Fala pessoal! Hoje trago à vocês um vídeo que o canal oficial de Hearthstone compartilhou no último dia 9, onde o game designer sênior Ben Brode aborda o feedback que tem recebido da comunidade em relação a lançamentos recentes de conteúdo e como eles afetam novos e atuais jogadores.
O vídeo está em inglês, e não tem tradução ainda. Vou comentar com vocês o que é falado nele:
Ele comenta sobre dois problemas que a comunidade de Hearthstone têm enfrentado em relação à chegada de novo conteúdo e eles estão trabalhando para resolver isso.
Lançamento de conteúdo novo causa problema a quem?
Ben Brode diz que conteúdo novo causa problemas a pessoas que jogam pouco e a novos jogadores, porque há muitas cartas nova que eles precisam possuir para competir com os outros jogadores. O fato de ter sempre conteúdo novo acaba intimidando estes jogadores.
Outro problema é o “poder das cartas”. A cada novo conteúdo são acrescentadas cartas poderosas que acabam batendo cartas de conteúdo anterior, ou cartas que fazem com que cartas antes não muito utilizadas entrem no metagame.
Exemplo: Existe um lacaio 4/4, e na próxima expansão adicionam um 4/5 para que sobreviva ao 4/4 do conteúdo anterior.
Foi um desabafo bem sincero, e não é comum recebermos isso de outras empresas de jogos, podemos ver claramente que a Blizzard tem se preocupado com a satisfação dos jogadores e tem pensado numa forma de fazer com que tudo seja o mais equilibrado possível para os mais variados tipos de jogadores (novos, antigos, casuais e profissionais), e para isso eles contam com feedback da comunidade. Tudo está sempre sendo analisado e estudado para recebermos tudo com qualidade. E nós temos muita voz pra isso e temos todo o direito de sugerir e reclamar, desde que feito de forma construtiva!
Eu acredito que os problemas em relação ao conteúdo são reais e bem dolorosos aos jogadores e tenho sugestões que poderiam minimizar os impactos negativos com a constante chegada de conteúdo novo
- Contenda de Taverna teria mais que 1 pack de recompensa
(poderia ter mais um pack depois da 100ª vitória, ou algo do tipo)
- O pack da Contenda de Taverna ser “MISTO”
(em que as 5 cartas fossem aleatórias, podendo ser do Clássico, Goblins vs Gnomos e O Grande Torneio)
- Facilitassem a obtenção de pó. Isso ajudaria MUITO a criação de cartas essenciais por jogadores novatos
(Digamos que se você possui todos os seus heróis com nível menor que 20 as cartas clássicas custariam X a menos de Pó para serem criadas. Isso resolveria a desigualdade de jogadores novos)
- Aumento de missões (liberar mais que uma missão por dia)
- Missões com recompensa em pó
O que vocês acham dessa constante mudança do metagame com expansões novas/modo aventura que acabam por abrir um abismo de diferença entre jogadores antigos/assíduos e jogadores novos/casuais?
Vocês tem sugestões quanto a esses problemas? Compartilhem com a gente o que vocês esperam do Hearthstone!
Beijinhos da Day!! <3