X

Olá! Quem aqui estava com saudades de jogar com mago? Considerem a saudade “matada”. Eu trouxe pra vocês duas listinhas que tem rodado muito na ladder nesse começo de mês e vai servir como uma boa subida de rank pra vocês! Vem ver!

Chega de perder para Xamã e Caçador midrange no ranqueado! Essas duas listas são o counter desses dois arquétipos!

Lembrando que as listas estão no formato Standard/Modo Padrão.

Os arquétipos das listas são:

  • Freeze Face Mage
  • Tempo Mage

decklists-mage-temporada-de-outubro-2016

Jaina Imagem de Destaque

Freeze Mage

Se vocês estão procurando uma forma de vencer a imensa quantidade de xamãs presentes na ladder, minha boa dica é jogar de freeze mage. Então eu trouxe pra vocês a lista do Tom’s, que postou um guia super legal no reddit! E vocês podem conferir a versão original em inglês clicando aqui. Mas se quiser conferir minha tradução adaptada, continue lendo esse post! 🙂

Tom compartilhou com a gente seu WinRate com este deck que foi de 70,4%! Confira só

winrate-freeze-mage-toms

Apesar do deck estar apelidado como “aggro”, ele funciona muito mais como um mago híbrido/congelante. A menos que você esteja contra um deck controle, onde seus lacaios serão usados quase que exclusivamente para o controle de campo, ao invés de ir face. Seu objetivo com este deck é segurar o jogo o mais eficiente possível, até que você possua dano o bastante para matar o seu oponente em 1-3 turnos antes de usar bloco de gelo. Da mesma forma, nova congelante é usada para que você consiga segurar turno ou o dano recebido. No começo do jogo, Moreia de ManaAprendiz de feiticeiro, Acumulador de Tesouros, etc.) são usados para “tankar” alguns danos futuros para você também. Quanto mais tempo você conseguir segurar o jogo, mais chances de comprar caartas de segurar o jogo (nova congelante/bloco de gelo) e as demais cartas para que você possa vencer a partida.

Se você possui 25+ de vida no turno 6, provavelmente você irá ganhar o jogo, pois nesse momento você terá dano e “stall cards/cartas que seguram o jogo” suficientes para matar o seu oponente. É “ok” usar Seta de gelo, e Lança de gelo cedo para te comprar tempo –  Este deck possui dano em abundância, se necessário, você pode se dar ao luxo de gastar esse dano mais cedo em trocas.

Total: 53-55 de dano

Cartas

  • 2x Lança de Gelo: Um componente chave deste deck. Ela pode tanto ser usada como stall card como para finalizar o letal com a Seta de Gelo. É muito usada para segurar  o jogo quando você compra mal.

  • 2x Seta de Gelo:  Porque trata-se de um mago, e porquê raios você não usaria seta de gelo em um mago? haha

  • 2x Imagem Espelhada: Uma excelente “stall card/ que segura jogo”.  Ela deve ser usada tanto para proteger a Moreia de Mana, Aprendiz de feiticeiro, como para impedir um alto dano face ao enfrentar decks aggro e midrange. E é uma carta muito boa contra classe que usam armas.

  • 1x Mago Sangrento Thalnos:  Carta totalmente auto explicativa.  Uma carta que recicla a mão + dano mágico.

  • 1x Agoureiro: 1 é suficiente, 2 é exagero.   Comprar o agoureiro é bem ruim. Nova congelante + agoureiro não é tão relevante como é no freeze mage original. Ele é na maioria das vezes transformado em algo, volta para a mão, é destruído. E esse deck é geralmente mais rápido do que o freeze convencional, então geralmente você não precisa dele para combar com a nova. É geralmente usado para ganhar tempo ou o controle de campo rapidamente. .

  • 2x Moreia de Mana: Um lacaio de earlygame/começo de jogo bem forte. É bastante eficiente contra decks midrange e agressivos, e ir face com ela contra deck controle tamém. É uma carta a ser mantida no muligan. Além disso, a moreia sempre força uma troca, o que te dá tempo e te poupa receber dano face.

  • 2x Acumulador de  Tesouros: Um lacaio que recicla a mão. É bem melhor que a noviça. Porquê a intenção desse deck também é causar dano com lacaios, e se ele não for morto, é 2 de dano a mais para você, seja para trocas ou ir face.

  • 2x Pagem de Medivh: Os dois blocos de gelo da lista permitirá que o pagem alcance seu potencial de dano, pois o segredo permanecerá até que seja “ativo”, ou seja, o jogo todo. O potencial desta carta é incrível, tanto como pressão na mesa, quanto para rushar face. Mas se for necessário, use-a apenas como um lacaio 2/3 para contestar campo ou rushar contra controle no começo do jogo.

  • 2x Aprendiz de Feiticeiro: Tem sinergia basicamente com todo o deck. Ótima para contestar início de campo com feitiços baratos, principalmente com a imagem espelhada. Permite que você desenvolva mais jogadas para comparar tempo contra o seu adversário.

  • 2x Acólito da Dor: Carta que recicla a mão. Um ótimo drop 3. Mas seu valor é extremamente melhor se segurar até o turno 5 para jogá-lo e dar ping nele para obter maior valor de compra.

  • 2x Oráculo da Luz Fria: Reciclar. Não importa se ele der cartas ao seu oponente, se ele não puder fazer nada, por estarem congelados ou você ter bloco de gelo e 20+ de dano na sua mão. Dito isto, não é bom usar o oráculo no turno 3/na curva. A menos que você precise desesperadamente melhorar sua mão, pois dar mais cartas no early game para o oponente, pode dá-lo a oportunidade de te queimar mais cedo do que você espera e pode aguentar com suas “stall cards”. Excelente para ser usado após uma nova congelante ou depois de um agoureiro, pois seu oponente não poderá jogar nada, caso não possua formas de lidar com ele de alguma forma.

jaina-image

  • 2x Nova Congelante: A melhor stall card. É bom de ser usada nos turnos 6-10 para impedir que o bloco de gelo seja ativo, te dando mais tempo de comprar o letal ou de dar o letal, antes que seja necessário gastar o segundo bloco ou que você seja morto.

  • 2x Bola de Fogo: Fireball é um lixo – by Leomane! Mentira gente, é uma ótima carta de burn/dano.

  • 2x Tocha Esquecida: Uma ótima carta para remover lacaios que precisam ser removidos, além de colocar mais burn no seu deck.

Matchups

  • Favoráveis

  • Xamã Midrange
  • Caçador Midrange
  • Bruxo Zoo
  • Ladino Miracle/Malygos
  • Tempo Mage
  • Bruxo Reno

  • Desfavoráveis

  • Guerreiro Controle

Dica Geral

Quase todas a matches serão da mesma maneira – usando cedo cartas para reciclar a mão, comprar dano e se resguardar de forma eficaz, evitando tomar muito dano face, para que o bloco de gelo seja eficiente na melhor hora. Pode usar os feitiços para controlar o campo (não fique muito preocupado segurando-os na mão) com medo de não ter dano depois, esse deck possui dano suficiente para controlar o campo em algumas situações. Mas se tiver com dúvidas, se faça a seguinte pergunta:

Se eu deixar esse lacaio vivo, vou viver o suficiente para matar o meu adversário em dois turnos? -Você precisa saber exatamente quando de dano seu deck será capaz de dar, antes que você morra ou tenha as respostas para evitar a morte.

Muligans

  • Versus Xamã Midrange e Xamã Aggro

muligan-freeze-face-mage

Versus Xamã Midrange: O early game é fundamental, uma vez que o xamã coloca uma pressão absurda no começo do jogo. E é difícil chegar ao Meio e final de jogo ileso. A melhor forma de lidar com o xamã é eliminar qualquer lacaio/totem que possa bater sua face. Você precisa se colocar em uma posição onde você possa reciclar sua mão com segurança, sem tomar muito dano enquanto compra as cartas chave para derrotá-lo. Mantenha-se com uma quantidade segura entre os turnos 3-6 (que são os mais críticos versos xamã). Não use nova congelante muito cedo, o ideal é usá-la em torno do turno 6+, para impedir que o xamã ative seu bloco de gelo antes da hora. Saiba a melhor hora de gastar bola de fogo, seta de gelo no Draco lazúli, Golem Totêmico e criatura das profundezas. Nos turnos 7 em diante é a hora em que você precisa começar a causar dano face do xamã e preparar o letal em 2-3 turnos.

Versus Xamã Aggro: A estratégia aqui é basicamente a mesma contra o xamã midrange, mas infelizmente é bem mais difícil sair ileso dela. O trogg de túnel, espírito feral e o sem-rosto-envolto em chamas tornam muito difícil a contestação de campo no início do jogo, o que não te permite segurar o suficiente sem que tome muito dano face. É possível vencer essa match, mas é preciso ir atrás de um muligan muito agressivo para competir/contestar o board/campo do xamã (Moreia de Mana, imagem espelhada, agoureiro…)

 

  • Bruxo Zoo

muligan-freeze-face-mage

Versus Bruxo Zoo: Use o seu early game para disputar jogo mais cedo. Você inevitavelmente irá perder seus lacaios, mas os fracos lacaios do zoo permitem que você consiga reciclar sua mão e chegar ao meio/fim do jogo facilmente (se você for controlando o campo enquanto isso). Usar Nova + agoureiro é a chave contra o zoo.

 

  • Versus Caçador Midrange

muligan-freeze-face-mage

Versus Caçador Midrange: Considero Midrange Hunter / Segredo Hunter como a mesma estratégia. Tal como aconteceu com Midrange xamã, o early game deve ser contestado. Como regra geral, matar a Jubalta com uma bola de fogo não é bom, pois você só reduz em 2 o dano recebido, só é uma boa estratégia se você possuir lacaios no campo para trocar nas duas hienas. Salve nova congelante para lidar com o Chamado da Selva. Depois do turno do chamado, você terá mais 1-3 turnos para matar o seu oponente, assim, todo o dano que você possuir deve ser direcionado à face do caçador.

  • Versus Guerreiro de Dragões

muligan-freeze-face-mage

Versus Guerreiro de Dragões: A estratégia é a mesma contra Caçador Midrange. Com a diferença que você precisa sobreviver ao early game de forma eficiente. Você irá perder seus lacaios no early game para o Machado de Guerra Abrasador, proteja-os com Imagem espelhada.

 

  • Versus Rogue

muligan-freeze-face-mage-vs-rogue

  • Versus Tempo Mage

muligan-freeze-face-mage-vs-rogueVersus Tempo Mage: Tempo mage tem um early extremamente agressivo. O ardilante te causará problemas, não o deixe em campo. Nunca use o oráculo da luz fria (tudo do tempo mage é extremamente barato e você vai se complicar se der draw pra ele). A menos que você precise MUITO ir atrás de respostas.

  • Versus Druida Maly/Yog

muligan-freeze-face-mage-vs-warrior-control

Versus Druida Malygos/Yog: Teoricamente, a match versus druida parece complicada. A chave e muligar agressivamente, salvar a nova congelante para usar mais tarde no jogo, quando ele colocar os gigantes em campo. Assim você evita que ele ativa o seu bloco de gelo antes que você possa setar o letal.

  • Versus Paladino Nzoth/Murloc

muligan-freeze-face-mage-vs-warrior-control

Versus Paladino Nzoth/Murloucura: Essa match você precisa rushar face e tentar forçar o seu adversário a usar a cura precocemente. Blefar com falta de magias também é uma boa maneira de matar seu oponente no susto de 20-2 de vida para zero.

dest mech mageTempo Mage

Este deck é sobre fazer toda pressão possível no early fame para rushar seu oponente. Como o próprio nome diz, você usa de tempo para segurar o campo. É facilitado com a aprendiz de feiticeiro, que te permite remover com magias reduzidas os lacaios do seu oponente. Assim como auxilia nos combos de magias junto com o Ardilante, uma carta que se deixada no campo, causa um burn absurdo. Mantenha Ardilante no muligan se você tiver A Moeda.

Muligan Geral


Então é isso pessoal! Espero que tenham gostado do guia e que esses decks ajudem vocês a subir bastante no rank!

Grande Beijo e até o próximo guia! 

Imagem de destaque: Youtube/canal Guia Hearthstone

Fonte dos decks: Hearthstonetopdecks

Compartilhe este post!
Share on Facebook19Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest0