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O sistema de Cristais de Mana é a parte central do gameplay de Hearthstone. Ele dita o que você pode jogar em cada turno, então cada deck deve ser construído com a mana em mente, senão os jogadores podem ficar travados com cartas inúteis na mão. Cartas como Crescimento Silvestre, Avivar e Preparação se tornaram algumas das cartas mais fortes no jogo, já que elas essencialmente “burlam” o sistema de mana. Decks em geral devem tirar o maior valor em cada respectivo turno, e isso é alcançado jogando a melhor carta disponível enquanto utilizando cada cristal de mana.

O que significa que no turno quatro você quer jogar um lacaio de custo (4), por exemplo. Isso sempre fará parte de Hearthstone, mas o que acontece quando isso vai longe demais?

Druidas (Druida Midrange em particular) são criticados por ser uma classe fácil de jogar e muito efetiva. Ela usa duas das cartas mencionadas anteriormente que ajudam a “trapacear” o sistema de curva de mana, e quando elas são usadas efetivamente,  isso pode ser tornar um jogo bem unilateral.

Só imaginem a seguinte jogada:

É um valor de 14 cristais de mana no turno 4. Isso é uma linha de jogo que os jogadores de ladder e de torneios são vítimas desde o começo de Hearthstone.

tempo storm - imagem - curva

Enquanto a maioria veio a concordar com a função do Druida no meta game, e o fato dele ser a classe que é mais capaz de manipular os cristais de mana, uma nova ameaça tomou o centro das atenções: Paladino Segredo. Este deck tira vantagem da dependência da curva de mana em Hearthstone de um jeito diferente; ao invés de manipular a quantidade de mana que pode-se usar, ele simplesmente usa os lacaios mais efetivos em cada turno da curva. A curva ideal será provavelmente similar à seguinte:

O primeiro Campeão Mundial de Hearthstone, Firebat, fez um vídeo famoso discutindo este fenômeno e as implicações negativas que isso pode causar no jogo se todos os decks desenvolvessem um plano similar. Até agora, nós falamos sobre Paladino Segredo e Druida MidRange, dos quais, ambos maximizam a curva e permanecem firmes como decks tier 1 tanto no cenário da ladder quanto no dos torneios.

O que chateia a maioria dos jogadores sobre “Curvastone”, ou jogos decididos pela melhor curva e (aparentemente) nada de pensamento estratégico, faz o jogo parecer igual jogo de paciência. Se você está lá recostado, relaxando enquanto joga sua curva de Paladino Segredo (como visto acima), ou jogando um Dr. Cabum no turno 2 com Druida esperando pelo seu oponente conceder, é algo raro você se ver raciocinando sobre o andamento desses jogos.

Para um jogo onde o objetivo é a estratégia, ter formas que facilitam e aceleram demais o seu jogo enquanto o seu oponente não tem o que fazer, pode ser um problema dos grandes.

Para um jogo baseado em turnos como Hearthstone onde a ideia principal é o elemento da estratégia, isso pode ser um problema. No momento, podemos dizer que a maioria dos jogos de Hearthstone não é assim. Quando a curva de fato acontece, seja durante a ladder, ou assistindo alguém ser atropelado em um torneio com zero esperança de revidar, ela é bastante evidente. Todos os decks tem a possibilidade de atropelar os oponentes se as compras vierem perfeitas, desde que seu oponente faça compras bastante fracas. A diferença com Paladino Segredo e Druida MidRange é, e não é possível enfatizar isso o suficiente, sua curva importa mais do que pequenos erros técnicos em jogadas. Isso é algo que jogadores competitivos desprezam já que passa a ser mais sorte do que habilidade.

Por que a Blizzard quer “Curvastone”

Se olharmos apenas para o contexto dos jogadores competitivos, é difícil entender  por que a Blizzard permite Paladino Segredo e Druida serem tier 1 com tão pouco poder de decisão dos jogadores durante as partidas.

A preocupação principal é a diversão para cada nível de jogadores.

O que temos que lembrar é que a base de jogadores de Hearthstone é gigantesca, e a base de jogadores competitivos é minúscula em comparação. Não é pequena de jeito nenhum, mas estamos falando de milhões e milhões de contas que jogam Hearthstone. A vasta maioria desses jogadores são casuais. Não faz sentido algum para a Blizzard criar cartas e pensar estratégias somente com a galera competitiva em mente. Enquanto é ótimo que haja grandes torneios patrocinados para atrair platéia e “hype”, eles na verdade não são a preocupação principal – a preocupação principal é a diversão para cada nível de jogadores. 

Muitas pessoas postam que alcançaram Lenda (Inclusive eu uhul haha), ranque 5 ou qualquer outro ranque pela primeira vez, orgulhosos de suas novas conquistas. Em meses recentes, tem havido uma tendência nessas postagens: a decklist usada para a conquista ou o screeshot quase sempre é de Paladino Segredo. Estou falando de algo em torno de 95% sendo Paladino Segredo (pelo menos). Não é um engano que provavelmente seja o deck mais forte atualmente no jogo, ele também é um dos mais fáceis de se entender e jogar, levando a novos bem sucedidos.

Os jogadores casuais que nunca atingiram Lenda são a espinha dorsal de Hearthstone. Jogadores competitivos podem trazer o hype. Talvez os jogadores novatos descubram o quão bom é o Paladino Segredo, aprender a importância de uma boa curva, e atingir o maior ranque que ele jamais alcançou nesse mês. Será possível aprender estratégias mais complexas depois disso? Talvez sim, talvez não.

Depois de um certo ranque, o paladino de segredos começa a pedir que você pense mais sobre as jogadas. E a partir do ranque 5, nem sempre jogar na curva é a melhor opção. Não ter um board contra um druida e querer colocar o Desafiante, é pedir pra tomar remoção e você voltar para o seu turno sem nada.

Achando o Balanceamento Correto

Quando escolhemos um deck para competir, procuramos algum elemento que vá ajudar na curva de mana, tanto para manter o nível de habilidade razoável quanto para ser um subproduto do sistema de mana. O truque é manter isso balanceado com decks que requerem muito pensamento, e identificar onde diferentes decks se encaixam nesse especto.

De maneira recíproca, os decks que requerem o maior nível de pensamento e planejamento são os decks de combos.

Nem todo deck agressivo se encaixa nisso. Mesmo decks agressivos com um plano de jogo linear, como Xamã Agressivo, requer muita habilidade para saber quando se conter para certos feitiços e lacaios. Isso é incrivelmente evidente em mirror matches. Os ofensores principais são os decks que tendem para o lado mid-range. De maneira recíproca, os decks que requerem o maior nível de pensamento e planejamento são os decks de combos. Exemplos são o Guerreiro Montinho (tanto o de antes do nerf da Capitã quanto o pós nerf), Ladino Óleo e Milagroso, e Mago Congelante. Nós temos visto nerfs nesse tipo de deck mais do que em qualquer outro, em cartas como Leiloeiro de Geringontzan e Capitã do Brado Guerreiro, porque nas mãos de um piloto muito habilidoso, elas permitiam a esses jogadores fazerem coisas que simplesmente não eram divertidas de se enfrentar. Esses decks eram muito mais poderosos e representativos do que um Paladino Segredo com curva de mana perfeita. Atualmente, nós estamos numa situação no meta onde eles ainda são permitidos existir, e em ranques relativamente altos; o mais recente Meta Snapshot tinha Montinho, Mago Congelante e Ladino Óleo dentro dos top dois tiers de decks – apesar de Druida Midrange e Paladino Segredo reinarem supremos no mais alto topo.

Não há muito o que fazer para reduzir a ênfase que Hearthstone coloca na curva de mana. Desafiante Misterioso realmente colocou o Paladino no auge, mas antes disso ninguém duvidava do poder de cartas como Minirrobô Blindado e Preparação de Batalha. Com algumas das cartas mais poderosas em seus respectivos turnos, as pessoas surtaram. Adicionando Desafiante Misterioso simplesmente deu aos decks, com uma pré-estabelecida curva forte, a mais poderosa jogada imediata de turno 6 do jogo. Nerfs (e talvez bem mais a fundo, definir rotações) podem fazer algumas cartas sumirem e surgirem, mas eu acho que a vasta maioria de decks sempre irá se preocupar com a curva. 

Dito isto, há outras maneiras de mitigar o “problema”. O cenário competitivo de Hearthstone, os torneios, quase sempre acontecem em um estilo melhor-de-cinco, forçando os jogadores a preparar múltiplas estratégias, independente do formato. Enquanto jogos podem ser vencidos e perdidos pelo fato de alguém estar curvando sem se preocupar em anular o jogo do oponente, a ideia é que a rodada inteira não seja decidida apenas em “curvas”.

No momento, Paladino e Druida são dois dos decks mais comuns em torneios, o que significa que até o meta de torneios está afetado por isso como nunca antes.

Com a adição de novas expansões, eu esperamos que a ênfase seja levemente reduzida, mas é verdade que a estrutura de torneios dá aos jogadores muito mais oportunidade de sua habilidade brilhar do que a ladder. A principal razão de tantos jogadores estarem chateados com o nerf da Capitã é porque antes do nerf era comum ver qualquer jogador profissional dando duro para pegar Lenda Ranque 1 com Guerreiro Montinho, que era longe de ser um deck centrado na curva.

Ainda resta ser visto se a ênfase na curva se tornará um tipo de problema em Hearthstone. Confiamos na equipe de criação, pois nos impressionamos tanto com a criação de cartas quanto com nerfs apropriados. Mas assim como o problema com o RNG, “Curvastone” é algo que pode teoricamente sair de mão com apenas um equívoco.

RNG e ênfase na curva são como um tempero; em alta quantidade pode sobrecarregar a refeição, mas na quantidade certa pode na verdade melhorar ela. Por isso aqui estou torcendo para que isso não se torne um problema no futuro.

Texto traduzido e adaptado livremente do artigo escrito e publicado pelo Christian Van Hoose no TempoStorm. Vocês podem acessar o link em inglês clicando AQUI.

Quais seus pensamentos a respeito do relacionamento de Hearthstone com decks baseados na curva? Se você acha que eles estão muito presentes ou poderosos no meta agora ou se você acha que o meta é substancialmente variado, adoraríamos ler suas opiniões nos comentários abaixo. Até a semana que vem, boa sorte, e lembrem de jogar na curva!

Beijinhos! ♥