X

Olá pessoal, aqui é a Day e aposto que muitos de vocês, assim como eu, já ficaram se perguntando o que é deck Midrange ou outro tipo de deck, certo? Sabendo disso, hoje falarei sobre os decks mais conhecidos e usados para que vocês possam entender melhor cada um e escolher com qual querem jogar.

Ah! Antes de prosseguir, se você não está familiarizado com alguns termos do jogo, não conhece os heróis disponíveis e as cartas existentes, aconselho a dar uma conferida nos guias para iniciantes:


Preparados para conhecer e escolher seu futuro deck?  Vamos lá! 

Deck Controle

Para quem é iniciante é bom começar com um deck controle, principalmente porque dará uma boa noção de como funciona uma partida toda planejada, já que partidas com esse deck tendem a demorar um pouco mais, garantindo assim um entendimento melhor de qual carta usar e quando usar.

Esse deck é focado em não atacar o oponente de primeira – ele requer um controle de campo para forçar o inimigo a gastar recursos para eliminar seus lacaios. Porém, ele também necessita de cartas de remoção (silence, destruição, voltar para a mão, etc..) para impedir que o oponente domine a partida. Geralmente vence a partida após o 7º turno, depois que já esgotou os melhores recursos do oponente, ganhando assim, a vantagem de campo.

Caso ache o deck sem emoção, pode-se optar em misturar um deck controle com um agressivo, combinando cartas e estratégias defensivas com ofensivas para conseguir segurar o jogo e ao mesmo tempo, ter recursos para finalizar o oponente.

Abaixo vai um exemplo de jogada Controle-Agressiva. 

Xamã:

Esta jogada é um exemplo das inúmeras possibilidades existentes com esse herói/deck, não é necessariamente uma regra; trata-se de um demonstrativo, sendo necessário ter 7 cristais de mana para ser realizado. Use na ordem mostrada abaixo, da esquerda para a direita.

A combinação dessas cartas fará com que Elemental Desvinculado fique com atributos aumentados, se tornando um lacaio com 4/6. O oponente no próximo turno deverá usar remoção (destruir, voltar para a mão, etc…) ou silence (que retira os bônus do lacaio, que nesse caso seria os +1/+1 acrescentados a ele) para nao arriscar a possibilidade do elemental continuar sendo ‘bufado’ (se você jogar mais cartas com ‘sobrecarga’ ele continuará recebendo +1/+1 para cada uma) e caso queira destruí-lo com lacaios, só será possível após eliminar seus dois lacaios com provocar do campo (a carta Espírito feral foi usada neste caso com o objetivo de defender o Elemental Desvinculado,  enquanto o mesmo se fortalece em campo). Entretanto, vale lembrar que devido às ‘sobrecargas’ das cartas usadas, no próximo turno, você terá 3 cristais de mana a menos para usar.

Dica: Se o dano do ‘Raio’ for suficiente para matar um lacaio inimigo, use-o para esse propósito, do contrário, use no herói inimigo para adquirir o efeito da sobrecarga para o Elemental. Fácil, não?

Deck Agressivo

É um deck com foco principal em lacaios mas usa magias de dano direto também, faz combinações que concedem  bônus  (buff) de ataque à outros lacaios, e tende a ignorar os lacaios inimigos atacando diretamente o herói oponente, tudo com a intenção de drenar o mais rápido possível a vida do outro herói, fazendo jogadas rápidas e na maioria das vezes, que não dá tempo do oponente se defender. Ressalto que, para se prevenir de deck focado em lacaios com ‘provocar’, tenha cartas de remoção em seu deck.

O  deck Agressivo é o mais usado entre os jogadores (eu uso muito também,  me divirto mais com ele), e é o mais versátil também, podendo ser classificado em RUSH, SWARM e LINEAR.

Dica: Mantenha um ritmo de agressividade durante toda a partida. Não gaste todos os seus recursos para arriscar um dano absurdo no seu oponente logo de início ou em apenas um turno, pois pode prejudicar sua estratégia de continuar a agressão nas próximas rodadas, permitindo que o oponente obtenha o controle de campo/jogo. Procure não gastar mais de 2 cartas para remover um lacaio inimigo, pois essa é a intenção do oponente, lembra do deck controle né?.

  • Agressivo-Rush: Geralmente é o deck que começa o ataque na partida (faz  muito uso de lacaios com ‘investida’ – que entram em campo atacando). Garanta cartas de remoção em seu deck para eventuais lacaios com provocar. A desvantagem do deck agressivo-rush é a inconsistência de suas cartas que tem o intuito de causar dano, em sua maioria, no herói inimigo e caso seja necessário um controle de campo as jogadas ficam mais difíceis, sendo necessário o sacrifício de alguns lacaios para não ser sobrepujado pelo oponente.

 Dica: Tenha duas cópias de cartas que você acha que vai casar melhor com a sua estratégia, como o ‘Sargento Abusivo’ por exemplo, para garantir uma escolha caso a sorte não conspire a seu favor. 

Bruxo

Este exemplo se trata de uma jogada para ser feita caso você seja o primeiro a jogar e dê a sorte de vir com essas 3 primeiras cartas na mão inicial. Use ‘Diabrete das Chamas’ no primeiro turno.

Use ‘Sargento Abusivo’ no seu segundo turno para conceder à Diabrete das Chamas +2 de ataque, isso fará com que você cause 5 de dano ao oponente. O Gnomo Leproso irá garantir mais 2 de dano recebido pelo oponente assim que for morto. Caso Diabrete das Chamas tenha sido morto no primeiro turno, evoque ‘Guerreiro Guelrazul’ no lugar do ‘Gnomo Leproso’ em seguida evoque o ‘Sargento Abusivo’ e  use o seu Grito de Guerra no Murloc. Bruxos são ótimos para esse tipo de deck, devido a seu ‘poder heróico’ que te possibilita comprar uma carta extra a cada turno.

  • Deck Agressivo-Linear: A mecânica deste deck é fazer combinações de cartas, onde uma beneficia a anterior de alguma forma ou vice versa. Nãoprecisam ser necessariamente agressivos, tendem a ser caso a sinergia usada conceda uma enorme vantagem  de agressão em apenas um turno. As cartas formam um equilíbrio de estratégia, que podem ser usadas para segurar os lacaios do oponente como também para causar um dano maior.

Abaixo um exemplo de jogada Agressiva/Linear: 

Mago:

Esta jogada depende de 4 cristais de mana para ser realizada. Não se esqueçam de usar na sequência apresentada abaixo, da esquerda para a direita.

A ‘Moreia de Mana’ terá seu dano aumentado para 3/3. Caso tenha a carta bônus que concede +1 cristal de mana, realize essa jogada com 3 cristais + esta carta bônus, o que fará com que a ‘Moreia’ vá para 4/3 em atributos. Lembrando que ‘Imagem Espelhada custará (0) e ‘Seta de Gelo’ (1) devido a ‘Aprendiz de Feiticeiro’. Dica: Use ‘Seta de Gelo’ para congelar algum lacaio inimigo ou o próprio inimigo, caso ele tenha uma arma equipada.

  • Deck Agressivo-Swarm: É uma combinação de linear com rush. Este deck tende a ter criaturas baratas e em maior quantidade, para facilitar a estratégia de ataque. Geralmente ignora os lacaios inimigos, focando em atacar o herói do oponente, e o dano dos lacaios são aumentados com outros lacaios ou feitiços. Os heróis mais divertidos para este deck são paladinos e bruxos (com deck focado em murloc).

Abaixo um exemplo de jogada Agressiva-Swarm:

Paladino:  

Esta Jogada necessita de 7 cristais de mana.

No final do turno, ‘Gosma Ecoante’ será um lacaio com 5/6 em atributos com ‘Escudo ‘Divino’ e evocará uma cópia exata com todos esses bônus. No próximo turno você causará 10 de dano (se o oponente não usar remoção neles) podendo ser seu ataque de finalização (já fiz essa jogada para ganhar a partida).

Deck Midrange

A melhor classificação para um deck MidRange é que ele pode ser agressivo ou controle dependendo da situação. Ele não equilibra o uso das cartas, elas nem sempre cruzam estratégia entre si e cada carta é usada pelo seu próprio efeito.

Quem não tem muita experiência em montar um deck, acaba por montar um deck MidRange sem saber, por escolher as cartas pelo que cada uma faz e esse deck ganha bastante, pois o oponente não sabe o que esperar no próximo turno, pela falta de sincronia nas jogadas. É perigoso, mas funciona.

Não darei exemplo de jogada com esse deck, mas deixarei no final um modelo montado com esse propósito.

Deck Fatigue/Fadiga 

O foco desse deck é fazer o oponente ‘queimar’ mão, ou seja, ao atingir a quantia de 10 cartas em sua mão, o jogador queima (descarta) a 11ª que ele compraria,  isso prejudica o oponente que pode depender da carta descartada para sua estratégia. Esse deck força o oponente a comprar carta, voltar lacaio do campo para a mão o tempo todo, assim o deck dele vai diminuindo até acabar as cartas para compra. Nesse momento ele começa a levar dano de Fadiga por turno começando por (1 de dano), (2 de dano)  até finalmente morrer por fadiga.

É um deck muito legal de jogar e chato de enfrentar, porque você percebe logo de cara qual é a intenção dele. Se você está lutando contra um, a vontade é de ir chorar no cantinho do quarto e esperar o jogo acabar. Não tenho esse deck, me faltam as cartas lendárias para completá-lo, mas deixarei um link para um vídeo legal com esse deck.


É isso pessoal, deixarei abaixo um modelo de cada deck, exceto o de Fadiga, para vocês testarem, qualquer dúvida deixe nos comentários. E até a próxima!!

DECKS-WoWGirl