X

Olá pessoal! O post de hoje é para ajudar quem é apaixonado por Hearthstone a melhorar sua forma de pensar para alcançar o tão sonhado ranque “LENDA”. Se você quer apenas melhorar suas vitórias, essas dicas também são pra você!

Entenda o jogo!

É importantíssimo compreender como o jogo funciona, saber exatamente quais efeitos acontecem antes e usar isso ao seu favor. Tudo isso é pura matemática, saber a probabilidade do dano do bombardeiro te acertar, por exemplo, você tem que ter um conhecimento, e quem sabe assim, conseguir manipular sua sorte. Ou seja, a Blizzard não te odeia, ela não coloca jogadores ali pra te fazer socar a mesa de raiva, o seu oponente simplesmente soube utilizar dessas informações de uma forma que o beneficie, e está na hora de você fazer o mesmo.

Todos sabemos que é improvável que seja possível ganhar TODOS os jogos, então o que é necessário fazer? Aproveitar cada turno, mas aproveitar de uma forma que você tenha em mente o que será feito no próximo turno, jogar pensando no turno seguinte e não porque seu oponente fez uma péssima jogada e você quer aproveitar isso no AGORA com aquela BOLA DE FOGO que (você acha) que vai detonar a estratégia dele, pode ser exatamente o que ele quer! Sim meus amigos! Existe Blefe no hearthstone. Eu mesma já caí em muito blefe, principalmente de xamã. Você fica ali com o coração apertado só esperando o Bloodlust, e TCHUFF, era mentira e ele te rusha de outra forma e você ficou dois turnos esperando que ele fizesse algo e você provavelmente perderia muitos lacaios, e com isso, lá se vai seus 30 pontos de vida.

Você não deve ter em mente ganhar todos os jogos, uma hora a variância de sorte vai te fazer perder, e quando isso acontecer saia e vá dar uma volta, pois se você não tiver um completo controle de emoções, você provavelmente ficará irritado e isso irá te influenciar de forma negativa nas suas próximas jogadas, podendo te fazer perder boas oportunidades. Dar uma pausa ajuda. Aconteceu comigo enfrentando o Senescal no modo heroico. Tentei infinitas vezes, me irritei, daí saí, dei um descanso e quando voltei fiz de primeira. Ter a cabeça tranquila e totalmente focada na partida é a chave. Os melhores jogadores também perdem, e perdem partidas seguidas. A diferença de amadores para eles é exatamente saber a hora de parar.

Então, como vamos alcançar nosso objetivo de vencer todos os jogos?

Precisamos olhar um pouco mais para o que realmente é Hearthstone. Hearthstone é um jogo de informações que vão sendo mostradas aos poucos durante o jogo. A jogada perfeita só acontece se você prestou atenção e conseguiu captar todas as mensagens escondidas durante a jogada de cada carta, e isso é bem difícil de entender de início. Para aprender sobre isso é necessário jogar, E MUITO!

Quando a partida começa, o que você vê na tela? Seu oponente, certo? E o que você consegue tirar de vantagem quanto a isso? Posso afirmar, muita coisa! Mas o que necessariamente?
Você reconhece o seu oponente? Não? Tem certeza? Já me ocorreu de num dia enfrentar novamente um oponente, é sempre bom você tentar lembrar contra quem você teve um sufoco no modo ranqueado.legend

Quem começa a partida? Você ou ele? Se é você a começar, você precisa ter um pleno conhecimento de suas probabilidades de compras nos próximos turnos, e isso será fundamental para o seu Mulligan.

Seu oponente trocou as cartas dele? O QUÊ? EU PRECISO PRESTAR ATENÇÃO NISSO? – Claro!! Você reparar se ele trocou todas as cartas, ou quantas cartas ele trocou pode te dar uma noção do que ele pode estar guardando para você. Vocês já repararam que a sequência das cartas na sua mão não muda? Pois é, você consegue verificar durante as jogadas do seu oponente, se alguma carta que ele tinha em mãos na tela de Mulligan ainda continua lá, e se lá pelo 5 turno ele ainda não usá-la, provavelmente será uma surpresa desagradável para você que ele está guardando com todo amor e carinho. Seja atento! Olhar a sequência de cartas que seu oponente mantém e joga influencia suas jogadas, e poderá ser uma influência boa.

Além disso, é necessário você estar atualizado com os decks atuais, quais heróis estão sendo mais populares e usar dessa informação para descobrir o que seu oponente tem no deck, com isso você consegue eliminar MUITAS cartas que ele provavelmente não estará usando e isso será uma informação valiosa, que te dará a oportunidade de jogar aquela carta marota agora, ou aguardar o próximo turno.

Se você está jogando arena, você também tem essa informação. Mas como assim Day? Sim, você sabe que na construção do seu deck, as cartas de raridade maior são literalmente RARAS, a maioria das cartas são comuns, e isso te será útil para saber que ele não terá o maldito Dr. Cabum, por exemplo :p

O número de vitórias que você tem na arena também te dá essa informação, após as 5 vitórias você já tem a seu favor que provavelmente seu oponente terá boas cartas, e fará ótimas jogadas com elas. As vitórias de 0-3 são decks de todas as formas, e é mais restrito ter essa informação. O leque de probabilidades é maior.

Falamos bastante de informações sobre o oponente né? Agora olhemos para nós mesmos. Você conhece o seu deck? Sabe se a curva de mana dele está boa? Está bem construída? Suas cartas tem sinergia?
Todas essas são informações que você deve ter completo controle, pois será baseado nesse conhecimento que você alcançará a vitória. No mulligan por exemplo, isso será de extrema importância, você só poderá decidir o que manter e o que trocar se você tiver em mente o que você comprará depois, usar isso ao seu favor para não desperdiçar seu mulligan.

A princípio é bem simples ter controle dessas informações, ainda mais se você está acostumado a jogar com esse deck por muito tempo. Experimente trocar de deck, e você verá a quantidade de más jogadas que fará pelo simples fato de não conhecer o potencial do seu novo deck, eu por exemplo estou testando um deck de murloc e as primeiras partidas estão sendo desastrosas. É necessário saber exatamente sobre a alma da sua estratégia e o que você pretende fazer com ela, do contrário será mais uma vitória grátis que você dará ao seu oponente.

rank

Começando a partida

Assim que o jogo começa, novas informações são reveladas. Se você tem um bom conhecimento do que eu citei antes, sobre os decks mais populares, você será capaz de reconhecer todo o arquétipo do oponente assim que ele jogar o seu primeiro lacaio. Assim você reconhece as cartas que estão sendo mais usadas para “tal tipo” de deck, te revelando assim o que você poderá aguardar a seguir.

Você tem uma memória ruim? Então está na hora de manter um caderninho de fácil acesso para anotar as cartas importantes que seu adversário já usou. Se você está realmente interessado em obter mais vitórias, saber o que seu oponente já jogou e quantas já jogou é extremamente importante. Isso será uma informação valiosa se você estiver prestes a arquitetar o seu dano letal no próximo turno, saber se ele irá interromper a sua jogada ou não, irá resultar na sua vitória ou fracasso.

Seja disciplinado

Erros ocorrem durante as partidas de Hearthstone, e você cometerá muitos, alguns passarão despercebidos e outros você pensará assim: Ah! Ok, não fará falta. Já viram vídeos em que algum jogador perdeu a partida por causa de (1) de dano? Pois é, sim, (1) de dano faz falta, não desperdice isso.

Alguns erros não farão realmente uma diferença significativa, mas se você for indisciplinado e deixar que isso ocorra com frequência, isso afetará sua taxa de vitórias e isso não será algo legal.

Então, como podemos evitar cometer esses erros? é tudo sobre a forma como você aborda o  jogo. Você tem 1 minuto e meio para decidir o que fazer no seu turno, vá devagar, calcule exatamente tudo o que você pode e poderá fazer, por isso deve-se levar em conta 3 coisas durante cada turno:

  • Você tem dano letal?

Meio óbvio, mas há quem perca oportunidade de dano letal simplesmente por ignorá-lo e sair fazendo inúmeras jogadas desnecessárias. Até mesmo jogadores experientes perdem essa oportunidade. Acontece muito quando o seu oponente se manteve no agressivo a maior parte do tempo e te forçou a se defender, e por estar exatamente na defensiva você deixa passar oportunidades de ataque, não faça isso! É exatamente o que seu oponente quer, lembra que te disse sobre o blefe, certo? Reaja de forma que seu objetivo continue sendo eliminar o oponente.

Claro que nos primeiros 2 turnos não é exatamente essencial calcular letal, até porque, né? Mas acostume-se a fazer isso, pois te fará pensar sempre a frente do seu turno atual, e assim tornando a manipulação das jogadas algo extremamente efetivo.

  • O que seu oponente fará no próximo turno?

Antes mesmo de jogar, devemos pensar no que nosso oponente pode possuir em mãos, para tentar obter informação se sua jogada será desperdiçada ou não. Por exemplo, se você está jogando contra um mago e seu deck é de murlocs, ele tem 7 de mana? Se tem, será que ele usará Golpe Flamejante? É bom ter o hábito de se indagar sobre o que ele possui e poderá ser usado contra o que você acabou de efetuar.

Conhecer as cartas do herói oponente é extremamente necessário para esta etapa. Saber as cartas de remoção que cada classe possui e saber se já foram usadas é a informação que você precisa para decidir o que jogar em cada turno. O que o seu oponente não jogar ou manter o mouse pairado por essa carta durante um bom período durante o turno dele, também é uma informação que você poderá usar a seu favor.

  • O que você fará no próximo turno?

Se você tiver uma ideia do que será possível fazer no turno seguinte, comece a preparar o terreno para isso. Verifique se você tem o suficiente para arquitetar o dano letal, mesmo se não for possível, tenha em mente fazê-lo e faça jogadas que possam facilitar isso futuramente.

É lindo essa teoria se na prática você tem cartas de custo barato em mãos, mas se a sua mão for “pesada” arquitete as jogadas para ir liberando essas cartas aos poucos para manter um bom desenvolvimento da sua estratégia.

Como jogar do rank 25-5?

Jogar com um deck agressivo, irá te ajudar a chegar ao ranque 5 facilmente, desde que o seu deck seja consistente, você conseguirá vencer muitas partidas seguidas e mais rápido. Um exemplo disso é Bruxo Zoo, tem guia sobre ele AQUI, esse tipo de deck chega ao ranque 6-5 com poucas alterações, vai depender mesmo das suas escolhas durante as partidas. Após o ranque 5 não há mais estrelas bônus e é nessa hora que será necessário MUITAS vitórias para passar ao próximo ranque. E a corrida para alcançar o lenda começa.

Nesse momento você irá repensar se pretende prosseguir com deck agressivo ou um de controle, ao alcançarem o ranque 6 perceberão que a maioria dos seus adversários sabem como conter um deck agressivo, eles vieram a temporada toda enfrentando decks assim e a essa altura estão mais do que acostumados com o arquétipo de todos. Ter um bom deck de controle para jogar nesse ranque é uma boa opção, até mesmo para que você aproveite mais as partidas demoradas e conseguir verificar com calma quais são os oponentes mais comuns, o que eles trazem de desafiador e se basear nisso para suas trocas de cartas. Será muito improvável que você alcance o ranque LENDA com o mesmo deck que deixou o ranque 25.

Não estou dizendo que deck agressivo não pega lenda, apenas dizendo que quem jogou com agressivo a temporada INTEIRA terá um pouco de dificuldade de manter isso abaixo do ranque 5. Digo isso a novatos, recém chegados a esse ranque, os experientes já sabem o que devem fazer.

Como jogar do ranque 5 em diante

Como eu disse, nesse ranque seus adversários serão extremamente experientes e saberão jogar contra você. O que você precisa fazer? Conseguir manter mais de 50% de vitórias, descobrir o que você precisa trocar em seu deck ou até mesmo trocar de herói. Tente Xamã Controle, ele segura bastante o jogo.

Vença Condições

Enquanto Arena é principalmente sobre ritmo e ganhar vantagem de placar contra o seu adversário, ranqueado está cheio de decks com condições de vitória. Entender essas condições de vitória pode significar a diferença entre ganhar o jogo ou ser derrotado. Trata-se de saber a sua vez e a quantidade de vida a partir da qual uma classe pode reduzir a 0 em um turno.

Ganhar e Perder

O caminho para A LENDA é longo e árduo. Apesar de Hearthstone ser um jogo que requer habilidade lógica, ele depende de sorte. Antes de começar a jogar ranqueado, é necessária a  compreensão de que a sorte é um fator muito importante. Jogadores experientes mantém uma taxa de 70% de vitória, que significa que eles perdem normalmente 3-4 partidas a cada 10. Alguns jogos “bons” você irá perder para a sorte e será necessário aceitar isso. Senão, o que vem depois é uma espiral descendente de raiva e aborrecimento conhecido como entrar em tilt.

O Tilt é Real

Assim como em outros jogos, em hearthstone que tem sistema de classificação, muitos jogadores desejam subir o mais rápido que puderem, a fim de ser o melhor da lista. Assim o risco de entrar em TILT é maior, pois ao perder muitas partidas seguidas, o sentimento de indignação e raiva te fará agir de forma que você não agiria se estivesse calmo e em pleno controle de suas emoções. Para impedir que isso te ocorra com uma frequência indesejada, estabeleça um limite de derrotas. Após x derrotas, você sai do jogo e volta outra hora/dia.

Concluindo

Jogue Hearthstone e se divirta. Esse é o propósito do jogo. Se você deseja ser do tipo de jogador que gosta de se desafiar diariamente e obter sucessos e alcançar o ranque lenda e receber o verso de carta que dá invejinha em qualquer um, siga essas dicas e aproveite o que isso pode te oferecer de vantagem contra seus oponentes.

DICA: Jogue MUITO! Jogar casualmente algumas partidas por dia não será suficiente para você alcançar o ranque lenda. É necessário aquela assiduidade com o jogo igual é com boss em progressão no WoW. As pessoas gastam no mínimo 9 horas por semana para raidar, e tem semana que ficam apenas nos wipes. Em Hearthstone não é diferente, apesar de ser um jogo que você pode facilmente manipular o tempo que você gasta nele, podendo ser de meia hora apenas, exige de você um tempo maior de jogo se seu objetivo não for apenas jogar partidas, e sim subir no ranque o máximo que puder.

Acompanhem o perfil de grandes jogadores de hearthstone, dá para obter bastante conhecimento observando como eles agem e jogam. Assistir transmissões de partidas também é uma boa forma de analisar as jogadas e a forma que esses jogadores experientes manipulam as partidas.

Costumo acompanhar as dicas de decks e de jogadas no Hearthplayers e Hearthpwn. Inclusive me baseei nesses sites para trazer essas dicas para vocês. Aconselho conferir.


Então é isso, espero que esse post tenha de alguma forma ajudado a compreender melhor o que é necessário para dar o primeiro passo rumo ao ranque lenda. Em breve trarei mais dicas.
Por hoje é só.

Até mais! o//

Compartilhe este post!
Share on Facebook6Share on Google+1Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest1