Antes de mais nada, caras senhoras e anões, todos saúdam o todo poderoso Yogg!
Agora que tirei isso do peito vamos falar sério. Não é de agora que temos falado do impacto do todo poderoso Yogg-Saron no cenário competitivo de Hearthstone. Mas algo que realmente me incomodava muito acabou sendo colocado em palavras pelo glorioso streamer Kripparian em seu último vídeo em que fala sobre Hearthstone como um eSport. Embora este não seja o ponto do vídeo, ele utiliza um argumento que ilustra totalmente meus sentimentos sobre Yogg. Basicamente o que ele diz é que “Você pode ter um jogo divertido com RNG altíssimo ou um jogo extremamente competitivo. Você não pode ter ambos.” E foi exatamente isso que o nosso querido Yogg-Saron trouxe para o cenário competitivo.
Comprovando as minha preocupações, recentemente o Youtuber Disguised Toast postou um compilado com todos os Yoggs jogados durante o Campeonato das Americas de Verão e os números, apesar de não impressionarem, são assustadores. Confiram o vídeo:
Caso você tenha assistido ao vídeo, você provavelmente está dando risadas neste momento pois é isso que o Yogg tende a gerar, mas em se tratando da questão de torneios isso pode não ser a melhor opção para os jogadores, embora seja divertido de assistir. Você também talvez concorde comigo que, de todos os clipes que aparecem no vídeo, eles podem ser divididos nas seguintes categorias com o seguinte número de aparições:
- Jogo PERDIDO, virou a situação e causou a vitória – 4
- Jogo PERDIDO, virou a situação e tornou o jogo favorável – 1
- Jogo PERDIDO, permitiu que o jogador sobrevivesse um turno adicional – 1
- Jogo favorável, serviu como finalizador e terminou o jogo – 2
- Mesa estagnada, quebrou o impasse e gerou a vitória – 5
- Mesa estagnada, não gerou vitória mas colocou à frente no jogo – 3
- Irrelevante, não resultou em qualquer mudança que pudesse mudar o rumo do jogo – 4
- Detrimental, acabou fazendo com que o jogador ficasse para trás ou perdesse – 0
Caso haja algum problema com o entendimento da lista acima, permitam-me mostrar um gráfico que ilustra melhor o meu ponto de vista:
Notem como não existe qualquer fatia amarela no gráfico. É assustador para mim que um card com um nível tão alto de aleatoriedade possa virar jogos perdidos sem demandar qualquer tipo de habilidade. Considerando que os alvos são escolhidos aleatoriamente, entende-se que o efeito seria simétrico, porém com uma amostra de 20 Yoggs diferentes jogados, bem como a maioria dos vídeos de Yoggs que se encontram pela internet, pode-se notar que seus efeitos são muito mais direcionados favoravelmente ao jogador que o jogou. Claro que eventualmente ele vai se transformar num sapo e em seguida se matar, mas o valor que ele gera apesar disso é tão absurdo que isso nem precisa ser considerado. Penso ainda que a pior parte do Yogg não é nem o fato de ele ser tão opressor pelo efeito, é bem mais o fato de não se poder jogar em torno dele. Contra um Mago por exemplo, nós sabemos que se jogarmos muitos lacaios com vida menor que 4, criamos a chance do oponente jogar um Golpe Flamejante para recuperar a mesa, portanto jogamos sempre tendo este card em mente. Contra um Yogg-Saron simplesmente não há o que ser feito, não há como saber o que o deus da morte fará com seus lacaios ou seus pontos de vida. As Probabilidades dizem que se você estiver na frente num jogo, um Yogg bem alimentado irá virar o jogo e te deixar triste.
Também não quero ser o hipócrita e não tentar oferecer uma solução. Sabemos que Yogg-Saron é uma parte importante do jogo agora e não é nem um pouco oculto o motivo dele existir ou até mesmo o motivo de ser um card tão incrível, mas não creio que sua existência em um torneio internacional com alguns milhares de dólares em jogo seja muito saudável e a solução para isso seria extremamente simples: banimento. Isso mesmo, para os que são acostumados com card games físicos (isto é, aqueles que usam papel de verdade e se joga frente a frente com o oponente sempre) sabem que algumas vezes os designers do jogo cometem algum erro ao desenvolver um card ou percebem que ele está sendo tóxico para o meta e acabam por baní-lo. Eu creio de verdade que esta seria uma solução muito boa para tornar os torneios mais baseados em habilidades e não deixar que um nível tão pesado de aleatoriedade defina o vencedor de uma partida acirrada. Como os jogadores têm de enviar suas listas antes do torneio começar, que seja imposto que as listas não possam conter Yogg-Saron ou qualquer outro card que não esteja contribuindo para o jogo em qualquer maneira que os desenvolvedores do jogo acharem pertinente.
O que vocês acham da minha solução para o Yogg? Acham que seria melhor se ele continuasse ou que fosse mesmo banido de torneios? Os clipes são engraçados mas dá para notar claramente o aborrecimento dos jogadores que recebem um Yogg do outro lado da mesa. Deixem-me saber o que pensam!
Grato pela Atenção! Kanego às ordens.