Saudações clã! Hoje é dia de rever tudo o que rolou nos quatro dias de transmissão do campeonato de inverno de Hearthstone que aconteceu em Bahamas e teve como vencedor o jogador ShtanUdachi.
Introdução
O Campeonato de Inverno de Hearthstone terminou. Entre 23 e 26 de Março, nós observamos 16 dos melhores jogadores vindos de todo o globo batalhar por sua parte da premiação de $250.000 e 135 pontos HCT. Conseguir uma alta qualificação não só garantiu um bom prêmio em dinheiro, como também um bom começo à frente para o resto do ano competitivo – cada ponto HCT importa para os jogadores que querem participar do Campeonato Mundial de Hearthstone (que acontecerá em janeiro de 2018).
No entanto, já que 4 dias de ação ininterrupta pode ser muito até mesmo para os fãs mais engajados, decidimos fazer um resumo de todo o evento. Neste artigo, você vai encontrar tudo o que gostaria de saber (e muitas coisas que você nem sabia que gostaria de saber!) sobre a performance dos jogadores, estatísticas de banimento, winrate dos decks, etc.
Resumo
INFORMAÇÕES DO EVENTO
Dia 1: (23 de Março) às 11:00 – Grupos A e B
Dia 2: (24 de Março) às 11:00 – Grupos C e D
Dia 3: (25 de Março) às 11:00 – Partidas de Decisão de Grupo e Quartas de Final
Dia 4: (26 de Março) às 13:00 – Semifinais e Finais
Premiação Total : $250.000 USD
Formato: Conquista – Melhor de 7
Apresentadores Gringos: Dan ‘Frodan’ Chou com Brian Kibler, Simon ‘Sottle’ Welch com Alexander ‘Raven’ Baguley, e TJ ‘Azumo’ Sanders com Nathan ‘ThatsAdmirable’ Zamora.
Apresentadores Brasileiros: Nayara “NaySyl” Sylvestre, Marcelo “KingVenom” Alquati, Bruno “ComaRox“, Rafael “znz” Zanuzo e Arthur “Pescuma”
ONDE ASSISTIR (VODS)
Chaves
Estatísticas dos Jogadores
WINRATES POR REGIÃO
- #1 – Europa – 59.5% win rate (50-34)
- #2 – América do Norte – 49.5% win rate (48-49)
- #3 – China – 44.9% win rate (31-38)
- #4 – Ásia-Pacífico – 44.6% win rate (33-41)
PERFORMANCE DO MELHOR JOGADOR
- #1 – ShtanUdachi – 69% win rate (20-9)
- #2 – LvGe – 58.8% win rate (10-7)
- #3 – Pavel – 55.6% win rate (10-8)
- #4 – Neirea – 55% win rate (11-9)
PERFORMANCE DO PIOR JOGADOR
- #1 – Yulsic – 20% win rate (2-8)
- #2 – OmegaZero – 27.3% win rate (3-8)
- #3 – b787 – 38.5% win rate (5-8)
- #4 – LovelyChook – 40.9% win rate (9-13)
- Jogador com mais partidas disputadas: Fr0Zen – 37 partidas
- Jogador com menos partidas disputadas: Yulsic – 10 partidas
- Mais longa sequência de vitórias: ShtanUdachi e Fr0zen – 8 partidas ganhas em sequência
- Jogador com a menor winrate que passou da Fase de Grupos: DocPwn – 47.1%
- Jogador com a maior winrate que não passou da Fase de Grupos: Pavel – 55.6%
- Virada – jogadores que saíram da losers bracket: Fr0Zen, LovelyChook, DocPwn e SamuelTsao
Estatísticas de Banimento
- #1 – Pirate Warrior – 39 de 54 (72.2%)
- #2 – Freeze Mage – 5 de 54 (9.3%)
- #3 – Reno Mage – 3 de 54 (5.6%)
- #4 – Dragon Priest – 2 de 54 (3.7%)
- #5-9 – Control Warrior, Tempo Mage, Midrange Jade Shaman, Reno Warlock e Jade Druid – 1 de 54 (1.9%)
A taxa de banimento do Pirate Warrior foi incrivelmente alta neste torneio. Isso não é uma surpresa, já que é o deck Aggro mais dominante no jogo atualmente e provavelmente um dos decks mais fortes em geral. Jogos contra Pirate Warrior são comumente decididos pela mãos iniciais e a maioria dos profissionais não querem tomar esse tipo de risco. O deck Pirate Warrior teria uma taxa de banimento ainda maior se Fr0zen o tivesse usado – ele jogou 6 séries no torneio inteiro, o que seriam mais 6 banimentos em potencial para o Pirate Warrior, nesse caso fazendo com que a taxa de banimento ultrapassasse 80%. Jogadores que decidiram não banir Guerreiro em sua maioria trouxeram um counter bastante forte, ou um conjunto de decks que lidam melhor contra Aggro em geral.
Freeze Mage estando como #2 provavelmente foi porque Fr0Zen trouxe ele ao invés de Pirate Warrior. Esse deck foi banido em 5 de 6 séries.
O resto dos bans são bem insignificantes. Eles foram mais bans direcionados após a comparação entre os conjuntos dos jogadores – algumas vezes Pirate Warrior não era o deck mais ameaçador no conjunto de um oponente, fazendo com que outro deck fosse o melhor a ser banido.
E o engraçado, a classe mais presente entre os jogadores (em 15 dos 16 jogadores) é também a classe menos jogada no torneio (excluindo as duas que nem mesmo estiveram presentes) por causa de todos esses bans.
Estatísticas de Classes
Se você está se perguntando por que não existe Caçador ou Paladino em lugar nenhum desta seção, é porque essas classes não foram escolhidas por nenhum jogador.
Total de partidas jogadas: 162
CLASSES MAIS JOGADAS
- #1 – Ladino – 64 dos 324 (19.8%) decks jogados no total.
- #2 – Sacerdote – 62 dos 324 (19.1%) decks jogados no total.
- #3 – Mago – 55 dos 324 (17%) decks jogados no total.
- Classe menos jogada: Guerreiro – 13 dos 324 (4%) decks jogados no total.
CLASSES ORDENADAS PELA WIN RATE
- #1 – Xamã – 57.8% (26-19)
- #2 – Bruxo – 54.7% (29-24)
- #3 – Ladino – 54.7% (35-29)
- #4 – Druida – 50% (16-16)
- #5 – Guerreiro – 46.2% (6-7)
- #6 – Mago – 45.5% (25-30)
- #7 – Sacerdote – 40.3% (25-37)
A win rate da classe mais alta não é nenhuma surpresa – mesmo após o nerf na atualização recente, Xamã ainda é uma classe muito poderosa. Apesar de não ser completamente dominante, nas mãos de um jogador experiente ela pode vencer praticamente qualquer matchup. O que é muito mais surpreendente é a performance do Sacerdote. Dragon Priest foi um dos decks mais comuns neste torneio, e ainda assim foi uma das piores performances. Claro, o Reno Priest fazendo 0-3 diminui um pouco a win rate da classe, mas mesmo sem contar isso, ainda seria 42,4% para o Dragon Priest. Dragon Priest é sem sombra de dúvida um dos melhores decks na ladder, mas talvez seu poder em torneios esteja um pouco superestimado? Ou talvez os jogadores trouxeram os decks certos para counterá-lo?
Uma coisa é certa – o Campeão não tinha Dragon Priest em seu conjunto e funcionou muito bem para ele.
Guerreiro está somente com 46¨, mas isso na verdade não representa muito bem o poder real do Pirate Warrior. A classe foi banida a maioria das vezes. Aqueles que não o baniram ela estavam bem preparados para enfrentá-lo. Isso significa que o Pirate Warrior basicamente enfrentou somente conjuntos de decks que foram otimizados para lutar contra ele. A pequena amostragem também não ajuda – somente 13 jogos com Pirate Warrior não foram suficientes para mostrar todo o seu potencial.
Estatísticas de Decks
DECKS MAIS POPULARES
- #1 – Pirate Warrior – Trazido por 14 dos 16 jogadores (87.5%)
- #2 – Reno Warlock – Trazido por 12 dos 16 jogadores (75%)
- #3-4 – Dragon Priest e Miracle Rogue – Trazido por 10 dos 16 jogadores (62.5%)
DECKS MAIS ÚNICOS/INESPERADOS
#1 – Control Warrior do b787
Eu não sei se eu devo chamar o b787 de corajoso ou louco por trazer esse deck, mas eu tenho certeza absoluta de uma coisa: com 10 Reno Locks, 10 Dragon Priests, 9 Midrange Jade Shamans, 5 Jade Druids e 5 Reno Mages no torneio, um Control Warrior passaria por maus bocados.. bem, provavelmente, mas nunca saberemos. A verdade é que o deck Control Warrior não foi jogado nem mesmo uma vez – ele foi banido uma vez e o b787 perdeu sua série seguinte antes mesmo de ter a chance de jogar com ele. A julgar pelo conjunto de decks do b787, ele parecia esperar muito mais decks Agro e ocorreu que Aggro não foi muito popular dessa vez (exceto Pirate Warrior, o qual geralmente era banido). Ou talvez ele pensou que Freeze Mage seria mais popular? De qualquer forma, estou um pouco triste que nós não vimos nem mesmo um jogo de Control Warrior. Ele era presença garantida em torneios não faz muito tempo e agora nem sequer foi visto.
#2 – Reno Priest do b787
Quando eu falava sobre um conjunto anti-Aggro, esse era outro motivo. O único Reno Priest do torneio foi trazido pelo mesmo jogador que escolheu Control Warrior com um de seus decks. Vamos ser honestos, Reno Priest não é um meta deck muito forte. Um dos pontos mais fortes dele é que você pode incluir bastante ferramentas Aggro para counterar decks rápidos de forma consistente. E foi assim que esse deck foi montado. É um Dragon Reno Priest, mas não um igual aos que você encontra na ladder. Ele usa várias cartas que são incomuns ou nem mesmo usadas em decks de Sacerdote hoje em dia: Flash Heal, o combo Embrace the Shadow/Auchenai Soulpriest + Circle of Healing, Shadow Word: Horror ou Darkshire Alchemist, só para nomear algumas. O deck parece bastante anti-Aggro, mas o problema é que sem a presença de decks Aggro, esse tipo de lista é bastante fraca em matchups mais lentas. Nós de fato vimos algumas partidas com Reno Priest – 3 para ser exato. Mas com o resultado sendo 0-3, eu posso dizer que Reno Priest não foi a melhor escolha dessa vez.
#3 – Malygos Druid do Fr0Zen
Malygos Druid era incrivelmente popular após Karazhan, mas desapareceu quando lançaram a expansão mais recente. O problema é que o deck, apesar de incrível contra algumas matchups mais lentas, simplesmente não funciona tão bem contra Aggro. Essa é a razão dele não ser popular na ladder. Mas em torneios… Bem, você pode torcer para que seus oponentes não tragam muitos decks Aggro e consiga usar sua escolha de ban em um ou outro. Para um deck que somente um jogador trouxe, Malygos Druid foi MUITO jogado – nós vimos 10 partidas com o deck no total, o que é na verdade bastante impressionante considerando que a maioria do meta do torneio foi bastante chata.
A maioria dos jogadores decidiu trazer Jade Druid ao invés dele, porque desempenha uma função similar, mas o Jade parece ser um pouco mais forte no geral. Porém, quando o assunto é estatísticas, Fr0Zen marcou 5-5 com o deck, o que iguala exatamente com a performance do Jade Druid (também 50% de win rate no total), portanto eu não posso dizer que foi uma escolha ruim.
ARQUÉTIPOS ORDENADOS PELA WIN RATE
(necessário pelo menos 5 partidas jogadas para amostragem)
- #1 – Midrange Jade Shaman – 58.1% (18-13)
- #2 – Aggro Shaman – 57.1% (8-6)
- #3 – Miracle Rogue – 55.1% (27-22)
- #4 – Reno Warlock – 54.7% (29-24)
- #5 – Water Rogue – 53.3% (8-7)
- #6-8 – Jade Druid, Malygos Druid, Freeze Mage – 50% (11-11, 5-5, 10-10)
- #9 – Pirate Warrior – 46.2% (6-7)
- #10 – Dragon Priest – 42.4% (25-34)
- #11 – Reno Mage – 40.6% (13-19)
Xamã foi dominante neste torneio. Bem, não estou certo de que você possa chamar uma win rate de ~58% “dominante”, mas foi definitivamente a melhor performance de classe. Eu já falei sobre a performance pobre de Sacerdote, mas gostaria de dizer algumas palavras sobre outra surpresa – Reno Mage. Bem, talvez surpresa seja um exagero, a performance do deck não foi uma grande surpresa afinal. Reno Mage domina Aggro na maioria das vezes, o que não era comum neste torneio. A matchup contra RenoLock também é boa, mas por pouca diferença (RenoLock possui muitas formas de vencer). Ao mesmo tempo, o deck enfrenta dificuldades contra decks Midrange como Jade Druid, Dragon Priest e – por extensão – Midrange Jade Shaman, os quais eram bastante populares. Se olhar outra vez, os jogadores não deveriam ter trazido Reno Mage, ou talvez eles deveriam trazer listas mais otimizadas para enfrentar os decks Midrange. A única lista de sucesso de Reno Mage foi aquela trazida pelo ShtanUdachi, que é realmente interessante diga-se de passagem. Ela parece um pouco mais com o Freeze Mage do que com o Reno Mage que você vê todo dia – ela tem muito mais poder de compra (Novice Engineer, Loot Hoarder) e muito mais burn (Ice Lance, Pyroblast) e Alexstrasza. Ela é otimizada para enfrentar Midrange de um jeito mais Freeze Mage de ser – segurando o jogo tempo o bastante, jogando Alexstrasza e queimando completamente seu oponente. E funcionou muito bem para o Shtan.
DECKS MAIS CONSISTENTES*:
- SamuelTsao’s Midrange Jade Shaman – 4-0
- Neirea’s Miracle Rogue – 3-0
- Pavel’s Dragon Priest – 3-0
- LvGe’s Reno Warlock – 3-0
- SamuelTsao’s Water Rogue – 5-1
- Pavel’s Reno Warlock – 3-1
- Neirea’s Jade Druid – 3-1
- Tarei’s Reno Warlock – 3-1
- XHope’s Freeze Mage – 3-1
- ShtanUdachi’s Reno Mage – 5-2
- ShtanUdachi’s Aggro Shaman – 5-2
- ShtanUdachi’s Reno Warlock – 5-2
- *Pelo menos 70% de win rate com 3+ partidas como amostragem.
DECKS MENOS CONSISTENTES*:
- DrJikininki’s Reno Warlock – 0-3
- b787’s Reno Priest – 0-3
- Pavel’s Reno Mage – 1-5
- Yulsic’s Water Rogue – 1-4
- Neirea’s Reno Warlock – 2-5
- DrJikininki’s Dragon Priest – 2-5
- *30% ou menos de win rate com 3+ partidas como amostragem.
Vocês podem conferir todas as listas de decks dos jogadores do campeonato de inverno clicando no link abaixo:
Concluindo
Isso é tudo, pessoal. Esse foi um longo fim-de-semana, eu tentei assistir a maior parte do Campeonato de Inverno mas a moderação no chat consome um pouco da atenção que não deu pra focar nos jogos em si.
Se você gostaria de ver algumas outras estatísticas, nos avise para que possamos adicioná-las ou apurá-las na próxima oportunidade. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, sinta-se livre para comentar. E se você quiser estar em dia com meus artigos, pode me seguir na fanpage do facebook DayCris.
Boa sorte na ladder e até a próxima!