Um dos temas mais controversos de Hearthstone desde o seu lançamento tem sido a aleatoriedade – um assunto que divide opiniões a favor e contra.
Não vou falar sobre Yogg-Saron, que já foi discutido exaustivamente e seu nerf finalmente anunciado. Sendo assim, vamos nos concentrar nas cartas com efeitos aleatórios que podem ter um impacto enorme no início do jogo.
Atualmente, o meta Hearthstone é baseado no tempo – o que é facilmente reconhecido ao dar uma conferida nos decks tier 1 e as cartas mais populares. As melhores cartas terão um grande valor, seja eliminando duas cartas com apenas uma, ou pagar o custo de uma carta e jogar duas – coisas que se acontecem no início do jogo/early game, faz uma diferença absurda.
Morcego Abrasador
Para a nossa sorte, esta carta é somente de caçador. O fato dessa carta custar (1) de mana e ter dois de ataque a torna muito forte, mas além disso, o seu último suspiro também faz parte do seu grande valor.
Um caso típico é quando um morcego abrasador troca em um lacaio com 2 de vida (como um diabrete da chama) e depois seu último suspiro consegue matar outro lacaio com (1) de vida. Aos olhos inexperientes, isso não parece tão ruim como é. Mas, este lacaio pune muito a curva do oponente, a ponto de perder um jogo por causa desse ritmo de “tempo”. O último suspiro acertar a face do herói faz diferença.
Morsano Totêmico
Ao contrário do Morcego Abrasador, a carta Morsano totêmico não te dá chance de jogar em volta/dar play around. Tudo está nas mãos do RNG. É verdade que às vezes você não ganha o salário completo dele (ele sumona um totem básico- que será sua nova função no próximo patch), mas mesmo assim, por três manas, ele convoca dois corpos, garantindo um mínimo de 3/4 ou 4/3 nas estatísticas de campo .
O cenário mais crítico (e um dos mais frustrante) é quando o Morsano convoca um Golem Totêmico. Imagine o seguinte contexto: No turno 2 use a Moeda, jogue um Morsano Totemico, e gera um golem totêmico de valor infinito. Falando de números, a carta é a convocação de um corpo com seis ataque e seis de vida para três mana na curva dois, fato que obriga os adversários a usarem magias diferentes para limpar parte do board do Xamã, ou fará trocas desfavoráveis pra limpá-lo.
Esse exemplo é para vocês conseguirem enxergar o quanto um efeito incontrolável pode alterar todo o curso do jogo. Se o Morsano sumonar um totem básico, você fica “ok” com a situação. Se ele sumonar o de labaredas, vagalhao de mana ou golem totêmico é um alvo a mais para que você se preocupar, dentre tantos outros que o xamã possui de grande valor. É o melhor exemplo sobre o poder incontrolável do RNG.
A curva não para e o tempo ganha o jogo.
Flame & malabarista de facas
O malabarista de chamas tem visto cada vez menos jogo comparado com outros meses, enquanto o nerf ao ataque do malabarista de facas não foi o suficiente para eliminá-lo dos decks de nossos adversários.
Estas são as cartas que geram um impacto imediato no jogo – sendo capaz de matar um alvo específico entre várias opções – controlar o campo em apenas um turno sem se ferir.
Supostamente, as habilidades dessas cartas também são capazes de acertar face… mas parece que “milagrosamente”, eles sempre acertam aquele lacaio que não deveria, te deixando atrás na vantagem.
Saparrão
O saparrão tem a mesma capacidade que Morcego Abrasador, mas essa carta custar 2 manas faz a diferença. Porque ele é jogado um turno mais tarde, a chance dele fazer apenas 1 troca é maior, devido a chance maior de ter mais lacaios no campo, onde será mais difícil seu último suspiro acertar um lacaio com 1 de vida, ou ter lacaio com 1 de vida.
O maior problema com saparrão é seu potencial combinado com o morcego abrasador, é um possível valor duplo e tempo obtido duplamente.
Menções Honrosas: Ardilante & Disparo Mortal
Listei essas cartas com menções honrosas, porque elas podem ser controladas de certa maneira. Ardilante é uma das mais fortes cartas de mago, tornando o deck de tempo mage muito forte. Seu poder, combinado com mísseis arcanos ou imagem espelhada podem ser extremamente valorosas no midgame/meio do jogo.
É o mesmo caso do Disparo Mortal do caçador. Você pode jogar em volta dessa carta, a fim de diminuir o seu valor, mas às vezes, apesar dos esforços para proteger sua poderosa carta, preenchendo o seu campo para ter mais alvos para o disparo, o RNG faz uma piada de mau gosto e acerta o melhor alvo.
Que o RNG esteja com você!
E sabemos que o maior poder do RNG está em “comprar as melhores cartas e respostas no momento certo“. E isso com certeza é uma aleatoriedade mais preocupante do que saparrão, morcego abrasador (porque querendo ou não, ainda podemos jogar em torno desses 2), enquanto o Morsano totêmico é ridiculamente incontestável (não dá pra prever e jogar em volta dele). A decisão da Blizzard de nerfá-lo trará uma maior consistência de algumas plays/jogadas. Pois inúmeras vezes, o jogo estava perdido na 3, se o totem sumonado fosse o golem ou o vagalhão de mana.
Sendo assim, vocês notaram que o valor incontrolável do RNG em algumas cartas/situações acabam tornando o jogo e muitas partidas em jogos frustantes, dando a impressão de que não há habilidade envolvida.
E ter “a moeda” nessas situações, te coloca à frente na agressão, te possibilitando ter o “board/campo” antes do seu oponente.
Grande beijo e até a próxima!
Imagem de destaque: liquidhearth