X

Olá queridos aventureiros! Hoje mostrarei a vocês uma tradução e adaptação livre de um texto compartilhado no Hearthplayers pelo jogador “Subzerowinsem que ele esclarece algumas dúvidas simples que ele recebeu e que alguns de vocês devem ter tido algum dia. E o mais importante, reparem no último item, no terrível azar que o oponente dele teve :p

  • O que acontece quando o tempo de Mulligan chega a [0]? As cartas são mantidas ou todas elas são trocadas como se você tivesse solicitado trocá-las?

Quaisquer cartas que você tenha marcado com um grande X vermelho são enviadas de volta ao baralho como se você tivesse clicado em confirmar. Elas são substituídas como em qualquer mulligan normal. Quaisquer cartas que não tenham sido clicadas permanecem na sua mão como se você tivesse escolhido ficar com elas.

  • O que eu deveria jogar aqui?

HiP 1.4

As vezes, a resposta é “DEPENDE“, mas podemos descobrir a jogada certa. Finja que tem tempo infinito para fazer a escolha. Como você começaria a elaborar a resposta certa? Você deveria fazer uma árvore de decisão. Jogadores profissionais passam por isso. No começo, parece que leva uma eternidade, mas com a prática ficará com o raciocínio mais rápido.

1º PASSO: Comece com os “dados disponíveis“. Estes são os fatores que não irão mudar, não importa qual escolha faça. Por exemplo, é o turno 8. De acordo com isso, você tem uma base de 8 cristais de mana para realizar jogadas. Pelo fato de você ter A Moeda, você tem, no máximo, 9 de mana. Você tem 8 cartas na mão e nenhuma maneira de comprar mais. Enquanto você possui mais cartas na mão que seu oponente, você está perdendo por 3 pontos de vida e para piorar, tem zero presença de campo. Por outro lado, seu oponente tem uma enorme criatura 7/7 (Dr. Cabum) e 4 bombas 1/1 com um desagradabilíssimo efeito de último suspiro.

2º PASSO: [A] Agora nós simplesmente detalhamos cada uma das opções que você tem, de acordo com os fatores acima que não podem ser alterados. Fazer uso eficiente da mana geralmente significa jogar sua carta de maior custo, e usar qualquer mana extra em cartas menores. Seu maior lacaio é o Velho Retalhador do Sneedde de custo 8. Ele tem um corpo forte sendo um 5/7 e quando morre, ele evoca um lendário aleatório. Quando se está perdendo é preciso arriscar, e as vezes um lendário aleatório pode ajudar.

  • PRÓS: Ele usa toda sua mana, o que é bom pois você não ganha nada guardando mana para depois. Se ele morrer, você talvez possa pegar um lendário que possa te ajudar a virar o campo a seu favor.
  • CONTRAS: Ele morre imediatamente para o 7/7 do oponente. Pior ainda, lendários aleatórios não são lá tão divertidos dado o quão para trás você está. Tirion Fordring seria legal, Mal’Ganis estancaria um pouco do sangramento. Outro Velho Retalhador do Sneed seria divertido e de alguma forma útil, e Malygos poderia ajudar em conjunto com suas outras cartas. Poderia ser útil dada a natureza frágil das bombas e como isso criaria alvos perigosos para os últimos suspiros do seu oponente. O resto dos nossos amigos de gema laranja seriam um tanto desapontadores.


2º PASSO: [B] Invocar o Arrota-lodo e ter 3 manas sobrando. Que seriam usadas para curar por 2 ou usar A Moeda e jogar Sacerdalma Auchenai. Você tem a opção de usar o Círculo de Cura para dar dano no campo todo (mas eu não o faria neste caso).

  • PRÓS: Arrota-lodo tem 5 de resistência, e se transforma em um 1/2 com provocar após a morte. Ele pode absorver mais que 5 de dano. Por exemplo, se Dr. Kabuum ataca o Arrota-lodo ele absorve 7 de dano. A gosma que sobra pode então bloquear o ataque de uma bomba e talvez a outra, ou então, algum dano do último suspiro. A cura também ajuda, assim como a Sacerdalma agindo como um chamariz para bloquear alguns tiros das bombas.
  • CONTRAS: O Dr. Cabum derruba o arrota-lodo fácil, e as bombas poderiam ainda fazer o trabalho de derrotá-lo. Usando a moeda e chamando a Sacerdalma não seria de melhor uso também, já que provavelmente morreria e custaria a você a habilidade de usar o combo com Circulo de Cura mais tarde, onde isso mataria todos os lacaios de graça.


2º PASSO: [C] Jogar Vol’jin, roubando os 7 de vida do Dr. Cabum (fazendo com que Vol’jin seja um 6/7 e Dr. Cabum 7/2). Com sua mana restante você poderia se curar ou usar a moeda e chamar a Sacerdalma Auchenai. Isso mataria todo o campo dele, e/ou limparia seu próprio campo ou causaria a você um dano pesado.

  • PRÓS: Isso acabaria com o campo dele. Ele tem 2 cartas na mão então talvez seja difícil para ele se recuperar. Você poderia também manter um de seus lacaios dependendo da aleatoriedade das bombas, então talvez você fique melhor ao invés de empatado. Você tambem está com um total de vida suficiente para ser capaz de ser atingido por alguma das bombas sem problemas. Dado o quão atrás você está em presença de campo, é bom você ter uma opção “de volta a estaca zero“.
  • CONTRAS: Isso custaria muito de seus recursos e você poderia levar muito dano.


2º PASSO: [D] Jogar Nova Sagrada.

  • PRÓS: Mataria 4 dos lacaios inimigos e curaria você em 2 pontos de vida.
  • CONTRAS: Tudo. Mataria 4 dos lacaios inimigos, mas sem nenhum alvo para as bombas, você seria atingido por todas as explosões. As Bombas podem causar entre 1 a 4 de dano, em média 2.5 de dano. Você se curaria em 2, mas levaria 4×2.5 de dano então provavelmente perderia 8 de vida neste caso. O mínimo que você pode perder são 2 pontos de vida (2 curados – 4 bombas tirando 1 de dano). O máximo que você pode perder são 14 pontos de vida (2 curados – 4 bombas tirando 4 de dano). Nenhum desses casos seriam bons quando seu oponente teria 9 de mana, 3 cartas, e um 7/5 no campo em seu turno seguinte.


2º PASSO: [E] Jogar Sylvana Correventos e curar você em 2 pontos de vida.

  • PRÓS: Mostraria Sylvana como uma carta forte e, se seu oponente jogar errado “E” ser azarado, você pode roubar um 7/7.
  • CONTRAS: Nunca é sábio esperar que seu oponente seja pior que você. Esta opção é muito lenta e deixa você aberto para um ataque forte na sua cara. ou esperar que um oponente cauteloso simplesmente mataria sua Sylvana e torceria para você roubar uma bomba (4/5 de chance de acontecer, assumindo que seu oponente não jogue nada antes).


A e C são as mais fortes opções. Eu prefiro a C, já que ela da a você a melhor chance de virar o jogo. Quando se está para trás, o que resta é achar chances para vencer – mesmo que elas sendo remotas.

  • Houve uma diferença de 3 cartas desde que estive no ranque lenda na temporada passada. Estive 70% das vezes contra Caçadores. Eu não sei o que está acontecendo.

O meta muda frequentemente. Essa é só uma maneira bacana de descrever os tipos de decks que estão sendo usados em qualquer servidor em qualquer dia. Alguns decks são populares por um motivo ou outro, portanto, os decks que são bons hoje, podem ser ruins amanhã e não mais funcionar.

Vamos simplificar isto para explicar esse fenômeno rapidamente. Assuma por um minuto que seus ancestrais jogaram uma versão das cavernas de hearthstone. Havia somente 3 baralhos disponíveis – armor-upPedra, Papel e Tesoura. Pedra vence Tesoura, Tesoura vence Papel, e (por algum motivo) Papel vence Pedra. Se 50% dos baralhos jogados no seu servidor são baralhos de Pedra, com qual baralho você quer jogar? Papel! Se 95% dos baralhos são Tesoura, você escolheria o grande baralho de Pedra que acabou de fazer.

Hearthstone funciona do mesmo jeito. Vamos dizer que o ideal contra um tradicional deck de Mago Congelante é um deck Controle. Se metade dos decks que você vê no jogo ranqueado são Magos Congelantes, é hora de usar aquele botão de adicionar armadura.

Então, de volta a pergunta… muitas coisas estão acontecendo!

Talvez aquelas 3 cartas façam uma diferença e mudem o estilo de seu deck para algo que seja mais facilmente “counterado/contido” pelos decks que você está enfrentando. Talvez o tipo de Caçador que você encarou seja diferente do tipo de Caçador que você está encarando agora. Facehunter é diferente de Caçador MidRange que é diferente de Caçador Controle. Além do mais, com as novas cartas lançadas o panorama muda ainda mais desde a última temporada. Mesmo que todas as cartas da Montanha Rocha Negra estejam sendo aos poucos adicionadas ao meta, qualquer nova interação de novas cartas muda todo o escopo de quais baralhos são viáveis.

Também tenha certeza de usar um programa de rastreamento caso ainda não esteja utilizando. Eu não sei se os 70% que você citou vem de dados reais ou só um palpite. Mas assim que você começar a rastrear você saberá com certeza e poderá dizer quando o baralho que você usa está ou não funcionando – e por quê.

  • O que acontece quando você retorna uma criatura para a mão do oponente e a mão dele está cheia?

Se você retorna uma criatura para a mão do oponente e a mão dele está cheia, a criatura morre. Se retornar uma criatura com último suspiro e a mão estiver cheia, a criatura morre e o último suspiro ativa. Então preste atenção se vale a pena de acordo com o estado atual do campo.

  • Dano Infinito, o que aconteceu nessa cena? (foi um baita azar :p e sorte muito bem aproveitada pelo Subzerowins )

hip 5

Aqui, o Sacerdote inimigo usou Retalhador Guiado. Ele possui um último suspiro que invoca um lacaio de custo 2. Ele também tinha uma Sacerdalma Auchenai, que transforma as curas que você realiza em dano. Ele matou o Retalhador do oponente que evocou uma Senhora da Dor. Esta carta, sempre que ela dá dano, ela restaura a mesma quantidade de vida do herói aliado.

Subzerowins em busca de justiça e glória e tudo que há de bom, causou dano à Senhora da Dor do sacerdote. Ela tentou curar o herói inimigo desafortunado em 1. Sacerdalma Auchenai converteu aquilo em dano. Isto, no entanto, de algum modo atribuído a Senhora da Dor e NÃO a Sacerdalma Auchenai. Porque Senhora da Dor deu um de dano ao herói inimigo, e como ela foi responsável por CAUSAR DANO ela tentou novamente executar seu efeito que é o de curar o herói em 1 de vida o que resultou novamente na conversão de cura em dano da Sacerdalma Auchenai causando outro ponto de dano ao oponente. Isto entrou em um “loop” até que o inimigo morreu uma morte infinitamente dolorosa. (Conseguiram entender que jogada desastrosa foi essa? Só sei que eu ri bastante huauhauha e no lugar do oponente eu tiraria o retalhador guiado do deck só de raiva :p )


Então é isso pessoal, tem bastante coisa legal no Hearthplayers se alguém tiver interesse de ver traduzido algo legal de lá me dá um toque 😀

Gostei da ideia do subzerowins sobre responder dúvidas sobre “o que jogar nessa circunstância” se vocês tiverem interesse podemos abrir um espaço para responder essas dúvidas aqui no site 😀

Estamos com planos de fazer uma coluna semanal de Screenshots de Hearthstone com jogadas que foram muito bem boladas, cheias de sorte, azar e macumba! Se alguém quiser ver sua SS comentada aqui, manda pra gente!! o//

Beijos e até a próxima 😀