos os jogadores no quesito ganho de experiência ou conclusão de missões, porém não conta como derrota na arena.

Enfurecer (Enrage) – Enquanto ferido, esse lacaio recebe um novo poder. O efeito de enfurecer só é ativo enquanto o lacaio tiver menos que sua vida máxima, restaurar toda a sua vida removerá o efeito de enfurecer.

Épica (Epic) – Estas cartas são mais difíceis de se encontrar, a maioria dos pacotes não vem com uma carta de qualidade épica nele. Cartas épicas tem uma gema roxa incrustada no centro delas.

Escudo divino (Divine Shield) –  A primeira vez que esse lacaio receber dano, ignore-o. É importante notar que o escudo divino não protege o lacaio de efeitos de destruição sem um dano numérico.

Evocação (Summon) – O processo de um lacaio aparecendo no campo de batalha. Isto pode ocorrer quando a carta de um lacaio é jogada, ou quando outros efeitos trazem um lacaio para dentro do campo.

Exaustão (Exhaustion) – É a condição de um lacaio assim que ele entra em campo, que o impossibilita de atacar no mesmo turno que é evocado. Veja Investida como exceção deste caso.

Experiência (Experience) – Uma recompensa garantida aos jogadores no final da partida. Experiência é usada para atingir/subir de nível, e sua quantidade é proporcional ao resultado da partida (você ganha mais experiência ganhando do que perdendo a partida).

~F~

Fadiga (Fatigue) – Dano recebido quando um jogador efetua uma compra em seu baralho e neste não há mais cartas para serem compradas. Cada vez que ele tenta comprar sem ter cartas ele leva 1 de dano adicional: 1 de dano na primeira tentativa, 2 de dano na segunda tentativa, e assim consecutivamente.

Fases do jogo (Game Phases) – Enquanto outros jogos têm muitas fases durante cada turno, em Hearthstone esses termos são geralmente usados para indicar quanto tempo a partida está durando. Usado também para descrever a velocidade de um baralho (Deck).

  • EarlyGame – Os primeiros turnos de cada jogador, normalmente dura até o 4º cristal de mana ser criado.
  • MidGame – Tempo em que um jogador tem entre 4 e 8 cristais de mana.
  • LateGame – Turnos em que um jogador tem mana suficiente para usar muitas cartas e normalmente 8+ cristais de mana disponíveis.

Fúria dos ventos (Windfury) – “Pode atacar duas vezes a cada turno”. Um segundo ataque só pode ser utilizado se o lacaio ou o herói com o efeito sobreviver após o primeiro ataque realizado no turno.

Furtividade (Stealth) – “Não pode ser atacado ou alvejado até causar dano.” É importante notar que dano em AdE (veja Área de Efeito) ainda atinge lacaios com furtividade, já que AdE não necessita fazer alvos. Jogadores podem fazer alvo em seus próprios lacaios aliados com furtividade para melhorias, cura, e outros efeitos.

~G~

Grito de Guerra (Battlecry) – “Realiza algo quando você o joga da sua mão.” Esses efeitos somente ocorrem quando um lacaio (ou arma) é convocado da mão de um jogador, portanto eles não são acionados por efeitos de ressurreição ou mudanças de controlador.

~H~

Herói (Hero) – Personagem de Warcraft associado com sua classe específica e conjunto único de cartas que cada classe pode usar.

~I~

Imune (Immune) – ‘Não pode sofrer dano/ferimento’. Enquanto está imune, o personagem não pode sofrer dano. Porém, lacaios com imunidade podem sofrer remoção com cartas que não tem um valor de dano atribuído. (Veja Destruição).

Inimigo (Enemy) – Durante a partida, personagens inimigos são heróis e lacaios do outro lado do campo de batalha, controlados pelo jogador adversário.

Investida (Charge) – “Pode atacar imediatamente”. Isto elimina o atraso de um turno normal nas atividades de um lacaio (veja Exaustão).

~J~

Jogador (Player) – Uma pessoa (esperamos que não seja um alien, um cachorro, um bot, etc) que está jogando Hearthstone, sendo representado por um certo Herói, dependendo do baralho com o qual ele escolhe jogar.

~L~

Lacaio  (Minion) – Uma criatura no campo de batalha, invocada por uma carta de lacaio ou outro efeito.

Lendária (Legendary) – As cartas mais raras de se obter no jogo, elas representam heróis e vilões únicos da Lore de Warcraft, como Sylvanas Windrunner ou Ragnaros. Cartas lendárias são indicadas por um dragão dourado ao redor do topo da carta e uma gema laranja incrustada no centro. Enquanto um baralho pode ter até 2 cópias de cada outro tipo de carta, somente uma cópia lendária pode ser usada em cada baralho.

~M~

Magia (Spell) – Uma carta que tem um ou mais efeitos diretos em outros heróis, lacaios, ou efeito global no campo de batalha, sem valor de ataque ou vida.

Mana – Um recurso gasto em cada turno durante a partida para jogar cartas. Este valor é restaurado a cada novo turno, baseado na quantidade de cristais de mana disponíveis para uso. (Veja Sobrecarga: X como exceção).

Mão (Hand) –  Cartas que um jogador compra de seu baralho, que não foram usadas ainda. Só é permitido ter 10 cartas ao mesmo tempo na sua mão.

MetaGame – Refere-se ao conjunto dos decks mais jogados no modo ranqueado e seu estilo de jogo.

Missão (Quest) – Uma diária oferecida diariamente aos jogadores com uma certa recompensa ao ser completada. O valor da recompensa depende da dificuldade da missão. É possível substituir sua missão diária por outra aleatória uma vez por dia.

Moeda (Coin) – Uma carta bônus dada apenas ao jogador que for o segundo a jogar no inicio da partida. Ela fornece um de mana extra no turno em que for usada, e ela conta como uma magia, com zero de custo.

~N~

Nível (Level) –  Um número que indica a experiência particular de um herói.

Nerf – Consiste em reduzir o efeito de uma certa carta considerada por muitos jogadores como muito forte ou OP (Overpowered), a fim de equilibrar o jogo.

NetDecking – Termo usado por jogadores que buscam listas prontas de decks na internet para jogar/testar.

~O~

Opções de jogo (Game Options) – Diferentes formas em que um jogador pode jogar uma partida em Hearthstone. Veja quais aqui.

Ouro (Gold) – Moeda usada para comprar pacotes de cartas e entrar na arena. Ouro é obtido através de vitórias em partidas e completando missões.

~P~

Pacote (Pack) – Um embrulho que contém 5 cartas que podem ser compradas ou recebidas por jogadores. Cada pacote contém no mínimo uma carta rara ou melhor, porém, alguns jogadores têm encontrado em um pacote várias cartas com raridades variadas. (oi sorte! <3, peguei duas lendárias em um único pacote.)

Personagem (Character) – Termo usado para indicar tanto lacaios quanto heróis, usado nos textos de cartas para indicar que um efeito pode ser usado contra lacaios e/ou heróis.

Pó Arcano (Arcane Dust) – Um material gerado ao desencantar cartas, ou ganho em um jogo na arena, que é usado para criar novas cartas.

Poder Heróico (Hero Power) – Habilidade única que cada herói possui, custa 2 cristais de mana e não conta como magia.

Provocar (Taunt) – “Inimigos devem atacar lacaios que possuem provocar”. Magias e poderes heróicos podem ignorar Provocar, mas lacaios ou heróis atacando com armas não podem. Quando atacando um oponente com múltiplos lacaios com Provocar, o atacante pode escolher o alvo livremente dentre os que possuem Provocar.

~R~

Raridade  (Rarity) – No caso de Hearthstone, raridade é indicada por uma gema colorida no meio de todas as cartas não básicas.

Raro (Rare) – Cada pacote de cartas tem pelo menos uma carta rara nele, porém cartas melhores podem ser encontradas. Cartas raras tem uma gema azul incrustada no meio.

Remoção (Removal) – Termo usado pelos jogadores para se referir à carta designada a remover um lacaio do campo de batalha. Pode ser uma remoção “numérica – em que uma quantidade de dano é o suficiente para retirar o lacaio do campo” ou “destruição – quando não é aplicado um valor, contando somente com a destruição da criatura”.

~S~

Segredo  (Secret) – “Oculto até ocorrer uma ação específica.” Pode somente ser lançado no turno do próprio jogador, mas uma vez em jogo só pode ser ativado no turno do oponente dependendo de seu efeito. Somente Paladinos, Magos e Caçadores possuem segredos dentre suas cartas de classe específicas.

Silêncio (Silence) – “Remove todo o texto e encantamentos da carta.” Não funciona com mudanças permanentes como Polimorfia (veja Transformar) ou Controle da Mente, e não remove efeitos de Grito de Guerra de outros lacaios.

Sobrecarga: X (Overload: X) – “Você tem X menos mana no próximo turno”. Este efeito não remove cristais de mana de um jogador, apenas limita a quantidade de mana que ele poderá usar no próximo turno.

~T~

Tipos de Baralho (Decks Types)  – Estes são os termos frequentemente utilizados para se referir a baralhos que possuem certos temas ou estilos de jogo. Veja o Guia sobre Decks aqui.

Transformação (Transform) – Uma mudança permanente a um lacaio, como aquelas feitas por Polimorfia (Polymorph) ou Bagata (Hex), que dura pelo resto da partida. Não pode ser removida por Silenciar ou retornando o lacaio para a mão do dono.

Turno (Turn) – O tempo em que um jogador pode evocar lacaios, jogar magias, e realizar outras ações. Cada turno pode durar até 90 segundos.

~U~

Último Suspiro (Deathrattle) – “Faz algo quando morre.” Este efeito é ativado por morte devido perda de vida e destruição total (veja Destruir), mas o efeito se perde quando um lacaio com último suspiro é transformado (veja Transformação) ou silenciado.

~V~

Vida (Health) – “O quanto de dano [Algo] pode receber. “Quando um lacaio chega a zero de vida, ele morre, e quando um herói chega a zero de vida, este jogador é derrotado. Todos os Heróis começam com 30 pontos de vida, e esta quantidade nunca ultrapassa esse valor (porém, sua Armadura pode exceder seu máximo de pontos de vida). A vida inicial de um lacaio é mostrada no canto inferior direito e não existe um valor máximo de vida que ele possa ter.

Vitória (Victory) – Quando um jogador leva os pontos de vida do oponente a zero, enquanto possui 1 ou mais pontos de vida, então ele/ela é vitorioso. Uma vitória é recompensada com experiência melhorada, baseada em quantos turnos se passaram durante o jogo, além de comumente ser o objetivo para completar missões e ganhar ouro.


 

É isso pessoal, este glossário foi adaptado e traduzido de um já existente por contribuição de um jogador no próprio fórum oficial de Hearthstone, quem quiser pode conferir clicando aqui.

Até a próxima! o/

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest0