X

Saudações pessoal! Demorei mas resolvi começar a trazer guias dos decks de Un’goro para vocês! E o primeiro escolhido é o quest rogue, um deck relativamente simples de jogar, o suficiente para te permitir chegar a ranks baixos tranquilamente.

E o guia de hoje tem um pequeno bônus, temos um guia em vídeo mostrando como o deck funciona. No vídeo vocês vão encontrar 3 partidas: Uma contra um possível miracle rogue, sacerdote dobra-dobra e midhunter. Confira o vídeo do guia abaixo e logo após temos o guia detalhado escrito. Espero que gostem!

Quest rogue é um deck simples de se jogar ladder e alcançar bons ranks, mas ele é complexo no competitivo, onde uma decisão mal tomada te impede de virar uma partida desfavorável. É possível ganhar bad matchs mas é necessário um alto conhecimento do deck e suas  fraquezas e de saber aproveitar bem as oportunidades. O guia é sobre a mecânica básica do deck e se você for um jogador mais experiente pode discordar de algumas jogadas. Fique à vontade para discutir nos comentários. Toda crítica construtiva é bem vinda!

Introdução

O deck de quest rogue/ladino missão é um dos decks mais fortes e populares com a chegada de Un’goro. Enquanto as pessoas aprendem a jogar com ele e a “counterá-lo”, ele ainda continua absurdamente forte na ladder e com o poder de te levar a altos ranks se você souber jogar o mínimo com ele. A missão do ladino é uma das mais simples de completar (mesmo após a sua revelação o pessoal discutir que seria difícil jogar 4 vezes o mesmo lacaio), e com as compras e cartas certas, você consegue completar a missão ainda no early game, tirando totalmente a chance do seu oponente de responder aos seus lacaios 5/5 para sempre.

Silenciar não funciona nos lacaios 5/5 do quest rogue.

O deck é realmente muito fácil de alcançar bons ranks rapidamente e “compras ruins” punem o deck mais do que os outros, pois sem as cartas certas o deck não funciona e é basicamente impossível voltar ao jogo.

Quest Rogue – Mulligan e estratégias

Dividiremos a seção de mulligan em duas: Contra decks rápidos e decks lentos. Decks rápidos são os decks agressivos (pirate warrior, token druid) ou decks com alto poder de tempo (midrange midrange hunter). Decks lentos são os midrange mais lentos e decks controle.

Sempre mantenha a quest na sua mão no Muligan!!!

Quest Rogue Winrate

Vs DECKS RÁPIDOS

Prioridade alta (mantenha na mão sempre):

Passo furtivo: Mesmo que sobreviver seja a sua prioridade número 1 você ainda precisa finalizar a sua missão o mais rápido possível, pois isso dará a pressão contra o seu oponente e será a sua chance de virar o jogo em um momento ruim para você. Lembre-se de não manter muitos drops 1 na mão, pois se fizer isso você terá muitos lacaios que deseja voltar para a mão e nenhuma carta de voltar disponível, o que vai atrasar muito a missão para você. Manter 1-2 drops 1 é bom, mas não mais do que isso. Este deck é um dos únicos que você vai desejar manter 2 cópias de um lacaio de custo 1, pois irá acelerar a sua missão.

Fada do Fogo: Ótimo drop para se fazer no turno 1, pois além de ser um ótimo alvo para completar a quest, o token que esta carta te concede também é outra ajuda para completar a missão. Elemental Ígneo também é um acréscimo para completar a missão junto da fada.

Estilhaço Glacial: É uma carta extremamente forte contra decks agressivos, pelo seu potencial de ganhar tempo congelando lacaios inimigos para impedir uma troca ou até mesmo a face do oponente para prevenir o uso de uma arma, etc. Essa carta já me salvou contra os lacaios 24/24 do sacerdote dobra-dobra.

Roubadachin ou Marujo: Piratas. Você vai querer jogar eles rápido devido a presença do remendo em seu deck, isso te concede lacaios para controlar o campo enquanto procura lacaios para voltar para a mão.

Caçamaré Pinabile: Surpreende os decks agressivos com o provocar. Apesar de ser um lacaio difícil de usar para completar a missão, em algumas matchups ele se mostra bem efetivo (principalmente após completar a quest), isso irá te ajudar a mitigar dano e a impedir um letal enquanto você se prepara para finalizar o seu oponente. (Não são todos os decks que usam esta carta, é opcional).

Prioridade Baixa (Mantenha no Mulligan em determinadas situações):

Barqueiro de Geringontzan e Mestre cervejeiro Jovem: São suas cartas de voltar para a mão. Eles são lentos, então mantenha-os em mãos no muligan somente se tiver um drop1 que será útil voltar para a mão, você não vai querer jogá-los no early game sem propósito.

Vs DECKS LENTOS

Prioridade Alta (Mantenha no muligan todas as vezes):

Passo Furtivo: Absolutamente o melhor jeito de finalizar a quest o quanto antes, e é exatamente o que você quer contra decks lentos.

Fada do Fogo: O seu melhor alvo para voltar para a mão até que você possua algo melhor para isso.

Roubadachin ou Marujo: Piratas drop 1 para puxar o remendo do seu deck o quanto antes (para tentar evitar a compra dele) e ter alvos para voltar para a mão.

Engenheira Novata: Apesar de ser mais lenta do que drop1, ela te concede compra, o que a torna um dos melhores alvos para completar a missão.

Barqueiro de Geringontzan e Mestre cervejeiro Jovem: São suas cartas de voltar para a mão. Eles são lentos, então mantenha-os em mãos no muligan somente se tiver um drop 1 que será útil voltar para a mão, você não vai querer jogá-los no early game sem propósito.

Cápsula de Clonagem: Se você não estiver sobre muita pressão no early game, a cápsula é uma ótima carta para te conceder 2 cartas para participar da quest ou o passo furtivo para te fazer completa-la muito rápido.

Elemental Ígneo: É uma ótima carta se a sua intenção é completar a quest com os elementais que ele te dá de token. Se você comprar outro dele ou se já tiver usado duas fadas, já é a quest toda completada sem a necessidade das cartas de voltar lacaios para a mão. Há várias formas de se completar a quest do ladino, mas essa é sem dúvida a maneira mais “independente” de outras cartas.

Baixa Prioridade (Mantenha no Mulligan somente em algumas situações):

Preparação: Se a sua mão está ótima para finalizar rápido a quest, exemplo: Se você possui Fada do Fogo + Elemental Ígneo, manter preparação na mão é uma boa ideia, isso basicamente significa que quando você finalizar a quest, você pode dar preparação e completá-la com a preparação mais ou menos no turno 4-5.

Dicas gerais

  • Depois de escolher um lacaio para voltar para a mão, tenha em mente de que você NÃO PODE DEIXÁ-LO NO CAMPO, a menos que você possua uma segunda cópia dele na sua mão. Imagine você estar com a progressão da missão em 3/4, você deixa o lacaio da missão no campo e ele a mata, você vai ter que esperar comprar a outra cópia ou começar a missão novamente com um lacaio diferente. É claro que você pode mudar de ideia e começar a quest de novo com outro lacaio se durante o jogo você perceber que isso será mais vantajoso, mas tenha isso em mente.

  • O Barqueiro de Geringontzan precisa de combo para que seu efeito de voltar para a mão funcione, certifique-se de que jogou alguma carta antes dele para ativar o combo.

  • Lacaios com investida são ótimos após a quest completada, isso te garante o controle de poder decidir entre ignorar campo e bater face ou de trocar o lacaio da investida e voltá-lo para a mão assim você não fica com lacaio ferido no campo.

Há várias versões de quest rogue rodando e você pode escolher entre elas se baseando em: campeonatos, matchups que você mais tem encontrado, colocar tech cards específicas ou o que te deixar mais confortável com o deck. O importante é ter cartas de voltar lacaios para a mão e vários lacaios de custo baixo para tornar isso possível.

Substituição de cartas

A única lendária EXTREMAMENTE necessária é a da missão que dá vida ao deck, as demais são substituíveis. O Remendo é bom nas matchs mais rápidas, mas não é 100% necessário. Você pode substituí-lo por Punhalada pelas Costas que irá te conceder/ajudar uma remoção de early game.

Roubadachin é uma carta da aventura Uma Noite em Karazhan. Se você ainda não possui ele, pode substituí-lo por Corsário da Vela Sangrenta, não é a melhor substituição, mas pode te ajudar contra decks agressivos com arma (mas faz uma forcinha pois o Roubadachin consegue ajudar a virar muito jogo pelo seu fator RNG que pode dar muito bom contra algumas classes). Rastejante de Golakka também é uma boa opção na falta do Roubadachin para ajudar nas matchs rápidas.

Preparação é uma carta épica, mas extremamente necessária no deck, pelo seu fator de acelerar o uso da cápsula, sumir ou completar a missão. Seu craft é quase que obrigatório ou você perderá muitos jogos por não ser capaz de acelerar alguns turnos.

Adaptação do artigo de Rogue do Hearthstonetopdecks.

Espero que gostem do guia e que alcancem bons ranks com o deck! Grande beijo e nos vemos no próximo post.