X

A opção “Conceder” no menu é uma “ferramenta” que muitas vezes é usada de forma inadequada por alguns jogadores. Eu também já errei nisso vez ou outra, pra falar a verdade. Mas acredite ou não, ela pode ser uma ferramenta útil para você alcançar seus objetivos em Hearthstone. Ainda mais se seu tempo é curto. Sendo assim, aqui vai algumas dicas sobre como usá-la:

artigo original publicado no hearthstoneplayers, acesse a versão em ingês aqui 

Subindo a Ladder

É aqui que eu frequentemente vejo as pessoas não usando a opção conceder em seu potencial total.

Subir a ladder é algo que requer um grande investimento de tempo. De fato, a maioria das pessoas falham em chegar a Lenda, mas não porque elas não possuem cartas ou habilidade, mas porque elas não tem tempo, ou eventualmente ficam de saco cheio e desistem (mais sobre isso no final do artigo).

Essa é uma das principais razões pelas quais decks aggro são tão populares na ladder (e um dos grandes fatores na ascensão do arquétipo Caçador Face, há algumas expansões): eles são muito eficientes em tempo.  Você pode jogar 2-3 jogos com um aggro no mesmo período de tempo de um jogo com um Guerreiro Controle – talvez até mais, dependendo da matchup.

Se você constrói seus decks visando eficiência em tempo – e se você visa subir a ladder, essa não é uma regra rígida, mas vai tornar sua vida mais fácil – então você deve ajustar sua estratégia e estilo de jogo visando eficiência em tempo também.

Por isso, o mais correto é você conceder assim que perceber que está em uma situação em que é impossível vencer.

Se você está jogando com um deck rápido/agressivo, e seu oponente te bloqueou – vamos dizer, por exemplo, que você está jogando com um Paladino Escudo Divino e perdeu a mesa; você só tem lacaios de 1 de vida em sua mão e as suas Chefa da Vila Sombria estão mortas; seu oponente é um Ladino/Mago/Druida e portanto ele pode pingar a maioria dos seus lacaios, mesmo se ele comprar mal; esse é um cenário bem ruim pra você – se você conceder, você pode provavelmente terá uma melhor chance em um novo jogo, e talvez até vencer ele, no tempo que levaria para você terminar a partida atual.

Bônus de sequência de vitória até o Ranque 5 significa que Hearthstone é muito generoso com quem concede jogos. Algumas derrotas são rapidamente recompensadas se você acumular “vitórias em série”.

Não estou dizendo que você deve conceder só porque você pegou uma mão ruim e seu oponente Mago jogou uma Moreia de Mana no primeiro turno dele – você não sabe qual é a mão dele e nem suas próximas compras – mas com algumas noites de Hearthstone nas costas você deverá ser capaz de julgar corretamente sempre que você chegar a uma posição impossível de se vencer. Não deixe seu ego desperdiçar seu tempo em uma batalha perdida.

É claro, do Ranque 5 em diante, se torna psicologicamente mais difícil de conceder. Aqui é onde a maioria dos jogadores ranqueados ficam enrolando, e abandonar uma partida geralmente tem um gosto amargo. Algumas pessoas até mesmo defendem que “se eu apenas esperar, ele pode desconectar”! Sim, claro. Em milhares de jogos de Hearthtstone, eu obtive vitória pelo jogador oponente ter desconectado, vamos dizer, cinco vezes no máximo.

Tome uma decisão consciente. Avalie todas as cartas restantes em seu deck (você pode ter essa informação à disposição se você estiver usando um deck tracker como Hearthstone Deck Tracker) e pergunte a si mesmo: “existe quaisquer uma ou duas cartas que eu posso comprar nos próximos 2-3 turnos que podem virar a mesa?”. Se a resposta é não, então é melhor para você conceder do que perder mais tempo.

when to concede 1

Arena

A Arena é muito mais complicada do que o Ranqueado. Você só pode perder três vezes, e então você perde sua entrada. Portanto não importa quantos jogos você tenha – perder na Arena é uma penalidade muito maior do que perder no Ranqueado.

Porém seu tempo ainda é precioso, portanto se você está em uma situação desastrosa – por exemplo, é o turno 3 e seu oponente está com metade da mesa cheia, e todas as cartas na sua mão custam 4 manas ou mais – o melhor para você é desistir dessa partida. Veja mais abaixo em “Evitando o Tilt”.

Como regra geral, você tem muito pouco a ganhar ao conceder na Arena, e deve evitar isso. É claro, se ver claramente que seu oponente tem letal na mesa no próximo turno e você não pode escapar disso ou reduzir o dano, então sim, você deve conceder, mas você não precisa de um guia para lhe dizer isso.

when to concede 2

Contenda da Taverna

É praticamente impossível fazer uma boa recomendação aqui, porque existem muitas regras de contenda diferentes. Existem contendas que são muito dependentes de RNG, como na Encruzilhadas ou Mecanozod, e nessas, não há muito mérito em conceder. Apenas siga o fluxo, divirta-se e mesmo se você está perdendo, você pode comprar alguma coisa que pode virar o jogo e vencer de forma épica – esses podem ser momentos muito legais em Hearthstone.

Por outro lado, algumas Contendas mudam as regras de forma que permitem certos combos que travam completamente o jogo. Em uma contenda recente, um Druida jogou algo no turno dois contra mim, e o mais rápido que pude jogar algo foi no turno quatro. Eu concedi esse jogo e não me arrependi.

Missões Diárias

Se você faz suas missões diárias em conjunto com seus esforços em jogos Ranqueados, apenas considere as dicas dadas acima para o jogo Ranqueado.

Eu gosto de fazer minhas missões diárias no modo “LIVRE” pra fazer elas o mais rápido possível. Então eu uso o Conceder se eu pego uma mão ruim, já que o rank que importa pra mim é do do standard/padrão.

Você quer entrar, pegar seu gold, e sair. Não fique preso jogando um jogo perdido.

when to concede 3

Aprendendo a Jogar

Todos os itens acima são discutíveis se você está realmente recém começando e ainda precisa aprender como muitos decks, heróis e até mesmo cartas funcionam.

Eu estou colocando essa seção aqui porque eu quero que as pessoas estejam cientes desse ponto de vista. Jogar um jogo perdido te dá uma noção de alguns erros e a oportunidade que você os reconheça nos próximos jogos e os evite, mas se já está seguro das jogadas, apenas conceda e vá para a próxima partida.

É fácil Conceder por frustração, mas isso não é certo e nem tornará você um jogador melhor. Você só deve Conceder quando você tem certeza que você não tem chances de vencer – e ser capaz de fazer essa distinção é em si a marca do crescimento do jogador. Se você não tem certeza se ainda pode virar o jogo ou não, você provavelmente deve continuar.

A menos que você esteja começando a entrar em Tilt…

when to concede 4

Evitando o Tilt

Tilt é o que nós Antigos costumávamos chamar quando uma máquina de Pinball quebrava quando batíamos muito nela, tentando tirar a bola do rumo do buraco.

Em tempos modernos, Tilt é usado para descrever quando um jogador está tão emocionalmente afetado pelo jogo que ele ou ela não podem mais pensar com clareza. Por isso, falhas serão cometidas e uma situação ruim de jogo ficará ainda pior.

O jogador irá perder, e irá para o próximo jogo já em tilt, perdendo mais uma vez, e isso vai e vai até ele ou ela estarem totalmente bagunçados, gritando e sendo geralmente rudes com as pessoas que gostam.

Esse é de longe o mais útil e importante uso do Conceder. Você está jogando Hearthstone para se divertir, e se tornar um jogador melhor. Se você não está conseguindo isso, não há razão para continuar jogando. Se você perceber que está irritado, triste, ou com raiva, apenas Conceda, feche o jogo, e vá fazer outra coisa. Assim que ficar frio, você vai jogar muito melhor.

Use o botão Conceder.

Jogo Limpo

Só uma dica rápida antes de terminarmos: seja uma pessoa legal. Uma coisa é, e perfeitamente aceitável, finalizar seu turno, ver que seu oponente tem letal na mesa, e Conceder.

Mas conceder quando você vê ele buffando seu lacaio e chegando ao letal, ou após ele jogar uma bola de fogo em você antes dele atacar? Apenas para roubar dele o prazer da vitória? Qual é. Você só economiza segundos do seu tempo. Isso é meio que ser um mal perdedor. Perder não é divertido, eu sei, mas como você se sentiria se os papéis estivessem invertidos?

Deixe as pessoas terem suas vitórias, desde que elas não estejam desperdiçando seu tempo.

when to concede 5

Concluindo

Existe uma enorme barreira mental em torno de conceder. Nossa sociedade, via de regra, franze a testa para quem desiste, e conceder é visto como uma extensão disso.

Mas um grande general vai recuar de algumas batalhas para que ele possa vencer outras. Um grande mestre enxadrista vai abandonar algumas peças para que possa manobrar de forma inesperada. E um bom jogador de Hearthstone saberá valorizar o seu tempo e maximizar suas chances aumentando a contagem de jogos jogados ao invés de inflar seu ego em afundar junto com o barco.

Conceder é mais uma ferramenta em seu arsenal, saiba quando fazer uso dela.

Façam bom uso dessas dicas pessoal e nos vemos no próximo artigo!

Beijo Beijo