Olá viajantes! Hoje eu trouxe mais um guia pra quem quer brincar no modo Standard, sendo assim, nada melhor do que aproveitar os dias de Rei que o Xamã tem vivido, certo? Fiquei um pouco na dúvida se trazia primeiro o xamã Midrange ou o Agro, então eu vi a lista do Xixo no Hearthstonetopdecks e pensei: PERFEITO! Uma mistura interessante do Mid e do Agro com o “burn” que eu sei que quem está jogando de Midrange sente falta.
O nome/arquétipo certo desse deck é “híbrido”, mas como muitos jogadores iniciantes ainda não tem muita noção dessa diferença (que no caso é misturar o agro e o mid) deixei nomeado de midrange pelo comportamento ser basicamente o mesmo e ser o arquétipo mais visto. (Assim chamo mais a atenção de vocês pro guia).
Cartas da Nova Expansão Presentes (ou podem ser adicionadas) no Deck
Comportamento do Deck
Always Face! Já que é uma mistura dos 2 arquétipos!!
ERRADO! Se você optar por somente ignorar o board inimigo e rushar a cara, vai perder todo o gás muito rápido, a menos que você tire o totem de vagalhão de mana no Morsano Totêmico para recuperar a vantagem de cartas.
O Xamã agro apareceu depois que entrou a liga dos exploradores, que acrescentou o Trogg de túnel ao deck e criou uma sinergia absurda com a mecânica “overload/Sobrecarga” do xamã. A lista em específico, necessita de conhecimento de como se comportar durante a partida e principalmente dependendo da matchup em questão. Vai ter momentos em que agressivar será a melhor opção, principalmente se você sabe que o jogo vai acabar rápido.
Contra um caçador por exemplo (que hoje temos visto o beast rodando), outro deck midrange, se controlar “DEMAIS” ele te mata antes que você possa ao menos, deixá-lo no range do letal. E ao chegar no turno 8, quando ele puder dar o Chamado da Selva vai dar um trabalho resolver, já que o que você tem pra lidar “tranquilo” com isso, provavelmente foi usado no early game.
Outra coisa importante a prestar atenção nesse deck é o posicionamento. O deck usa Totem de Labaredas e você não quer deixá-lo em um canto que vai bufar apenas um lacaio. E se você pretende usá-lo no turno seguinte, já tenha em mente o posicionamento dos seus lacaios nos turnos anteriores. O mesmo vale para o uso do Morsano Totêmico, sempre observe o melhor lugar para evocá-lo (geralmente entre lacaios), porquê se ele evocar o totem de labaredas, o dano ficará melhor posicionado.
Tudo que é evocado, sempre é evocado à direita. ex: Os totems e o Espírito Feral. Leve isso em consideração ao decidir onde colocar seus lacaios.
Com a chegada de Sussurro dos Deuses antigos, o deck de xamã ficou versátil, e há uma variedade grande de decklists e sinergias para o xamã Midrange e o Evolve que tem sido visto em jogo também. Cartas como Mestre da Evolução, Sem- rosto envolto em chamas, Valente do Penhasco do Trovão e Criatura das profundezas podem entrar no deck.
Com o aumento de cartas com efeito de “sobrecarga“, temos aí 2 opções de desbloqueio de cristais de mana disponíveis: Sentinela, Choque de lava.
Mas tem listas que não rodam nenhuma das duas (geralmente pilotadas por jogadores que sabem controlar bem a sobrecarga) ou que usam apenas uma das 2 opções. A sentinela tem que ser usada com sabedoria e sempre pra tirar um maior proveito dos cristais que serão desbloqueados.
Por exemplo: Gastar 2 de mana para desbloquear 1 cristal que não será usado, é um valor perdido da sentinela. O ideal é sempre desbloquear 2 ou + cristais, pra pagar pelo menos o preço dela entrar em campo.
Vou queimar TUDO
As magias presentes em ambos os arquétipos servem tanto para remoção pra não ter que trocar lacaios em campo, quanto para letal ou pra preparar letal. Saber a melhor forma e a melhor hora de usar faz toda a diferença. Se você já identificou o deck do seu oponente e sabe quais alvos você terá para Estouro de Lava e Raio é meio caminho andado para saber se pode segurar ou não o dano.
A Trinca Pedra também entra aqui, o ideal MESMO é guardá-la para finalizar com o Martelo da Perdição (Quando é possível bater 16 sem “board” é muito absurdo). Mas se necessário, não exite em usá-la pra remover lacaios. Acólito é um ótimo alvo pra ela, deixar seu oponente comprar cartas é dar a ele a oportunidade de te ultrapassar na vantagem de cartas e ter mais opções de respostas contra você.
Mulligan
O mulligan é padronizado. Mas você precisa pelo menos saber o que está mais “na moda” na ladder e no rank em que você está. Porque as diferenças do que dar “Keep/Manter” na mão inicial, vai depender do que você “acha” que seu oponente esteja jogando.
Uma dica que posso dar é: Se não sabe qual o arquétipo do seu oponente sempre faça seu mulligan pensando que se trata de um “agro” porquê se você mulligar pensando se tratar de um controle e você não estar preparado para responder à agressões no early game, esse engano vai te custar todo o jogo.
Mulligan Padrão
Se você possuir a moeda, não é ruim manter o Sem-rosto Envolto em Chamas no Mulligan.
Mulligan Contra Agro
Mais uma vez, entender sobre o que você está enfrentando vai influenciar e MUITO nas suas decisões de mulligan. Acreditem, tem partida que é perdida na escolha do Muligan.
Está enfrentando o paladino e sabe que vai ser aquele deck lixoso de escudo divino? Não é péssimo manter tempestade de Raios, assim como para responder o Caçador Midrange.
-E o Raio entra aqui por quê?
Neste caso o Raio é indicado quando você possui o Trogg. Quando ele não está entre as opções do muligan, manter a trinca pedra para fazer a mesma função do Raio não é ruim.
Raio/Trinca Pedra terá como alvo no early para: Clériga, Acólito da Dor, Trogg de Túnel…
Ao enfrentar um guerreiro, lembre-se que 99% das vezes ele tem Machado Abrasador, então não dê seu valioso Trogg de Túnel de graça pra ele.
FINLEY?
Escolha curiosa para esse deck misturado, não é?
O Finley está presente no deck agressivo e vemos que neste deck o seu uso no early game fica um tanto “duvidoso”? Então como usá-lo nesse deck?
Posso estar enganada, mas a forma em que interpretei o seu uso é do meio pro final do jogo. No início você quer aproveitar seus totems (seja pra se proteger, para vir o totem de cura, ou até pra complementar o dano mágico para eliminar um lacaio de 4 de vida com raio). Então não deve usá-lo no início quando você vai precisar do poder heroico do xamã, inclusive para reduzir o custo da Criatura.
A principal escolha é o Poder Heroico do Caçador. Na falta dele, o segundo colocado é o de bruxo, mas preste atenção a uma coisa: Se você tiver enfrentando deck agressivo, pegar esse poder heroico vai ajudar o seu oponente a te matar, esse deck não tem cura, então se essa for a matchup em que você estiver, opte por outro poder heroico (a cura do sacerdote não é ruim).
Poder heroico do mago vai te ajudar em trocas e o do Druida vai ser bem útil para usar com o Machado da Perdição e ainda te conceder armadura.
Melhor jogada pra abrir de Xamã
*Com a Moeda
- Turno 1: Trogg de túnel
- Turno 2: A Moeda + Morsano Totêmico
- Turno 3: Espírito Feral
Cartas
A lista Original montada pelo Xixo, mas vou mostrar decklists alternativas.
*Passe o mouse sobre as cartas para visualizá-las
Substituições
- Sai Finley – Entra Malabarista das Chamas/Choque Terreno
- Sai 1x Sem-rosto envolto em chamas – Entra 1x Tempestade de Raios
- Sai 1x Martelo da Perdição – Entra 1x Bagata
- Você pode tirar 1x Sem-rosto envolto e 1x Martelo da perdição e colocar 2x Valente do Penhasco do Trovão
Matchups
- Contra Guerreiro Montinho – 45%
- Contra Agro Xamã – 55%
- Contra Paladino N’zoth – 60%
- Contra Zoolock – 35%
- Contra Miracle Rogue – 50%
- Contra Freeze Mage – 60%
- Contra Caçador Midrange – 40%
- Contra Guerreiro Controle – 60%
- Contra Renolock – 60%
- Contra Tempo Mage – 50%
- Contra Tempo Warrior – 40%
- Contra Guerreiro piratas – 40%
Fonte da winrate: Tempostorm
Decklists
A lista Xamã Mid1 é a lista na íntegra montada pelo Jogador Xixo, as demais são listas adaptadas que vocês podem escolher de acordo com a necessidade.
UFA! Que guia extenso! Espero que tenham gostado! Se for de interesse de vocês posso trazer o xamã Evolve, eu não quis acrescentá-lo aqui por achar que em alguns momentos a estratégia dele é bem diferente e alguns jogadores podem tomar posições que pode prejudicar o andamento do jogo, se optarem por jogar como está indicado pra esses outros decks.
Não deixe de dar seu feedback! E nos vemos no próximo guia!
Beijinhos e bom jogo! ♥