Olá, aventureiros. Hoje tivemos uma notícia extremamente importante para a comunidade de Hearthstone: A introdução do formato Standard. Esse formato, que será o padrão no meio competitivo, restringirá as cartas que você pode usar.
Com essa mudança, não teremos mais acesso às cartas de Goblins vs. Gnomos e Naxxramas. Uma série de decks sofrerá um enorme impacto, e alguns provavelmente desaparecerão por completo.
Uma coisa é certa: O Dr. Cabum e o Retalhador Guiado farão falta em praticamente todos os decks do meta atual.
Mago
- Mech: Com a remoção de Goblins vs. Gnomos, o Mech Mage com certeza desaparecerá por completo. Além de ter os mecanoides da expansão em peso no deck, as peças sobressalentes que ajudavam a gerar Bolas de Fogo com o Arquimago Antônidas deixam de existir.
- Tempo: A remoção das Peças Sobressalentes também afetará o Tempo Mage, que muitas vezes utilizava o Yeti Mecânico e o Gnomo de Corda para gerar essas Peças. Esse arquétipo também perderá duas magias importantes de early game: O Canhão de Chamas e o Portal Instável. Outro lacaio significativo que o Tempo Mage perderá será o Cientista Louco, que criava um ganho de tempo imenso.
- Freeze: Esse deck perderá o Cientista Louco e o Robô de Cura Vintage. Apesar de serem apenas duas cartas, não é possível saber o impacto que isso trará ao deck sem antes conhecer a nova expansão de Hearthstone. No entanto, é certo que o deck se beneficiará da remoção do Repugnaz, que muitas vezes travava a condição de vitória do Freeze.
- Echo: Com a perda do Eco de Medivh, que era peça essencial do combo que dá nome ao deck, e o segredo Duplicar, esse deck também desaparecerá do formato Standard.
- Fatigue: Esse deck usava o Arrota Lodo e o Necrolorde para se proteger de decks agressivos, além do Robô de Cura Vintage e Duplicar. Não é possível dizer que ele desaparecerá, mas terá que encontrar novas formas de se manter no jogo.
Guerreiro
- Control: O Guerreiro sofrerá com a perda de sua Mordida da Morte, Arrota Lodo e a Dama Escudeira, todos eles grandes recursos contra decks agressivos.
- Patron: O Patron com certeza sofrerá imensamente e corre o risco de sumir no formato Standard. A perda de dois efeitos de Redemoinho, como a Mordida da Morte e o Carniçal Instável, acabará com o combo.
Caçador
- Midrange: As perdas mais significativas para esse deck serão a Teceteia, o Cientista Louco e o Rastejante Assombrado. As feras de custo baixo eram de grande ajuda para ativar o Comando para Matar, e o cientista possuía grande sinergia com o Arco Hastáguia.
- Face: O nosso odiado Face Hunter perderá sua Glaivezuka, o Rastejante Assombrado e o Cientista Louco, que julgo ser o mais importante pelo ganho de tempo. Como esse deck está pouco presente no competitivo
e é odiado na ladder, não fará falta.
Druida
- Midrange/Combo: A maior perda desse deck certamente é o Vulto de Naxxramas. Além de possuir um potencial de dano imenso para o combo, ele também funcionava como moeda de troca com criaturas altas, se deixado vivo por muito tempo. Com a perda de seu principal Drop 3, esse deck provavelmente será forçado a usar a Druida da Chama em seu lugar. Esse deck também se beneficia da remoção do Repugnaz, que muitas vezes atrasa a realização do combo.
- Face: Esse arquétipo perderá o precioso Aníquilus, fortíssimo para agressão no early game.
Ladino
- Oil: O Óleo de Arma do Faz-tudo era a peça chave para o deck criar uma Rajada de Lâminas Monstruosa. Por ser um deck com poucos lacaios, a perda do Robô de Cura Vintage e Retalhador Guiado serão bem impactantes.
- Mill: As principais perdas desse deck são as mesmas de quase todos os arquétipos Mill: Robô de Cura Vintage, Necrolorde e Espadas Dançantes.
Bruxo
- Reno: Há uma série de perdas para esse arquétipo: O Robô de Cura Vintage, especialmente com o grito de guerra duplicado;Implosão de Diabretes; Petisco Zumbi; Feugen e Stalagg, em algumas variações; Bomba Negra; Arrota Lodo para proteção; entre outras cartas.
- Demon: O Demonlock sofre uma enorme perda com a remoção da Implosão de Diabretes, Arauto do Caos e Mal’Ganis, todos com extrema sinergia entre si.
- Hand: O Handlock, que não tem sido muito visto ultimamente, sofre poucas mudanças. As únicas remoções significativas são a Bomba Negra, Arrota Lodo e o Robô de Cura Vintage.
- Malygos: As perdas do Malylock são semelhantes às do Hand, com ênfase na Implosão de Diabretes e Bomba Negra.
- Zoo: O Zoo sofrerá uma série de baixas com o formato Standard. Irão embora a Implosão de Diabretes, o Rastejante Assombrado, Ovo Nerubiano, Repugnaz e Arauto do Caos.
Shaman
- Mech: Assim como foi o caso do Mech Mage, a perda de seus mecanoides extinguirá esse arquétipo completamente.
- Aggro: Nesse deck, praticamente não há mudanças. A única carta perdida com o Standard é Estalar.
- Midrange: Esse arquétipo também terá pouquíssimas mudanças. A remoção do Estalar, Rastejante Assombrado, Petisco Zumbi e, em algumas variações, Neptulon.
Paladino
- Secret: Esse deck sofrerá uma série de perdas, e provavelmente passará por enormes mudanças se continuar no meta. A perda de Vingar, Minirrobô Blindado, Preparação de Batalha e Engrenomalho certamente causará um enorme impacto.
- Midrange: Esse arquétipo terá as mesmas perdas do Paladino Secret, e mais. O Intendente, que combava com a Preparação de Batalha, também irá embora. Além disso, esse deck contava com Repugnaz e Arrota Lodo.
Sacerdote
- Control: Esse deck perderá uma série de cartas essenciais para o Sacerdote conter a agressão inimiga: Bomba Luminosa, Necrolorde, Arrota Lodo, Luz dos Naarus, Escolhido de Velen, Sectário Sombrio, Petisco Zumbi, Encolhista, Vol’jin e outras mais.
- Dragon: Esse arquétipo terá menos perdas do que o Control. Como destaque, temos o Arrota Lodo, Escolhido de Velen e Bomba Luminosa.
Lembrem-se! Se você não é um jogador do meio competitivo, essas mudanças não significam nada para você! Você pode continuar jogando no modo Wild normalmente numa ladder separada!