X

Saudações direto das matas de Un’Goro minhas caras senhoras e anões! Hoje vamos ver como foi o processo de criação e de implementação da mecânica de adaptação ao game na próxima coleção do jogo, diretamente com o designer Dean Ayala:

Originalmente postado por Blizzard (Forum Oficial)

Dinossauros superpoderosos!

Num post anterior, falamos sobre os quatro pilares da fantasia criada em Jornada a Un’Goro: os dinossauros, os elementais, a exploração e o próprio mundo primitivo. Sabíamos desde o começo que os dinossauros seriam um elemento importante em Un’Goro, mas como estabelecer uma relação especial entre eles e esse universo? Começamos a repensar os dinossauros como predadores-alfa que aprenderam a dominar a energia elemental latente nesse mundo — são dinossauros que evoluíram para expelir lava pelas costas ou se proteger com escudos de energia ativa. Não são comuns… são dinossauros com superpoderes. O que nos leva ao tópico de hoje: Adaptar.

Adaptar é a nova palavra-chave de Hearthstone, relacionada aos dinossauros de Jornada a Un’Goro. Quando um lacaio se adapta, serão apresentadas ao jogador 3 opções (dentre as 10 possíveis) de melhoria do lacaio. Estas são as 10 adaptações disponíveis:

Origens de Adaptar

A primeira versão de Adaptar surgiu no desenvolvimento da expansão anterior, Gangues de Geringontzan. Um conceito que criamos para uma das facções envolvia construir e melhorar criações mecânicas. Sempre que um Mecanoide era jogado, você ganhava um card no estilo Peça Sobressalente que daria ao Mecanoide uma nova habilidade. Acabamos simplificando a habilidade de modo que bastava jogar o Mecanoide e escolher uma melhoria para ele. Adoramos isso, mas na ocasião as mecânicas do Kabal, de Jade e dos Capangas já estavam boas, então decidimos guardar a ideia para o futuro. Quando chegou a hora de fazer um brainstorm para Jornada a Un’Goro, trouxemos de volta a ideia de melhorar os Mecanoides e pensamos que seria perfeita para a história que queríamos contar sobre os dinossauros.

No começo de Un’Goro, havia 20 opções diferentes de Adaptar. Originalmente, havia adaptações que faziam coisas como causar dano a outras criaturas ou permitir que o jogador comprasse cards, mas a história de Adaptar parecia mais coerente quando a expectativa era que o próprio lacaio ficasse melhor. As adaptações que mais interessantes para nós eram aquelas que você escolheria em função da situação do jogo naquele momento, e não aquelas que seriam vistas como vantagem em qualquer contexto.

Jogando com Adaptar

Lacaios com habilidades como Provocar e Escudo Divino ou com valores altos de Ataque e Vida já têm, por si sós, usos interessantes. No entanto, muitos dos cards com esses atributos acabam sendo escolhidos apenas quando combinam com o estilo do deck. Cards com Provocar ou muita Vida geralmente são vistos em decks de controle, enquanto Escudo Divino e muito Ataque são mais comuns em decks de ritmo ou agressivos. Uma das coisas que gostamos na mecânica de Adaptar é que ela lhe dá versatilidade para tomar decisões pouco comuns se a situação assim exigir. Cards com palavras-chave como Venenoso podem criar situações de tabuleiro bem interessantes, mas, se forem pouco versáteis, fica difícil abrir espaço para eles no seu deck. Um dos objetivos de Adaptar era reunir todos esses atributos interessantes e deixar o jogador decidir quando e como usá-los.

Adaptar também tem semelhanças com outra mecânica que criamos para Liga dos Exploradores: Descobrir. Um dos pontos fortes de Descobrir é criar cenários que jamais existiriam se os jogadores só tivessem acesso aos cards que eles colocaram no deck. Ter três opções aleatórias foi um grande passo no sentido de criar situações novas e interessantes para que cada experiência de Hearthstone seja diferente e também divertida. Nosso objetivo com Adaptar era capturar essa mesma sensação, mas com um conjunto de possibilidades pequeno, de modo a permitir uma estratégia e uma reação.

Os cards

Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco do processo de desenvolvimento de Jornada a Un’Goro. Agora que sabem tudo sobre como e por que Adaptar foi criado, vocês devem querer exemplos! Estes são alguns cards com Adaptar que mais gostamos nesse conjunto. Queremos ver vocês testando em breve™.

DRUID__UNG_100_enUS_VerdantLongneck.png

Uma das coisas que gostamos de fazer com uma nova mecânica é oferecer um card que mostre como ela funciona do jeito mais simples. Achamos que o Druida faria mais sentido nesse caso porque é uma boa opção para decks de Fera e pelo menos uma outra estratégia de Un’Goro que vocês podem gostar!

NEUTRAL__UNG_089_enUS_GentleMegasaur.png

Sempre que criamos um card que requer que você monte um deck específico, podemos ser um pouco mais generosos com os atributos do que normalmente somos. O objetivo deste card é ser uma forte opção de finalização para os jogadores que quiserem adotar o estilo murloc.

NEUTRAL__UNG_002_enUS_Volcanosaur.png

O poder de se Adaptar duas vezes oferece mais consistência à ideia de ter o lacaio que você precisa em qualquer situação. Combinar adaptações defensivas, como Provocar e +3 de Vida, pode salvar você de uma enrascada, enquanto combinar adaptações como Furtividade e Fúria dos Ventos pode criar um lacaio que finalize o jogo.

HUNTER__UNG_915_enUS_CracklingRazormaw.png

Embora seja um bom lacaio por si só, Rasgaqueixo Eletrizado pode fazer um combo com lacaios menores para dominar o tabuleiro ou pode ser uma opção interessante de remoção se pegar uma adaptação como Venenoso.

NEUTRAL__UNG_082_enUS_ThunderLizard.png

Adaptar e Elementais… no mesmo card! Queríamos ter alguns bons cards que não fossem elementais, mas tivessem a mecânica “se você jogou um elemental no último turno” para que não fosse tão fácil ativar vários bônus de elementais em turnos consecutivos. Embora qualquer adaptação neste card seja uma opção forte no turno três, o preço é quebrar a sequência de elementais.

PALADIN__UNG_962_enUS_LightfusedStegodon.png

Os Recrutas do Punho de Prata nunca foram tão ameaçadores! Na maioria das vezes, usamos este card para levar vantagem no meio da partida, mas às vezes os astros se alinham e uma jogada dupla de Estegodon Lucipotente no fim do jogo pode resultar, inesperadamente, em uma enorme quantidade de dano.

Estamos superempolgados e espera você se juntar a nós na Jornada a Un’Goro, no começo de abril!

Se me permitem uma sincera opinião sobre esta mecânica, eu diria que o finado biólogo Charles Darwin se admiraria com o que este maravilhoso E-Sport se tornou. A implementação desta mecânica fazendo com que os lacaios sobrevivam ao meio através de adaptação faz com que a edição fique ainda mais rica, pelo menos tratando-se de flavor (sem falar que a adaptação é aleatória, deixando a verossimilhança ainda melhor).

Quanto a mecânica pelo jogo em si, talvez a aleatoriedade tire um pouco da consistência das cartas, o que pode fazer com apenas cards como o Vulcanossauro ou o Estegodon Lucipotente tenham algum impacto (não eles necessariamente, mas cartas que consigam adaptar-se mais que uma vez ou adaptar mais que apenas um lacaio por vez), mas isso só o tempo dirá. Com certeza essa mecânica renderá bons momentos nas Arenas, isso posso lhes garantir!

Que acharam do processo de criação da mecânica? Quem vai ser o primeiro a curvar o Estegodon no turno 4 depois de uma Preparação de Batalha no 3? (spoiler: serei eu \o/)

Grato pela atenção! Kanego às ordens.

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest0