Conforme os jogos competitivos se tornaram mais e mais populares, a palavra “metagame” tornou-se distorcida e é agora predominantemente usada significando não mais do que “tendências atuais”. Neste artigo, o metagaming será referenciado em seu significado original e mais universal.
Meta – vem do grego, significa “após” ou “além” e a definição de metagaming é a seguinte:
“Quaisquer estratégia, ação ou método utilizado no jogo que transcenda um conjunto de regras pré-estabelecido, que utiliza de fatores externos para afetar o jogo, ou vá além dos supostos limites ou ambientes definidos pelo jogo.”
Um exemplo de metagaming durante um jogo de poker seria dizer o quanto você adorou o tempo que passou junto da mãe de um adversário na noite passada para ver sua reação, ou deixar todo mundo bêbado enquanto você apenas finge estar bebendo também para se colocar em vantagem. Existem opções ilimitadas quando se trata de metagaming.
Leitura de Posição de Carta e Enganação
As cartas na mão de seu oponente estão ordenadas como uma imagem espelhada de sua própria mão. No lado esquerdo, você verá as cartas mais velhas, e no lado direito as mais novas. Essa disposição permite a você ter uma melhor ideia da composição da mão de seu inimigo, mas você também pode usar isso para enganar seu adversário.
Legenda Imagem:
(0) – Carta mantida na tela de Muligan
(1) – Carta comprada no turno 1
(2) – Carta comprada no turno 2
Essas informações são fornecidas através do programa Decktracker, que te ajuda nessas observações.
Durante o andamento do jogo, seu inimigo irá jogar na maioria das vezes lacaios e outras cartas versáteis que não requerem nenhuma condição especial. Isso naturalmente filtra cartas situacionais e muito caras, como Golpe Flamejante ou Yogg-Saron, o Fim da Esperança, de estarem no lado esquerdo. É por isso que posteriormente no jogo, o lado esquerdo da mão dele é muito mais propenso a estar ocupado por aquelas cartas situacionais.
Quanto mais tempo uma carta está na sua mão, melhor é a ideia de seu oponente sobre que carta é essa.
Use este conhecimento, e sempre que você tiver uma escolha entre jogar uma de duas copias da mesma carta situacional, como Patada, use a que está no lado esquerdo. Da mesma forma, quando você tiver uma escolha entre duas copias de uma carta que não é situacional, use aquela que estiver no lado direito. Isso fará com que sua mão seja mais difícil de ser lida pelo seu inimigo, pois você estará contrariando a tendência natural de cartas situacionais estarem no lado esquerdo.
Você também pode usar suas cartas para falsificar um feitiço de dano ou buff ao segurar a carta sobre seus lacaios. Tente com algo como uma Palavra de Poder: Escudo, e segure-a sobre um lacaio grande, como um Anciente da Guerra. Seu oponente verá uma seta indicando que você possui um feitiço o qual você pode lançar em seu lacaio. Quando você o puxa de volta e lança Sepultar, isso pode desencorajar seu inimigo de jogar outro lacaio grande, já que ele viu que você possui uma resposta pronta, o que na verdade não é o caso.
Blefando com Segredos
Jogar segredos é uma maravilhosa oportunidade para jogar o metagame contra seu oponente. Um truque comum que eu gosto de usar quando estou jogando com Caçador, especialmente contra Druidas, é usar qualquer armadilha que eu possua logo após ele usar avivar e lançar um lacaio grande na mesa. A ameaça de uma Armadilha Congelante, devolvendo o lacaio para a mão dele, desperdiçando a Avivar e atrasando mais ainda o lacaio grande, força o inimigo a usar sua mana para primeiro testar ativar outras armadilhas, do contrário ele não será capaz de usar aquele lacaio até que tenha uma chance de atacar primeiro com algum outro.
Existem vários cenários onde jogar um segredo pode forçar seu oponente a tomar uma decisão errada. Utilize as tendências dos decks do momento. Se um certo segredo é muito popular e comumente jogado, será muito mais fácil para você convencer seu inimigo de que é este que você jogou, e então blefar com algum mais obscuro e raro.
Blefar irá funcionar muito melhor quando seu inimigo tem opções limitadas e quando você não parece desesperado. Um blefe com Bloco de Gelo raramente irá funcionar, mas é muito mais provável de funcionar se você estiver ameaçando um golpe letal e forçar seu oponente a arriscar tudo em uma aposta de que seu segredo seja outro. Quando ele tem a escolha entre remover um lacaio que ameace matá-lo ou tentar matar você, ele terá uma escolha muito mais difícil do que quando ele pode simplesmente acertar sua face sem correr riscos.
O Segredo para Jogos Mentais Bem-sucedidos
Existem alguns componentes principais para fazer jogos mentais com seu inimigo. Primeiro de tudo, você tem que entender o que seu inimigo espera de você. Qual deck ele pensa que você está usando? Qual é a jogada normal na sua situação? Assim que você souber isso, você pode prever a forma na qual seu oponente provavelmente responderá a sua jogada, e abusar desse fato.
Tente se colocar na pele de seu inimigo e pensar do ponto de vista dele. Quanto mais experiência você ganhar com todos os tipos e arquétipos de decks, mais fácil será para você fazer isso.
Evite comportamentos incomuns e, ao invés disso, tente simular uma linha de jogada regular. Quanto mais natural você parecer com o “timing”e velocidade de suas jogadas, mais será convincente a ideia que você quer passar.
Jogar com Emoções enquanto está Calmo
Por último, mas não menos importante, existem seis emotes à sua disposição. Você pode usá-los para frustrar seu inimigo e por essa razão eu recomendo você silenciar seu adversário no inicio de toda partida. Não trás nenhum beneficio ser capaz de ver e ouvir emotes do inimigo e você pode evitar cair em um blefe ou ser frustrado e cair na espiral do tilt.
Todos sabem que os emotes reais é uma fraude né? O que cada um realmente significa é o que está na imagem acima! haha Por isso eles desestabilizam tanto!
Você pode usar praticamente qualquer emote para frustrar seu inimigo, mas tente se manter consistente com o comportamento normal.
Pra encerrar, confira no vídeo abaixo as dicas dadas nesse artigo na prática! Divirtam-se!
Aprendam a blefar e ganhem muitos jogos com isso! haha Confesso que faço isso há um bom tempo e já ganhei muitas partidas por conta disso!
Beijinhos e espero vocês no próximo artigo!