Como sabemos, Hearthstone é um jogo com uma interação aleatória extremamente predominante e precisamos saber lidar com isso para poder jogá-lo bem. Venho hoje trazer uma (provável) série que trará números e probabilidades para tentar ajudar-lhes a ter um ponto de vista do quão boa ou ruim uma carta pode ser e como elas podem ser usadas nos diferentes momentos e desesperos de uma partida.
Hoje a carta da vez é o Evocador Sem-Rosto. Vamos dar uma olhada nela:
Temos aqui um lacaio de custo 6 que chama um outro aleatório de custo 3. Seu status (isto é, o ataque e a vida) é de uma carta média de custo 5 (tomemos como exemplo a Moa Perdida), portanto se ele evocar um lacaio medíocre, ele provavelmente já será melhor que um Ogro Punho de Pedra, que seria nosso exemplo de um lacaio médio de custo 6, portanto vamos compará-lo não com os outros, mas com o melhor que pode ser.
Um lacaio de custo 3 tem, em média, status 3/3. Vamos lembrar também que vários lacaios podem ter valores reduzidos de ataque e vida por terem um bom efeito de Grito de Guerra, coisa que não acontecerá quando ele aparecer por meio do Evocador, e que outros lacaios com status reduzido podem ser bons por habilidades que impactam o estado da mesa imediatamente, tal como Provocar, Investida ou até mesmo um bom Último Suspiro. Tendo isso em mente, vamos pular para os números. A seguir, as probabilidades dos diferentes lacaios serem evocados foram divididas em categorias:
Insano: Lacaio com um bom ataque e vida e que força a resposta imediata do oponente.
Muito Bom: Lacaio com um bom ataque e vida e que gera presença de mesa a seu favor.
Acima da Média: Lacaio com um ataque/vida acima do padrão 3/3 ou que ofereça um certo impacto a seu favor.
Mediano: Lacaios 3/3 ou que possuam efeitos situacionais.
Ruim: Lacaios abaixo da média 3/3 ou com efeitos negativos/situacionais.
Preferia o Ogro: Lacaios com ataque e vida baixos e com pouquíssimo impacto imediato em seu campo.
O Coice: Lacaios não necessariamente ruins, mas que podem te fazer perder a partida com um RNG ruim.
Cidade do Valor: Lacaios que podem virar o jogo a seu favor se possuírem sinergia com seu baralho e forem deixados em campo.
No próximo turno eu ganho: Lacaios com Provocar que te podem te poupar do letal por um turno.
Falta só um pouquinho: Lacaios com investida ou que ofereçam bônus de dano imediato.
Modo Padrão
Insano: 3,5% de chance
Muito Bom: 4,6% de chance
Acima da Média: 23% de chance
- Eydis Ruinatreva
- Fiola Ruinaluz
- Campeão da Luz
- Diabrete Mestre
- Gerente do Coliseu
- Maga do Kirin Tor
- Naja Imperatriz
- Negociante Escuso
- Raptor Desenterrado
- Sabotador
- Sectária da Vela Sangrenta
- Ancião do Crepúsculo
- Cavalgante Argênteo
- Lança-Feitiços
- Raptor Montado
- Raiva de Gelo
- Tentáculo Trêmulo
- Verme Carniceiro
- Veloférreo Cinzento
- Golem Colheiteiro
Mediano: 34,5% de chance
- Brann Barbabronze
- Escamedo
- Mestre-Faz-Tudo Superchispa
- Capitão dos Mares do Sul
- Cavaleiro Sangrento
- Demônio das Sombras
- Lider Guerreiro Murloc
- Mestre de Cerimônias
- Mestre de Estábulo
- Agente da AVIN
- Ardilante
- Berserker Espumante
- Chefa da Vila Sombria
- Espreitador Desolado
- Iluminador
- Pacificador Aldor
- Técnico de Controle Mental
- Terror do Caos
- Aspirante de Orgrimmar
- Camelo do Deserto
- Carniçal Agressivo
- Cavalgante de Falcodrago
- Clarividente Telúrico
- Cruzada Escarlate
- Elemental Desvinculado
- Técnica Asa Negra
- Treinador de Cavalos
- Worgen Enfurecido
- Cavalga-Lobo
- Cavaleiro Silencioso
- Guerreiro Tauren
Ruim: 14,9% de chance
Preferia o Ogro: 18,4% de chance
- Edwin VanCleef
- Alarmobô
- Aventureiro em Missão
- Discípulo de C’Thun
- Enxameador Silitídeo
- Oráculo da Luz Fria
- Treinador de Esgrima
- Urso Dominado
- Carabineiro de Altaforja
- Clamafogo do Crepúsculo
- Coruja Bico-de-Ferro
- Cria de N’Zoth
- Druida da Chama
- Mago de Dalaran
- Máquina Voadora
- Patriarca Costalva
- Furiante de Magma
O coice: 2,3% de chance
Como pode ser visto pelos números, e em se tratando de status apenas, o Evocador tem mais chances de ser muito bom do que ruim. Porém nem tudo são flores na vida do RNG. Aqui vai o número triste da lista, que é a probabilidade de um lacaio que tenha alguma chance de te prejudicar seja evocada.
Cidade do Valor: 16,1% de chance
Mas caso isso não aconteça, existe também um número adicional bom que são as cartas que, apesar de talvez não serem tão impactantes ao cair no campo de batalha, podem te render muito valor ao longo dos turnos caso não sejam respondidas própria e imediatamente.
E por último, mas talvez o mais importante, aquelas cartas que você busca em momentos de desespero, seja para tentar sobreviver por mais um turno ou para achar aquele gás que falta pra finalizar a partida. Seriam esses os lacaios com Provocar e Investida.
No próximo turno eu ganho (Provocar): 6,9% de chance
Falta só um pouquinho (Investida/Buff imediato): 3,5% de chance
Modo Livre/Arena
Insano: 2,8% de chance
Muito Bom: 6,6% de chance
Acima da média: 22,7% de chance
- Eydis Ruinatreva
- Fiola Ruinaluz
- Vulto de Naxxramas
- Campeão da Luz
- Diabrete Mestre
- Gerente do Coliseu
- Maga do Kirin Tor
- Naja Imperatriz
- Negociante Escuso
- Purificador Escarlate
- Raptor Desenterrado
- Sabotador
- Sectária da Vela Sangrenta
- Ancião do Crepúsculo
- Cavalgante Argênteo
- Espadas Dançantes
- Lança-Feitiços
- Raptor Montado
- Raiva de Gelo
- Tanque Aranha
- Tentáculo Trêmulo
- Verme Carniceiro
- Veloférreo Cinzento
- Golem Colheiteiro
Mediano: 34,9% de chance
- Brann Barbabronze
- Escamedo
- Mestre-Faz-Tudo Superchispa
- Capitão dos Mares do Sul
- Cavaleiro Sangrento
- Demônio das Sombras
- Lider Guerreiro Murloc
- Mestre de Cerimônias
- Mestre de Estábulo
- Agente da AVIN
- Ardilante
- Berserker Espumante
- Chefa da Vila Sombria
- Cospe-Fuligem
- Espreitador Desolado
- Exorcistinha
- Iluminador
- Mantenedora do Bosque
- Pacificador Aldor
- Saltador Metalodonte
- Sapador Goblin
- Técnico de Controle Mental
- Terror do Caos
- Aspirante de Orgrimmar
- Camelo do Deserto
- Carniçal Agressivo
- Cavalgante de Falcodrago
- Clarividente Telúrico
- Cruzada Escarlate
- Elemental Desvinculado
- Técnica Asa Negra
- Técnico da Vila da Gambiarra
- Treinador de Cavalos
- Worgen Enfurecido
- Cavalga-Lobo
- Cavaleiro Silencioso
- Guerreiro Tauren
Ruim: 15,1% de chance
- Hobgoblin
- Experimentador Gnômico
- Vidente da Luz Fria
- Caçadora do Urzal
- Clarividente de Thrallmar
- Clériga do Sol Partido
- Conselheiro da Vila Sombria
- Furiante Am’gam
- Infantaria de Gnomeregan
- Morsano Totêmico
- Capitã do Brado Guerreiro
- Líder do Raide
- Demolidor
- Totem de Vagalhão de Mana
- Acólito da Dor
- Carniçal Devora-Carne
Preferia o Ogro: 17,9% de chance
- Edwin VanCleef
- Alarmobô
- Aventureiro em Missão
- Discípulo de C’Thun
- Enxameador Silitídeo
- Oráculo da Luz Fria
- Sensei de Ferro
- Treinador de Esgrima
- Urso Dominado
- Carabineiro de Altaforja
- Clamafogo do Crepúsculo
- Coruja Bico-de-Ferro
- Cria de N’Zoth
- Druida da Chama
- Gárgula Litopele
- Mago de Dalaran
- Máquina Voadora
- Patriarca Costalva
- Furiante de Magma
O coice: 3,8% de chance
Cidade do Valor: 15,2% de chance
No próximo turno eu ganho (Provocar): 8,5% de chance
Falta só um pouquinho (Investida/Buff imediato): 3,8% de chance
Ressaltando que todas as interações possíveis não foram ditas aqui; Por exemplo conseguir exatamente Líder Guerreiro Murloc para buffar meu Micropina Murloc e dar os 3 de dano que faltam. Para essas contas, tenha em mente que a probabilidade de conseguir cada carta especificamente é de aproximadamente 0,95% para Selvagem/Arena e de 1,15% para Padrão.
Tendo dito isto, jogado na curva o Evocador será uma das melhores cartas que você vai querer ver numa arena, pois ele te garante presença imediata com dois lacaios e, de acordo com os números, terá quase sempre bons (ou incríveis) status e a probabilidade de você levar um coice é bem menor que a de um Retalhador Guiado. Ele também não é de se desprezar em um deck construído.
Espero que tenham gostado do artigo e que tenham estes números em mente quando forem realizar uma jogada com esta carta. As vezes arriscar uma porcentagem desta carta pode ser sua melhor chance de virar ou finalizar um jogo.
Grato pela atenção. Kanego às ordens!