X

Quando você começa a jogar qualquer jogo, a primeira coisa que você tem em mente é se divertir. Daí o jogo vai se desenrolando, você vai pegando experiência e aí surge aquela vontade de se tornar um jogador competitivo. Ainda mais depois de ver o quanto Hearthstone cresceu nesse ano e os anúncios da premiação do Campeonato Mundial 2016, deixou muita gente coçando de vontade de se profissionalizar.

Mas aí entra uma parte mais séria. Se você quer alcançar o rank lenda, você precisa de um pouco mais que “só diversão” e se você quer seguir carreira de pro player (lembrando que ser considerado um “pro” não é só pegar lenda, ok?). Você precisa VENDER SUA ALMA PRO DEMO e jogar muitas horas por dia! :p

A maioria dos jogadores te aconselha a jogar duro para alcançar lenda, que você irá precisar de muitas cartas e pó. Existem muitos guias sobre isso na internet. Mas ninguém pega lenda pela primeira vez ao acaso. Sabem o motivo? Hearthstone é um jogo de estratégia! E como todo jogo de estratégia ele requer “planejamento”. Você deve saber o que deseja e se preparar para isso.

“Ah mas eu quero jogar umas 10 partidinhas hoje e amanhã talvez eu jogue mais 10. Não! Você não vai conseguir chegar onde deseja com planos tão simples assim. Não se pega ranque lendário jogando “quando dá na telha”.

Ah! Mas fulano recebeu coach pra chegar onde chegou!

Dá um tempo né? Querer acusar o outro de incompetência sendo que você também não saiu do lugar é feio e papai do céu não gosta. Com coach ou sem coach, TEMPO foi investido. E planejamentos foram feitos. Os primeiros dias de cada temporada são um teste enorme de habilidade. Os melhores jogadores costumam estar nivelados com aqueles jogadores casuais, pois como vocês sabem, a cada temporada, aquele ranque lindo de estrelinhas que você recebe, TCHUF! SOME! E lá vai você novamente, percorrer o árduo caminho da ladder, mês após mês. Isso é divertido? Você quer isso no Hearthstone? Se sim, por quê?

A resposta é simples: Satisfação pessoal! Quem aqui não gosta de desafios? Ter algo que te mostra numericamente o quanto você avançou é divertido e motivador. Há também aqueles que percorrem esse caminho por status! Exibem por aí seu verso de carta lendário, pois sabem que o oponente pensará o seguinte: Essa pessoa sobreviveu a ladder! Será uma partida das grandes!

Como eu disse, os primeiros dias são mais complicados e se você quer aproveitar todos os dias dessa temporada para alcançar lenda eu aconselho a esperar até a segunda semana, a partir da semana que vem a maioria dos jogadores mais habilidosos já estarão a milhares de estrelinhas de distância de você e suas chances aumentarão com o jogar das partidas e com o ganho da sua experiência.

Devo focar somente nisso? Assiduidade e esperar a poeira abaixar para começar minha jornada?

– Não! Antes de tudo você precisa se encontrar, saber com o que você gosta de jogar, com qual classe se sai melhor e qual arquétipo te agrada mais. Usar lista de jogadores profissionais também é super válido, mas saiba adequá-la ao seu modo.

Aprenda sobre substituição de cartas clicando aqui.

Experiência vs. Eficiência

Netdecking é uma prática comum entre novatos. Muitas vezes você encontra decks muito eficientes online, você crafta tudo o que puder, tenta aprender sobre a estratégia geral do deck e corre pra ladder achando que vai ter uma win rate beirando os 90% e dá de cara com suas estrelas sumindo e seu rank voltando a cada partida.

E aí você deve se perguntar…

  • O problema está nas cartas colocadas no deck?
  • As habilidades não foram suficientes?
  • Misplays foram cometidas durante as partidas?
  • Você sabe jogar com o deck?

Sempre tem aqueles jogadores que têm um conhecimento mais avançado sobre cartas que combinam e formam uma sinergia eficiente em Hearthstone, eles acabam por construir um deck em volta dessa estratégia, preenchem as lacunas com o que pode funcionar. Com muito teste, raciocínio e claro, SORTE o deck pode ser tornar popular e eficiente. Aos poucos o deck pode ir tomando formas diferentes dependendo do rank, pois todos sabem que a cada faixa encontramos diferentes oponentes e tech cards podem ser adicionadas ou pode ser necessário até mesmo refazer o deck. É interessante atribuir como meta pessoal adquirir experiência de construção de estratégia e isso inclui em você identificar mudanças no deck que você escolheu levar à ladder.

Nem todo mundo quer jogar o bastante para se tornar um jogador profissional, e pasmem: muitos apenas logam para completarem suas missões diárias, brincar um pouco e voltar para outro jogo preferido. Eu mesma fiz isso por MUITO tempo. Esse tipo de jogador se encontra em ranks mais baixos e é interessante notar que são justamente ESSES jogadores que se arriscam a montar seus decks e testarem no casual. Se eles tivessem como foco competir, o hábito de querer montar seu próprio deck já os coloca numa posição bem melhor, por que principalmente no Hearthstone a tentativa e erro te eleva de categoria de jogador.

A escolha difícil

Você quer ser um jogador experiente ou gastar seu tempo no Hearthstone de forma eficiente?

Experiência leva tempo e muita dedicação mas uma hora você chega lá! Ter tempo eficiente é só escolher um alvo, um deck e focar até que seu objetivo seja alcançado, mas notamos que quando surge novas expansões e/ou o metagame muda, esses jogadores têm uma dificuldade maior em se adaptar. Entretanto, basta planejar seu tempo de jogo e ter em mente quais são seus objetivos e vá se divertir!


Não tenham medo do ranqueado e nem da sensação de sair do lugar. Tenha apenas uma meta que te agrada no Hearthstone e divirta-se. Se você ainda não é lenda, paciência. Quando você decidir que esse é seu foco principal, você chegará lá!

Vejo vocês na taverna! =*