X

É sempre legal ter alguma perspectiva a respeito de alguns dos desafios que a equipe da Blizzard encara enquanto lidam com a criação de conteúdo novo. A Liga dos Exploradores foi centrada em torno da nova mecânica Descobrir, que permite aos jogadores adicionar uma das três cartas aleatoriamente selecionadas para a sua mão. E nós… descobrimos, com o tempo, que as opções de seleção de cartas são limitadas às da sua classe específica em relação aquelas que são neutras, sendo assim, as cartas de classe tem muito mais chance de serem “descobertas” do que as neutras. Recentemente, a IGN postou uma entrevista com o Designer Ben Brode e a Associate Designer Dean Ayala para discutir o raciocínio por trás do lançamento.

Pontos Principais

  • Descobrir originalmente era conhecida como “Tesouro”.
  • As cartas da Liga dos Exploradores com Descobrir vieram antes da Taverna da Briga pelo Tesouro do Capitão Coração Negro.
  • Descobrir foi limitado a cartas de classe e neutras para que assim os jogadores pelo menos pudessem prever o tinha chance de ser selecionado.
  • Essa mudança veio posteriormente no processo de desenvolvimento.
  • Uma das ultimas mudanças que a Blizzard fez nessa mecânica foi aumentar as chances de comprar uma carta de classe.
  • Isso foi para permitir principalmente que cada classe se sinta única dentro da mecânica Descobrir.

Principais Citações

IGN: Nas nossas discussões iniciais vocês falavam sobre para onde a carta que escolheram iria. Iria para o topo do deck, seria embaralhada junto ao deck, iria para a sir finleysua mão? Como vocês decidiram o que serviria melhor?

Ben: Na maior parte, decidimos através de testes práticos em jogo. Tentamos colocá-la no topo do deck ou embaralhá-la junto ao deck. Acabou que colocar a carta no topo do deck foi um verdadeiro problema [em combinação] com qualquer coisa que lidava com a ordenação das cartas no deck. Então, muitas das cartas embaralhadas junto ao deck – Tocha Esquecida embaralha a Tocha Voraz no deck e isso arruinaria qualquer tipo de tesouro que fosse para o topo do deck.

E também, isso tira a surpresa de comprar a carta no seu turno, o que é um momento bem importante para Hearthstone. Você não pode fazer nada contra o oponente no turno dele, mas nós bem poderíamos dar a você a sua compra de carta no fim de seu turno e isso provavelmente aceleraria o jogo, porque você poderia planejar seu turno já durante o turno do oponente. Nós tentamos isso lá atrás durante o desenvolvimento inicial de Hearthstone, enquanto tentávamos fazer coisas para acelerar o gameplay, e isso simplesmente te deixa tão sem esperança, porque você saberia que, no próximo turno você não seria capaz de responder às coisas que seu oponente estaria fazendo.

Enquanto agora você tem esperança durante todo o turno do oponente de que você pode comprar aquele Dano em Área ou aquela grande magia para matar ou alguma coisa para salvar você dessa posição ruim. Então sempre que colocamos alguma coisa no topo do deck, você simplesmente sabe que você não irá ser salvo no próximo turno. Ou talvez você de fato saiba que será salvo, mas isso tira todo o drama e excitação da compra, então colocar elas no topo do deck simplesmente não funcionou.

Embaralhar elas no deck as fez parecer que… as vezes elas foram importantes, as vezes não foram, então foi difícil estabelecer um valor para esse tipo de efeito. Tudo isso foi deixado, era colocá-las na sua mão ou colocá-las diretamente em jogo, ou algo assim, onde você na verdade teria que – imediatamente – experimentar o resultado da escolha que você fez.

 

IGN: Descobrir também é legal porque pode ser aplicado a diferentes estilos e usado de diferentes formas, então tem espaço para isso crescer, eu acho, sem se tornar um problema – de se ter muito Descobrir no jogo. Então eu posso ver isso evoluindo bem a partir daqui.

Ben: Sim, quero dizer, nós temos cartas que te fazem comprar cartas, mas tradicionalmente elas tem sido um pouco perigosas para nós, de fato – elas permitem a você preparar combinações de cartas que são ótimas quando elas estão em um certo nível de consistência, mas se você fica consistente demais, talvez elas se tornem um pouco perigosas. Também acho que o jogo fica menos divertido quando todo jogo parece praticamente o mesmo. Comprar cartas significa que você verá mais do seu deck em cada jogo, e então o jogo começa a parecer mais igual.Ambulante das Trevas

Pegar uma carta aleatória, por meio de coisas como Portal Instável, elas ainda te dá muitas opções para cartas as quais você está jogando, mas elas tornam os jogos  diferentes, o que significa que em todo jogo você irá aprender sobre novas situações da mesa e tentar entender como resolver novos problemas, e eu acho que isso torna Hearthstone mais divertido.

E isso [Descobrir] é como uma mistura de ambos, onde você ainda vai pegar cartas que talvez sejam novas para você e você terá que entender como usá-las da maneira correta, mas elas não tornam o jogo menos variado. E você ainda sente como se tivesse muito controle em como o jogo irá se desenrolar, elas não parecem tão aleatórias, então é um ponto muito bom e muito consistente. A outra opção seria você vendo a mesma coisa de novo e de novo, e muito aleatório – onde você sentiria como se não tivesse nenhum controle sobre isso. Elas ocupam o meio termo, o que eu acho muito fantástico.

 

Esse texto é uma tradução livre e adaptada do texto original postado no Hearthhead. Vocês podem conferir na íntegra clicando AQUI.

 


A mecânica descobrir foi a mais interessante, na minha opinião. Inspirar causou burburinho no lançamento TGT, entretanto não causou mudança significativa no Meta Game como o Descobrir tem causado.

É bem interessante saber sobre como eles resolveram aplicar essa mecânica ao jogo, não é mesmo? Ainda mais conhecer todo o cuidado que eles tiveram sobre como isso afetaria a jogabilidade, nas mais variadas formas.Então não tem nada daquela coisa de “a Blizzard não testa nada, não sabe de nada e só lança as coisas e a gente que dê conta delas”.

Vejo muita gente comentando que a Blizzard não imagina o potencial de certos decks e nem o impacto que certas cartas podem causar ao Meta Game, e eu acredito que ela sabe sim, afinal de contas, ela que cria as cartas, certo? O que podemos afirmar é que ela nos deixa livres pra testar e causar esse impacto da forma que quisermos e que SE isso precisar ser CONTROLADO o Nerf chega :p

Imagem de destaque: Mídia BlizzCon