X

Salve senhoras e anões! Chegou enfim uma das notícias que eu tanto esperava que trata-se da retirada de cards durante suas escolhas em Arenas. Para efeito de balanceamento, alguns cards foram removidos para que pudéssemos ver classes mais equiparáveis em se tratando de qualidade das classes. Vejamos o post da Blizzard na íntegra.


Originalmente postado por autor do post (Forum Oficial)

Tem havido muitos debates internos e públicos sobre o estado da Arena recentemente. Hoje, eu gostaria de compartilhar quais são os objetivos da equipe de Hearthstone para a Arena e esclarecer um pouco sobre o nosso rumo geral para o futuro.

Hearthstone tem quatro modos de jogo principais hoje: Construído, Arena, Modo Aventura e Contenda de Taverna. Um dos nossos objetivos para a arena é deixá-la bem diferente de todos os outros jeitos de jogar Hearthstone. Eu acho que estamos perto de atingir esse objetivo agora, mas é importante pensarmos nas mudanças futuras. É importante para nós que haja variedade nos modos de jogo, mas também é essencial termos diferentes tipos de experiências dentro de cada modo.

É nessa área que achamos que a Arena ainda pode melhorar. Quando você entra na Arena e recebe três opções de classes, nosso objetivo é que você possa olhar para essas opções e escolher qualquer classe sem se sentir em desvantagem por causa de uma diferença de poder entre elas.

A maioria das críticas que recebemos sobre a arena é centrada no balanceamento de classes. Nos últimos lançamentos de conteúdo, Mago e Ladino têm se revezado como as classes mais escolhidas e poderosas. O Paladino fica sozinho em um nível logo abaixo do Mago e do Ladino, enquanto as outras cinco classes se alternam nas posições abaixo dessas três.

Então, de que maneira nós podemos lidar com o balanceamento da Arena? As ferramentas que possuímos envolvem remover completamente cards da Arena — cards de sinergia de C’Thun e de Purificar são exemplos disso. Preferimos não remover feitiços e armas poderosos da Arena, porque eles contribuem muito para os elementos imprevisíveis e divertidos que cercam as possibilidades fora do estado atual do tabuleiro. Nós também queremos evitar remover cards emblemáticos, pois em geral são ferramentas versáteis e familiares, tanto para veteranos quanto para novos jogadores da Arena. Além disso, podemos remover cards de baixo desempenho para abrir espaço para que os cards mais utilizados da classe apareçam com mais frequência. 

Com essas coisas em mente, nós removeremos os seguintes cards da Arena em um patch futuro:

Mago

Ladino

Paladino

– Sem mudanças

Xamã

Bruxo

Druida

Guerreiro

Caçador

Sacerdote

Estamos buscando mais soluções para balancear a Arena também, como a possibilidade de ajustar a taxa na qual cards individuais aparecem na seleção de acordo com um valor atribuído pelo designer. Se nós seguirmos por essa rota, ainda haverá a questão de decidir a melhor maneira de usar essa ferramenta para atingir um equilíbrio entre as nove classes e, ao mesmo tempo, ter uma Arena divertida e diferente a cada série.

A seleção de cards por raridade é outro debate que temos ouvido bastante. Se for uma questão de balanceamento, nós temos bastante confiança na nossa capacidade de ajustar o “peso” dos cards disponíveis para resolver esse problema.

Para nós, a Arena é um ambiente divertido que precisa de alguns ajustes. Esperamos que as mudanças acima ajudem a corrigir isso, e vamos monitorar a arena com atenção para ver o impacto delas. Nós também precisamos do seu feedback para garantirmos que a Arena continue divertida nos próximos anos. Dê a sua opinião!


Existem alguns pontos a serem feitos aqui: em primeiro lugar, nunca me veio à cabeça uma lista como essa. Ao pensar na superioridade de Magos e Ladinos em Arenas nunca me ocorreu que as outras classes tinha TANTOS cards ruins que estariam ocupando o lugar de outros que teriam melhor desempenho. Chega a ser um absurdo.

Em segundo, FINALMENTE! Colocando a Arena como um modo de jogo balanceável a Blizzard agora poderá periodicamente fazer com que a inclusão de cards absurdos no jogo não impactem a Arena de uma maneira tão brusca podendo simplesmente não permitir a escolha de tal card. Já temos acesso a uma prévia deste tipo de balanceamento com a não-inclusão do card Purificar na Arena (aleluia!) mas agora com essa notícia sabemos que a partir do próximo patch que isso acontecer poderemos ver algumas mudanças quase periódicas de lá em diante, o que me deixa muito esperançoso quanto a jogar estas novas Arenas.

E agora o ponto que eu mais queria tocar, que é a própria superioridade de Mago. Sabemos que magos possuem a tríade de cards absurdos em recuperação de tempo após o lançamento da última edição que são Golpe Flamejante, Portal das Terras de Fogo e o próprio Evocador Sem-Rosto. Destes três cards que mencionei o único na lista de cards saindo do modo é o Evocador, o que não me dá a certeza de que eles estejam fazendo a coisa certa, afinal o Golpe Flamejante é um dos cards que faz Mago ser Mago, é característica da classe, então entendo que não seja tirado, porém eu vejo o Portal como problema muito maior que o Evocador, principalmente pelo poder bruto do card ser muito maior. Mas acho que o maior problema é o lançamento dos cards em raridades que possam afetar a probabilidade de aparição deles, sabemos que o Portal não seria um problema tão grande se fosse raro, tampouco o Golpe ou o Evocador, mas eles são comuns e trazem dor de cabeça para as outras classes.

Não me entendam mal, eu simplesmente adorei que esta mudança acontecerá eventualmente e quero que continue acontecendo enquanto o jogo existir, só quero que o problema de Mago que temos agora deixe de existir para eu poder me sentir confortável escolhendo uma classe que não seja ele. Sei que erradicar este problema pode ser um sonho utópico mas simplesmente não existe motivo atualmente para escolher uma classe que não seja mago na Arena, e caso ele não seja uma opção dentre os três, Ladino e, em seguida Paladino. Se tivermos que escolher dentre as outras seis a tendência é que fiquemos um tanto quanto tristonhos enfrentando Golpes, Portais e Evocadores infinitos.

Lembrem-se que NÓS somos uma parte extremamente importante para o desenvolvimento do jogo. Nós temos o poder de realizar mudanças, só o que precisamos é dar feedback para os desenvolvedores do jogo sobre como estamos nos sentindo a respeito de qualquer situação que seja. Urjo para que visitem a fonte do artigo e postem sempre no blog para deixá-los sabendo sempre que quiserem sobre qualquer aspecto do jogo. Cabe muito a nós esta tarefa! Comentem também o que acharam da mudança e de minhas reclamações aqui.

Grato pela atenção! Kanego às ordens.

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest0