X

No dia 11 de maio o site vicious Syndicate publicou seu #47 report.  E no post de hoje vou começar uma série separada por classes falando sobre os decks mais usados, mais fortes e suas matchups.

Mas antes de entrarmos na estatística solo de cada um, vamos falar um pouco sobre o geral e sobre a classificação atual de tier.

Número de jogos

  • Total: 88.500
  • Lendário: <500
  • Ranks 1-5: 13.00
  • Ranks 6-10: 21.000
  • Ranks 11-15: 33.500

Distribuição de classes/arquétipos

Jornada a Un’goro é certamente um dos metas mais diversificados de Hearthstone. Quase todas as classes tem sua presença razoável no meta e nenhum deck está dominando sozinho. Os oponentes encontrados na ladder estão variados e nem sempre você consegue adivinhar com certeza qual é o deck do seu oponente quando a classe é revelada no muligan. Se compararmos o meta com Geringontzan e Karazhan, podemos dizer que Hearthstone foi totalmente reformulado.

Distribuição de Classes/Arquétipos do Rank 5 ao 1

Nos ranks mais críticos para alcançar rank lendário vemos um pouco a predominância de decks agressivos (o que é responsável por tirar o quest rogue do topo). Token Druid é o único arquétipo que sua predominância ultrapassa os 10%, o que é super aceitável.  Warrior ainda é muito popular, o Taunt Warrior é um deck muito forte, mas devido aos seus counters ele desceu um pouco de posição.

Estou contente de ver o mago de segredos jogando (eu que revelei a carta Carrega Cristais do Kabal, presente no deck). Esta semana o deck tem sido muito visto e apresentado bons resultados no rank lendário.

Priest é outra classe que parece muito diversificada, com três arquétipos diferentes com taxas de jogo semelhantes. Silence Priest tem avançado em ranks mais altos de jogo devido à quantidade de sucesso que teve recentemente.

Midrange hunter é o deck predileto atualmente dos jogadores novatos, o deck é barato, jogável e não há necessidade de lendárias nele para que ele seja competitivo. O shaman finalmente está decaindo, há presença no meta, mas em número bem baixo. Warlock está descansando em paz durante esta expansão. Vamos aguardar vê-lo na próxima expansão.

Tiers

A discussão sobre o que é tier 1, tiver 2 e  3 está bem acalorada desde a chegada de Un’goro e as várias fontes (tempostorm, vicious syndicate, hearthstonetopdecks, hearthpwn e afins) não agradam à todos os consumidores de conteúdo que sempre discordam da coleção de deck x ou y em determinado tier. O que falta aos jogadores compreender é: há diferença no tier dependendo do rank, mas por quê?

Jogabilidade dos jogadores e decks predominante naqueles  ranks específicos é vai determinar o que está mais forte e o que é melhor. Como alguns dizem, o meta é  considerado “PEDRA, PAPEL E TESOURA”, o que isso quer dizer? Quer dizer que ele é mutável e totalmente dependente do que é visto em jogo (o que countera o quê e assim por diante). Então antes de julgar e ou discordar do que é tier 1, verifique o rank em que ele está classificado e o alcance para tirar você mesmo a prova se está correto ou não, senão será apenas falácia discordando sem saber 🙂


Encerrando o básico sobre as estatísticas gerais atualmente, vamos para a parte individual. Vamos começar com o Paladino, a classe que está dominando o tier 1/2.

PALADINO

Paladino está fazendo sucesso com vários decks. As listas tem poucos slots flexíveis, que geralmente são usadas para tech cards. A força do paladino de murlocs está fazendo os demais decks enfiarem caranguejo faminto em seus decks para counterá-los. O desempenho de paladino murlocs no campo é impressionante.

Paladino Midrange também contém murlocs, mas tem um core mais modesto deles e mais recursos para lidar  com o oponente, um pouco mais defensivo e responsivo, como Aldor e igualdade. O interessante do midrange é a possibilidade de assumir uma posição agressiva, se a match não exigir que você seja responsivo. A vantagem principal de Paladino Midrange em vez de murloc puro é o controle em algumas matchups, como taunt warrior, por exemplo, enquanto em outras matchs você prefere e precisa ser mais rápido e proativo, como rogue, neste caso, murloc paladino acaba sendo melhor.

Paladino Controle é o arquétipo mais defensivo dos 3 e se especializa em bater em baralhos agressivos, esgotando todos os seus recursos. Agoureiro, piromante e cura substituem qualquer tipo de estratégia proativa de antecipação de jogadas.

*Clique sobre a imagem para aumentá-la*

Agora vamos para as matchups de paladino, lembrando que é baseado em matchs de todos os ranks.

MATCHUPS BOAS PARA PALADINO

Paladino Controle Paladino Midrange Paladino Murlocs
Token Druid – Hunter Midrange Jade Druid – Control Paladin Jade Druid – Ramp Druid
Secret Mage – Dragon Priest Dragon Priest – Priest Highlander Burn Mage – Secret Mage
 Miracle Priest – Silence Priest Miracle Priest – Silence Priest  Midrange Paladin – Dragon Priest
Warlock Zoo Tempo Rogue – Warlock Zoo  Miracle Priest – Quest Rogue
Pirate Warrior Taunt Warrior Warlock Zoo – Taunt Warrior

MATCHUPS RUINS PARA PALADINO

Paladino Controle Paladino Midrange Paladino Murlocs
Jade Druid – Burn Mage Token Druid Token Druid
Midrange Paladin – Highlander Priest Miracle Rogue Aggro Shaman – Control Shaman
Quest Rogue Pirate Warrior  Elemental Shaman
Control Shaman Aggro Shaman  Pirate Warrior
Miracle  Rogue Murloc Paladin  Tempo Rogue

Matchups de paladino no rank Lendário

O hsreplay está com uma função muito bacana para que você acompanha quais cartas geralmente são mantidas ou muligadas, aconselho a dar sempre uma olhada lá nos decks e nas opções de muligan do deck.

Decks populares nas últimas 48 horas

Clique aqui: hsreplay.net/decks/trending/


Nos próximos dias teremos das demais classes/decks.

Bom grinding a todos vocês! <3

Fonte: Vicioussyndicate

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest0