X

Oi pessoal!

Bem, o assunto de hoje são Decks! Mais precisamente um que acabou ficando bem famoso logo após o lançamento de Goblins vs Gnomes: o Mech Mage.

No início da temporada vários jogadores passaram a usar essa estratégia quase que ao mesmo tempo, mas a popularidade desse deck cresceu logo após o jogador StrifeCro ganhar o primeiro torneio pós GvG com o dito cujo.

O deck Mech Mage tem como o objetivo manter o controle sobre a mesa tendo um gasto de mana inteligente, eliminando todos os lacaios que o inimigo jogar no campo. O segredo é ter vantagem na mesa e não na quantidade de cartas que ainda restam, ou seja: vai fundo e coloca tudo que vier pela frente (pensando antes, claro, por favor xD).

No geral as cartas do deck são boas, porém o diferencial está no conjunto: saber usar combinações é o mais importante, e isso vai fazer toda diferença no decorrer do jogo. Portanto, analisar a partida como um todo é um ponto crucial.

Pra quem investiu seu tempo em conseguir as cartas do GvG, o Mech Mage é um prato cheio, pois a grande maioria das cartas utilizadas no deck faz parte da temporada.

Se observarmos a curva de mana do deck podemos perceber que o Early e o Mid Game (começo e meio de jogo) são as partes mais importantes: são elas que vão definir o seu domínio na partida. Se tudo correr bem nessas duas partes, a vitória será praticamente garantida.

curva-mana-mechmage

Bora conferir a composição do deck? A lista de cartas é a seguinte:

Cartas Específicas de Mago:

2 x Seta de Gelo: Carta básica pra eliminação. O grande lance é o custo-benefício e o objetivo de manter o controle da mesa.

2 x Rompe-neve: Também um ótimo custo-benefício – uma carta 2/3, com custo 2, e com efeito congelar, o que pode ajudar muito em vários momentos (quem nunca se desesperou com um Alexstrasza na mesa, e correu pra congelá-la porque não ia conseguir matar naquela rodada que atire a primeira Hearthstone).

2 x Bola de Fogo: Deck de Mage sem Bola de Fogo = não tem graça.

2 x Mago Explosivo Goblin: Causa 4 de dano distribuído entre inimigos aleatórios quando você tem um mecanoide na mesa. Se tudo estiver correndo bem, provavelmente haverá um, logo o efeito é certeiro. Se a carta vier no momento exato da curva (ou mesmo em 3 de mana, combinado com a moeda), muito provavelmente o seu oponente terá lacaios com pouca vida, logo há uma grande chance de a mesa ser limpa (ou de eliminar aquele lacaio chato que ficou com 1 de vida).

Cartas Neutras:

2 x Gnomo de Corda: Boa carta pra Early Game, por possuir custo 1 (perfeita pra primeira rodada, ou pra combinações em rodadas futuras) e adiciona à sua mão uma Peça Sobressalente ao ser destruída. Peças Sobressalentes são, para quem não sabe, cartas de magia com custo 1. São sete tipos:

  • Lâminas Rodopiantes: Conceda +1 de Ataque a um lacaio.
  • Retroceder Tempo: Devolva um lacaio aliado à sua mão (diquinha: lembra-se do Mago Explosivo Goblin? Um ótimo combo é: na rodada em que ele já pode atacar, use-o. Se ele continuar na mesa, e você tiver um mecanoide, retorne-o à sua mão e o jogue-o de novo: voilà! Mais dano nos inimigos!)
  • Chifre Enferrujado: Conceda Provocar a um lacaio.
  • Chave Reversora: Troque o Ataque pela Vida de um lacaio.
  • Camuflagem Instável: Conceda Furtividade a um lacaio aliado até o seu próximo turno.
  • Resfriador de Emergência: Congele um lacaio.
  • Blindagem: Conceda +1 de Vida a um lacaio.


2 x Mestre da Engrenagem: Este lacaio ganha +2 de Ataque quando há um mecanoide na mesa. Ótimo pra fazer combos.

mech mage2 x Azucrinatron: Possui Provocar e Escudo Divino. Apesar de pouca vida, é chatinho e faz o inimigo perder uns pontinhos de vida, então vale a pena.

2 x Mecano-traslador: Os Mecanoides custam 1 a menos. Útil no Early Game.

2 x Golem Colheiteiro: Esta carta já estava no jogo antes da GvG, mas com a nova temporada ela foi classificada como mecanoide. Segue o objetivo do deck: Ter controle sobre a mesa.

2 x Tanque Aranha: “Ah, mas essa carta não tem Grito de Guerra, nem Último Suspiro, tá aí pra que?”. Essa carta tem custo 3 e é 3/4. Com alguma Peça Sobressalente, ou usada em um combo, pode ser muito importante na estratégia.

2 x Técnico da Vila da Gambiarra: Tendo um mecanoide na mesa, ele ganha +1/+1 e ainda adiciona uma Peça Sobressalente à sua mão. Na minha opinião é uma das cartas mais bacanas da temporada, por ter um bom custo-benefício e efeitos que podem fazer muita diferença no decorrer da batalha (além de ter o melhor nome, convenhamos).

2 x Retalhador Guiado: Quando destruído, esse lacaio invoca um lacaio aleatório que tenha 2 de custo de mana(estando no seu deck ou não). Acredite, você pode ter boas surpresas nesse momento.

2 x Yeti Mecânico: Quando destruído, concede uma Peça Sobressalente a cada jogador. Talvez dar uma peça para o oponente não seja tão bom assim, mas no todo, a carta tem o seu papel por ter uma quantidade de vida relativamente alta.

2 x Draco Lazúli: Eu sou completamente suspeita pra falar desta carta. Desde que consegui craftá-la, ela está presente em todos os meus decks de Mago. Nesse deck, especificamente, ela vem para, além de dar certa vantagem no uso de Seta de Gelo ou Bola de Fogo (o segundo caso é o meu preferido), ser a única fonte de compra de cartas que há em todo o deck.

1 x Repugnaz: Qualquer carta que atrapalhe um Sacerdote chato (ou coleguinha Mago) de lançar alguma magia que acabe com você é super válida (HAHA). Mas falando sério, é realmente um ótimo meio de evitar que o oponente tente destruir a sua mesa lindamente montada numa única cartada (#failgolpeflamejante).

1 x Dr. Cabum: Se durante o jogo a sua estratégia acompanhou bem a curva de mana, provavelmente quando você puder jogar esta carta o jogo estará na sua mão. Neste caso, é só coroar a vitória. Mas se a coisa não estiver muito boa, ela pode ajudar a transformar a situação. A carta tem um corpo excelente, e as duas Robombas podem fazer a sua alegria (principalmente se você jogar aquele Impacto Ígneo sacana estratégico em alguma).

A minha experiência com Mech Mage

Eu posso dizer que esse deck foi o melhor que eu já fiz no jogo, e não, não é exagero. Jogo Hearthstone desde o beta, e esse foi o deck mais consistente e mais eficiente que já usei, não só pelo conjunto mas pela versatilidade. Em vários momentos você pode mudar o caminho do jogo e usar as cartas de maneiras completamente diferentes, e esse é realmente o intuito: fazer com que em qualquer momento da partida você tenha o que descer para a mesa de maneira que você consiga controlar a partida o tempo todo.

Sim, você vai perder com esse deck. Nenhum deck é 100% imbatível, até porque o sucesso não depende somente da escolha das cartas mas sim das escolhas no decorrer da partida. O segredo é sempre tentar eliminar tudo o que o oponente jogar. Todas as partidas que eu perdi com o deck foi justamente porque eu perdi o controle da mesa (ou porque eu fiz alguma burrada por não pensar direito na melhor jogada para o momento).

A melhor forma de conquistar, não só com esse deck mas também com qualquer outro é analisar e conhecer o que você tem em mãos. No início as vitórias virão, mas em algum momento o jogo vai pedir que você pense melhor nas suas escolhas – e ao fazer isso o sucesso chega!

Espero que tenham gostado do guia e que o Mech Mage traga muitas vitórias a todos! Até a próxima, e feche a porta ao sair.

Beijo beijo.

P.S: Se tiverem outras dicas ou contribuições sobre o deck, não deixe de escrever nos comentários! o/