X

Olá pessoal! Perdão pelo sumiço! Andei ocupada e preocupada com coisas pessoais mas hoje resolvi trazer a tradução livre de um post que encontrei no hearthhead que aborda os números de views de hearthstone na Twitch. A Hafu levantou o assunto e outras pessoas relevantes do cenário comentaram sobre isso.

Vocês podem conferir o artigo original em inglês clicando aqui: Hearthhead

Assim como outros jogos no Twitch, Hearthstone atinge picos de popularidade quando conteúdo novo é lançado. Fãs do jogo se juntam para ver como é o jogo nos ranks mais altos, o que os profissionais pensam das cartas novas, quais delas estão sendo usadas, e como os decks estão sendo alterados. Tudo isso leva a um número significativamente maior de espectadores assim que uma expansão é lançada. Ao longo do tempo, esse número diminui conforme o novo conteúdo se torna velho e o meta de Hearthstone se torna mais previsível. Nesta manhã, Hafu tuitou uma imagem contendo o número de espectadores de alguns dos mais populares streamers de Hearthstone e todos eles tem uma coisa em comum: uma queda constante.

Cada um dos streamers que ela mostrou em média tiveram uma queda de 27% na média de seus espectadores nos últimos 30 dias, incluindo Kripp, Disguised Toast, Amaz e Savjz.

“Um pouco preocupada com a audiência de @PlayHearthstone,” tuíta Hafu, “amo o jogo, mas acho que precisamos de atualizações mais frequêntes – os gráficos são dos últimos 30 dias”.

 

 

Apesar disto parecer irreversível, outros streamers de Hearthstone rapidamente apareceram para defender a situação, explicando que isso foi algo completamente normal.

Brian Kibler: Esse é o padrão típico da audiência em cada lançamento 

 Brian Kibler: Tenho certeza que você observará resultados semelhantes em qualquer jogo com atualizações/DLC/etc periódicas. Eu pessoalmente adoraria ver mais lançamentos, mas eu imagino que um grande número de jogadores mais casuais sentiria que o jogo ficou caro demais pra eles e/ou que foram deixados para trás com tanto conteúdo assim

Nesta manhã, Kibler compartilhou essa imagem mostrando os números da audiência de Hearthstone ao longo do tempo para reforçar seu posicionamento.

Frodan, que trabalha na Twitch, possui acesso a todos os números relevantes para esse assunto e explica que tudo isso faz parte do padrão.

“Sim, [Hearthstone] fica em baixa sempre que chegamos ao fundo de uma expansão e irá continuar descendo até a próxima expansão. Eu disse em um tuíte resposta para a Hafu que a projeção para julho é cair ainda mais, mas com a chegada de agosto (que é quando a próxima [expansão] é esperada) irá voltar direto para o topo onde estávamos com O Grande Torneio e Karazhan e com sorte ainda mais alto já que Karazhan foi horrível para os padrões de expansão… a pior de longe na história de Hearthstone no Twitch.

A propósito, uma coisa que vale mencionar é que concorrência de audiência não é e nunca foi a métrica final de todos os elementos. Métricas como [número] de visualizações e minutos assistidos tão ou mais importantes até. Isso mostra o nível de engajamento e quanto tempo as pessoas ficam assistindo, o que, em última instância, é o que mais vende se você estiver em busca de patrocinadores e organizações. Você não vê quantas pessoas estão assistindo simultaneamente um vídeo no Youtube para ter uma idéia de quantas [pessoas] sintonizam. As visualizações de Hearthstone e os minutos vistos no Twitch estão mais em alta do que nunca. O número de pessoas que se sintonizam é bastante estável, não crescendo tão rápido quanto as visualizações / minutos assistidos.

Frodan: Fonte dos dados: Eu trabalho para o Twitch e eu estou literalmente olhando para os dados/gráficos internos agora mesmo.”

Ainda no Twitter, Frodan apresenta isso explicando alguns outros fatores, incluindo o envelhecimento de Hearthstone, o lançamento de novos jogos, e uma falta de inovação entre os streamers. Ele continua comentando sobre esses tuítes no Reddit:

“Isso é complicado porque pode soar como se eu estivesse dizendo que os streamers estão fazendo um trabalho ruim, o que não é o que estou tentando dizer,” Frodan explica, “Eu acho que eles estão indo bem. No entanto, eu não acho que estejam tentando romper limites como o que tem acontecido com o resto do Twitch. Há uma razão de por que pessoas que pegam pesado como SheriffEli e DrDisrespect estejam tendo um crescimento tão rápido não somente por estarem jogando um jogo que é ótimo para a audiência.

“Eu amo demais o que o Amaz fez em coisas como Amaz vs Mundo e 100em10. Hoje em dia parece que todo mundo está apenas dentro de suas bolhas de jogar alguns jogos e então deslogar. Toast é o único streamer de modo constructed tentando fazer coisas divertidas como Twitch joga HS e alexa streams. Streamers de Arena estão tentando colaborar mas esse modo de jogo está uma bagunça e precisa de redenção no momento. Talvez um problema com inovação para os top streamers é o sentimento de um teto invisível que é difícil de quebrar assim que você atinge certo pico.”

O que a Blizzard poderia fazer para ajudar aliviar esse declínio na audiência de Hearthstone? Frodan diz que há muito o que eles poderiam fazer, incluindo um modo 2 contra 2, um sistema real de draft, ou outros novos modos de jogo. O problema disso é a alta barreira da Blizzard de aceitação. Frodan explica que “a maioria das ideias acabam sendo remodeladas ou arquivadas indefinitivamente porque não são boas o bastante. Eles tem um padrão muito alto e um processo de análise para as coisas serem publicadas.

É por isso que a plataforma e a interface é tão boa e top de linha, mas também é por isso que parece que eles se movem na velocidade de uma lesma. 

É claro, o cenário profissional e de streaming de Hearthstone é uma parte incrivelmente pequena, embora importante do cenário de Hearthstone e portanto é duvidoso achar que a Blizzard atentará muito para eles. Afinal, é o jogador de todo dia que mantem o jogo à tona. E mesmo que você veja alguns tuítes de geradores de conteúdo de Hearthstone preocupados, no fim, o jogo está bem. Popularidade sobe e desce dependendo do que está acontecendo no jogo, e é normal que as coisas se acomodem conforme o tempo entre as expansões aumenta.


O que vocês acham sobre essa diminuição de espectadores de Hearthstone?

Grande beijo e até a próxima!

Compartilhe este post!
Share on Facebook51Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest0