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Bom dia aventureiros! Há alguns dias me deparei com esse artigo  sobre “a Moeda” e achei bem interessante, então resolvi traduzir livremente pra vocês! O artigo analisa a porcentagem de vitória relacionada com quem começa e quem tem a moeda e os resultados são interessantíssimos!

Quem quiser conferir o artigo original postado em inglês, acesse hearthstone.blizzpro.com para conferir.

A primeira vista, ter “a moeda” parece bem injusto, pois você começa com uma carta extra – ótimo! Mas isso é realmente verdadeiro? É uma boa compensação por não ser o primeiro a jogar? Possuir ou não “a moeda” já gerou infinitas discussões e ultimamente tem sido mais discutida ainda, conforme mais pessoas se interesem pelas estatísticas que meçam qual o tamanho da relevância de tê-la.

Será dado um breve resumo das estatísticas mais recentes a respeito do assunto. É importante ressaltar as diferenças entre Arena e Modo padrão. Depois do resumo, vamos tirar uma conclusão e discutir como esse problema pode ser resolvido, o que é uma opinião totalmente subjetiva.

O que é FTA?

FTA significa “first turn advantage”, traduzindo: Vantagem de primeiro turno. Mas prestem atenção, FTA é sobre a vantagem de primeiro turno de quem JOGA PRIMEIRO e não sobre o primeiro turno de ambos os jogadores. Sobre o primeiro turno da PARTIDA.

Arena

Os dados estatísticos acerca da Arena são absurdos.

O Heartharena forneceu estatísticas excelentes sobre as taxas de vitória de cada classe. Kripparian apresentou os números recentemente e fez um ótimo vídeo para interpretar as suas estatísticas de mais de 4,8 milhões (!) de Jogos. Os pontos-chave são:

  • Desde o lançamento do Hearthstone, com Sussurros dos Deuses Antigos, FTA está em um momento de alta
  • Ser o primeiro a jogar na Arena realmente dá uma média de + 8,9% chance de ganhar (  54,46% VS  45,54%)
  • O bruxo é a classe mais favorecida ao ser o primeiro a jogar (+11,7%)
  • Sem “a Moeda“, o guerreiro é a classe em maior desvantagem
  • O maior aumento no FTA veio com TGT, de 4,9% para 8,1%

Abaixo está listada as porcentagens das classes favorecidas por JOGAREM PRIMEIRO na arena

  • Warlock: +11.7%
  • Paladin: +10.1%
  • Shaman: +9.9%
  • Druid: +9.3%
  • Rogue: +9.3%
  • Hunter: +8.7%
  • Mage: +8.1%
  • Priest: +6.8%
  • Warrior: +5.0%

Os seguintes números mostram o desenvolvimento da FTA agregada a cada novo conteúdo liberado:

  • Classico Hearthstone: +4.6%
  • Maldição de Naxxramas: +4.4%
  • Goblins vs Gnomos: +3.7%
  • Montanha Rocha Negra: +4.9%
  • O Grande Torneio: +8.1%
  • A liga dos Exploradores: +8.6%
  • Sussurro dos Deuses Antigos: +8.9%

Peraí Day, não entendi essa parte acima. As estatísticas acima são sobre porcentagem de vantagem que jogar primeiro teve/tem com o acréscimo de novos conteúdos.

Essas porcentagens foram  reproduzidas “resumidamente” baseado no vídeo do Kriparrian que vocês podem conferir abaixo.

Standard – Padrão

Vicious Syndicate (VS) lançou seu primeiro insight de suas estatísticas sobre a moeda. Os números foram gerados a partir de mais de 200.000 jogos recolhidos ao longo das últimas cinco semanas. Eles avaliaram as percentagens de vitória de diferentes decks do meta que começam ou são os segundos a jogar. Aqui estão os detalhes:

  • Desde a Blizzcon de 2013, a porcentagem de FTA no Construct é praticamente estável
  • Ser o primeiro a jogar tem uma vantagem de 3,3% no total (1ª 51,65% vs 2º 48,35%)
  • Decks que dependem da curva de mana como agro e midrange na maioria das vezes tem uma vantagem maior quando começam, enquanto decks controle são mais equilibrados.
  • A exceção é o Guerreiro Pirata com um FTA negativo (-3,81%)
  • Caçador Midrange é o deck mais favorecido por jogar primeiro (+7,26%)

Todos esses números e a tabela estatística vocês podem conferir acessando o site VSEles lançam relatórios semanalmente e é altamente recomendado pesquisar o que está em alta, vantagens e jogos. Acessem a guia “data reaper report”. 

Conclusão

Qual a vantagem desse artigo Day?

Eu achei super interessante a análise da influência que começar a partida tem. Embora “a Moeda” esteja aí para “compensar”, podemos ver nessas estatísticas que sua função não é lá muito efetiva.

Ou seja, FTA é um problema comum em jogos baseado em turnos. Jogos competitivos clássicos como xadrez têm uma vantagem estimada de 5% para o jogador branco que começa o jogo. Outros TCGs lutam com o mesmo problema e têm maneiras diferentes de equilíbrio. Então Hearthstone não é o único jogo que tem de lutar com este problema e encontrar uma solução para ele.

Voltemos então à pergunta feita no título: a resposta é sim e não.

Sim para Standard/Padrão: Hearthstone começa o trabalho bem feito no Construído (Standard). O FTA está estável ao longo dos últimos 3 anos com uma porcentagem aceitável de 3%.

Não para Arena: Na Arena, porém, jogar primeiro tem uma vantagem DESLEAL. Além disso, há uma grande variação ao longo das diferentes classes, mas no geral, é significativamente maior.

Para o bem de todos os jogadores de arena, esperamos que Blizzard aborde esta questão. Como? Eu não tenho nenhuma solução perfeita, mas talvez a moeda poderia ser substituído, na Arena somente, por algo como isto:

the coin purse


Então é isso pessoal! A única coisa que nos resta é entrar pra “Ceita”. Aceita que dói menos. Começar em segundo (mesmo que com A Moeda) é desvantajoso.

Beijinhos e até a próxima!