X

Quem nunca usou os emotes para desestabilizar o seu oponente que atire a primeira pedra! Quais os significados por trás de cada emote? Será que temos um padrão? Confira abaixo que interessante!

Artigo escrito por “Zachgoose” e traduzido por “YNavarrette”

No pôquer presencial, comunicação é um aspecto essencial do jogo que pode ser utilizado para dar vantagem a um jogador. A comunicação pode ser usada para pressionar um jogador, blefar, fazer leituras de jogada, ou manipular psicologicamente o oponente de alguma forma. Jogadores profissionais de pôquer mostram como uma de suas habilidades aproveitar-se de toda oportunidade em que puder tirar vantagem e aumentar sua porcentagem de vitória, por menor que seja.

Lançar um emote não é o que normalmente consideramos como algo que de fato faça parte das jogadas de Hearthstone. Contudo, emotes são a única forma de comunicação dentro de uma partida com o seu oponente. Eles podem ser usados para blefar uma jogada deixando a entender uma jogada que tem em suas mãos, para interromper uma linha de pensamento de seu oponente, ou dar um bad manner (BM) e provocar um tilt no seu oponente.

Até jogadores de alto nível são afetados por emotes! Como, por exemplo, o Reynad, que muitas vezes silencia um oponente porque um emote poderia frustrá-lo. Em diversos casos, emote é usado por jogadores dar um BM para influenciar negativamente um oponente. O emote “desculpe” foi removido pelos desenvolvedores porque eles julgaram que era basicamente usado para insultar os jogadores.

Quem não detestava quando tomava o “descupe”? haha

Obviamente, qualquer forma de BM é ruim para o jogo, antiesportivo, mas dar um emote não é tão ruim quanto propositalmente frustrar o seu oponente ou desperdiçar o tempo intencionalmente. No fim das contas, a maioria das pessoas apenas consideram o BM como uma brincadeirinha inofensiva, embora possa ser irritante.

Contudo, todos nós temos dias em que somos tiltados enquanto estamos jogando, e um emote no tempo certo pode nos deixar com raiva ou fazer com que um jogador desista de uma partida em que havia condições de vitória.

Considerando que não há uma influência direta, dar um emote não vai fazer com que você vença um jogo, mas, a longo prazo, pode te ajudar a vencer partidas que não seriam de outra maneira. Em um jogo como Hearthstone em que jogadores têm de vencer centenas de partidas para se mostrarem habilidosos, micro decisões podem adicionar e contribuir para algumas vitórias adicionais.

Quem nunca teve aquela partida em que um oponente está tão atrás que parece impossível que ele tenha um comeback, mas com AQUELA sorte, ele acaba vencendo?! No Hearthstone, vitórias miraculosas acontecem ocasionalmente se um jogador comprar as cartas certas no tempo certo, enquanto seu oponente compra terrivelmente.

Usar o emote é uma boa estratégia para quando você está a frente na partida e quer aumentar a chance de seu oponente conceder, o que remove a possibilidade dos comebacks miraculosos. Digamos que um jogador tenha 4% de chance de vencer um jogo; é eficiente para o tempo dele conceder, mas 4 de 100 partidas vão resultar em vitória.

O uso de emotes enquanto tem o domínio sobre seu oponente pode irritá-lo muito e coagi-lo a conceder a partida apenas para escapar da situação negativa.

Usar emote ajuda a assegurar partidas em que estamos a frente, mas também tem outras vantagens psicológicas. Se você está trolando seu oponente com emotes, há chances de você estar se divertindo mais, que te deixa com uma mentalidade positiva para o jogo. Eles também podem distrair o oponente, fazê-los perder tempo e interromper uma linha de pensamento.

Aqui vão alguns usos de táticas potenciais para cada emote que pode influenciar o psicológico de seu oponente:

  • SAUDAÇÕES

Um ótimo emote para anunciar quando seu oponente está demorando muito com seu turno. Ele sugere “E aí?! Você ainda está aí? Por que está demorando tanto para pensar?” O que pode quebrar a concentração do seu oponente.

  • BEM JOGADO

Geralmente usado para quando a jogada do seu oponente NÃO foi boa. Também pode ser usado para sugerir antecipadamente que a partida acabou quando você está bem à frente de seu oponente na partida e ele não tem quase nenhuma chance de virar o jogo.  Sinaliza que você tem letal na sua mão, então seu oponente deve desistir e se entregar mesmo que ainda não esteja de fato morto.

  • OBRIGADO

Bom para quando seu oponente comete uma misplay que te beneficia diretamente. O seu oponente pode ficar tão envergonhado que eles podem conceder porque eles sabem que estragaram tudo e você está valorizando isso. A principal maneira do uso desse emote, por exemplo, pode ser quando você tem uma Clériga da Vila do Norte no campo e ele cura um minion dele.  É um erro comum e um “obrigado” pode fazer com que seu oponente sinta-se péssimo por tê-lo cometido.

  • UAU

Um emote útil que pode ser utilizado para vários propósitos e que possivelmente é até mais tóxico que o “desculpe”. “Uau” dá uma bela tiltada quando você usa no momento em que tem a resposta perfeita para o campo do oponente. Se você deu um top deck com a carta perfeita para responder ao seu oponente, lança o emote, dá uma pausa por um momento, jogue sua carta, e então deixe a raiva de seu oponente consumi-lo! Um bom uso do “uau” poderia ser quando o seu oponente enche o campo dele com lacaios fracos bem antes de você usar Golpe Flamejante. Destaque especial para a fala do Anduin de “uau” que é tão sarcástica que te faz chorar de raiva!

  • OPA

Se o seu oponente comete um missplay, ou erra na hora de mirar, ou simplesmente não está tendo sorte no RNG, “opa” pode tiltá-lo e fazê-los conceder. Uma oportunidade boa para o “opa” pode ser quando o seu Ardilante ou Mísseis Arcanos erram seus alvos por RNG. O seu oponente provavelmente já está se sentindo frustrado por não ter tido sorte, e o seu “opa” vai botar um dedo na ferida dele!

  • AMEAÇA

Essa mensagem pode ser bem utilizada como uma distração para seu oponente, por exemplo quando ele vai fazer aquela jogada mecânica já pré-planejada ou para quando ele está jogando na corda. Bastante ameaças levam um tempo para serem executadas por completo por terem várias palavras, isso então pode interromper a concentração do seu oponente e fazê-lo dar um missplay ou perder o tempo.

 

Ultimamente, emotes têm se tornado parte importante das partidas de Hearthstone, então eles deveriam ser utilizados para sua vantagem. Hearthstone é um microcosmo dos diversos atributos necessários de jogadores, então, tirar vantagem de cada elemento ajuda a separar os bons jogadores dos ótimos jogadores em centenas de jogos. Aquele emote bem dado irá fazer com que você vença alguns jogos a mais a longo prazo!


Achei bem interessante essa análise sobre os emotes, e vocês o que acharam? Concordam? Já ganhei e concedi jogos por tiltar com os emotes. Já funcionou bastante comigo!

Um agradecimento especial ao Yuri Navarrete pela tradução e indicação do artigo!

Um grande beijo e até a próxima!

Imagens: johnsketchs.deviantart.com

Compartilhe este post!
Share on Facebook62Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest0