X

Olá, viajante! Se você caiu de paraquedas no Hearthstone e isso foi o suficiente para te fazer se apaixonar e ter interesse em melhorar cada vez mais, vem que o artigo hoje é para te guiar da melhor forma possível para alcançar esse objetivo!

Introdução

O método que realmente vai ajudar a melhorar sua maneira de jogar é simplesmente jogar o jogo. Mas é claro, está óbvio que essa parte é essencial para melhorar e adquirir experiência, mas não se limite a apenas isso. Com o tempo você se acostuma que deck X se comporta de tal forma contra deck Y, mas isso não será o suficiente e você não vai conseguir identificar os erros simples que está cometendo ou se existe algum conceito que você não compreende totalmente. Resumindo, “apenas jogar” para melhorar, vai inconscientemente transformar seus pequenos erros, em hábitos.

Muitos jogadores de poker fizeram do jogo, seu meio de vida. O que esses jogadores tem em comum para viver disso?

Eles passaram muito tempo trabalhando seu jogo LONGE das mesas. Isso inclui, mas não se limita a: ler livros de poker, discutir mãos com outros jogadores e fazer cálculos de estimativa sobre decisões difíceis após uma sessão. Nenhum deles teria alcançado o nível que alcançaram se eles tivessem focado somente em jogar o jogo.

O mesmo se aplica ao xadrez. Não importa se você está olhando para um jovem estudante de xadrez ou para Magnus Carlsen. Ambos irão passar muito tempo melhorando seu jogo através de métodos como resolver puzzles táticos, fazer estudos de fim de jogo ou praticando aberturas.

Portanto, não importa se o jogo de escolha deles possui muito de RNG (poker) ou basicamente nada (xadrez), os melhores jogadores em ambos os jogos passam muito tempo melhorando seu jogo longe do jogo de fato.

Alguns dos métodos que eles usam não são aplicáveis a Hearthstone, mas felizmente para nós, muitos deles são e daremos uma olhada neles durante o andamento dessa série.

Alguns dos métodos que nós vamos analizar:

  • COMO APRENDER COM JOGADORES PROFISSIONAIS

– Qual o melhor jeito de aprender algo com seus jogadores favoritos? *Dica: Não é casualmente dar uma olhada na stream deles no seu segundo monitor.

  • COMO ANALIZAR SEUS PROPRIOS JOGOS

– Usar trackers, gravações, capturas de tela e outros jogadores para identificarem e analisarem as falhas no seu jogo.

  • TIRAR O MÁXIMO PROVEITO DE UM PARCEIRO DE TREINO

– Como tirar o máximo proveito de se ter um parceiro de treino (e como conseguir um).

  • CÁLCULOS DENTRO DO JOGO

– Matemática simples que pode ser feita enquanto está jogando, para que você possa definir em números se o RNGesus estará ou não a seu favor.

  • AS REGRAS DE HEARTHSTONE

– Garantir que você nunca esteja em dúvida do que deveria acontecer em variadas situações. Está certo de em qual ordem os gritos de guerra, últimos suspiros, segredos e outras ativações irão resolver.

  • MELHORAR SEU JOGO FORA DO HEARTHSTONE

– Observar coisas que beneficiarão seu jogo fora do Hearthstone.

  • E MAIS…

– O aspecto mental de Hearthstone, em como evitar ou reduzir o tilt. Analisar o meta-game.  Melhorar sua construção de deck. Selecionar os decks certos para torneios.

Histórico

Antes de continuarmos esta série com os métodos listados acima, eu quero deixar vocês com algo que eu acredito que pode desempenhar um grande papel em motivá-los a progredir mais além, e isso é manter um histórico dos referidos progressos.

Isso é algo que poucos jogadores de Hearthstone fazem, mas é muito comum entre jogadores de poker.

Existem milhões de jeitos diferentes de fazer isso e eu vou iniciar dando alguns exemplos do que você pode registrar e após isso ir para quais considerações você deve fazer quando decidir o que irá registrar e como irá fazer isso.

  • Registre o que é importante para VOCÊ

A primeira coisa que você precisa considerar quando começa a manter seu histórico é o que você quer registrar. O que você registra é inteiramente dependente do que é importante para você. Se você é um jogador competitivo sério de Hearthstone focado na ladder e em resultados de torneios, registrar taxas de vitória na ladder, desempenho de classe, desempenho específico de deck, e acompanhamento do meta serão suas maiores prioridades.

Por outro lado um jogador mais casual irá valorizar diferentes formas de progresso, como progressão de herói dourado, taxas de vitória geral, progresso na coleção de cartas e coisas do tipo.

Os dois tipos de jogadores podem sobrepor-se, jogadores casuais podem também registrar suas performances na ladder ou desempenho de classe, mas definirão objetivos diferentes dos jogadores competitivos, baseados em seus interesses.

  • Definindo Objetivo

Ter um objetivo para alcançar a cada semana e/ou mês pode ser um grande motivador, mas é importante que esses objetivos sejam realistas. Quanto mais tempo você estiver jogando, mais fácil é descobrir um objetivo razoável quando começar a manter seu histórico.

Para jogadores mais novos, ou aqueles buscando jogar Hearthstone de forma mais competitiva, pode ser difícil entender o que é uma taxa de vitória realista, ou quanto tempo vai levar para atingir ranque Lenda.

Se você se encaixou na última categoria, eu sugiro iniciar seu histórico sem um objetivo específico. Assim que você estiver acostumado com os gráficos abaixo e começado a registrar suas taxas de vitória, será mais fácil definir objetivos realistas. Por exemplo, se em seu primeiro mês de registros sua taxa de vitória for 51,5% e no segundo mês for 52,1%, seu objetivo para o terceiro mês não deve ser 60%, porque você muito provavelmente irá falhar e se decepcionará. O mesmo princípio obviamente é válido para média em Arena ou qualquer outra coisa que decida registrar. Utilize os gráficos para definir um objetivo que force você, mas que ainda seja realista, e tente alcançar esse objetivo todo mês.

  • Progresso de Herói Dourado

Se você já não possui todos ou a maioria de seus heróis dourados, então geralmente é difícil notar quanto progresso você está fazendo. Ao colocar de fato os números na planilha apenas uma vez por mês, você pode ver o progresso mais claramente, e só de vê-lo pode ser motivacional o suficiente para você continuar jogando e praticando.

 

tabela golden hero progress

  • Média na Arena

Se você é um jogador de Arena, é mais provável que você já esteja registrando suas runs e saiba sua média, mas na verdade manter registro em como essa média muda ao longo do tempo pode ser uma ferramenta importante para garantir que você ainda está melhorando.

tabela arena average

  • Progresso da Coleção Completa

Se adquirir uma coleção completa (ou talvez uma coleção completa dourada) é algo que inspira você (Oi, Nepô! haha), então essa é outra coisa que você pode manter registro. Existem várias maneiras de medir isso, é claro, e para o gráfico abaixo foi escolhido o número de calculado de pacotes necessários para completar a coleção (usando carddust.com). Se você é um jogador casual que não faz uso de infinitas runs na Arena para aumentar sua coleção de cartas, registrar quanto você gastou em pacotes cada mês também pode ser conveniente.

tabela full collection progress

  • Horas Jogadas

Ser capaz de ver quanto tempo você passou jogando em cada mês pode ajudar a identificar problemas. Se você gradualmente está jogando menos e menos a cada mês, isso pode indicar preguiça ou queda de motivação. O oposto pode ser verdade, talvez você esteja jogando mais horas, mas sua taxa de vitória na verdade está piorando. Isso pode ser um sinal de que você está jogando muito no piloto automático e isso está impactando em sua atenção, e a solução pode ser jogar menos, mas com mais foco.

É importante manter fatores adicionais em mente, como se você teve um mês atribulado que o impediu de jogar o quanto você gostaria. Levar em consideração o tipo de deck que você está jogando também pode impactar no número de horas jogadas – um deck controle demora mais para jogar, resultando em menos jogos jogados no mesmo tempo em relação a um mês que você jogou com um deck agressivo.

  • Taxa de Vitória em Torneio

Se você é um jogador competitivo de torneios, registrar progressão de heróis dourados ou média em arena pode ser irrelevante. Como a maioria dos jogadores competindo em torneios já possuirão uma coleção completa, ou pelo menos todas as cartas necessárias, isso também seria praticamente inútil em seu histórico. Existem ainda muitos aspectos importantes em seu desempenho em torneios que podem ser registrados. A seguir temos um exemplo de registro de percentual de vitórias em partidas durante torneios.

tabela tournament match win

Novamente, essas são apenas algumas ideias com exemplos gráficos. É fácil criar um gráfico que irá registrar qualquer coisa que você julgue ser necessário para melhorar seu jogo. Aqui estão mais algumas ideias que podem facilmente ser adaptadas para os gráficos acima.

  • Ranque mais alto atingido por mês
  • Número total de partidas jogadas a cada mês
  • Desempenho de um arquétipo em um torneio
  • Dinheiro gasto por mês
  • Desempenho de classe
  • Taxa de vitória por estilo de jogo (Aggro/Controle/Combo/Midrange)

Devo atualizar com que frequência?

Novamente, isso depende de quão sério você é e quanto você joga. Se você joga apenas algumas horas por semana, atualizar toda semana é provavelmente desnecessário já que as mudanças serão insignificantes e a amostragem muito pequena para mostrar o progresso que você está fazendo. Registro regular para um jogador casual pode ser desencorajador para aqueles buscando ver progresso regular, portanto mantenha isso em mente se você for o tipo de pessoa que necessita sempre ver um progresso constante.

Outro fator que irá influenciar na frequência de suas atualizações é o que você está registrando. Coisas como sua taxa de vitória na ladder ou horas jogadas podem ser atualizadas semanalmente, enquanto que objetivos mais abrangentes (progressão de herói dourado) provavelmente deverão ser atualizados mensalmente. Coisas como progresso de coleção completa poderiam ser atualizadas ainda menos frequentemente, talvez pouco antes de uma expansão para ver se você está progredindo ou ficando para trás. Jogadores competitivos que participam regularmente em torneios irão querer atualizar seu desempenho em torneio sempre que completarem um. Desempenho em torneio pode ser registrado sempre que você está em um torneio.

Privado ou Público?

Você deve fazer o que for mais confortável para você, alguns jogadores não ficam confortáveis em compartilhar seus números com outros, outros ficam. O principal benefício de tornar público os dados de seu histórico, seja compartilhando-os com um amigo ou postando-os em um fórum, é que aqueles que irão acompanhar seu progresso podem se tornar um fator motivacional para você continuar melhorando. Saber que alguém vai ler sua próxima atualização pode impulsionar você para mais além, e pode proporcionar uma fonte de conselhos adicionais em como você pode continuar melhorando.

Tenham em mente que existem muitos outros aspectos do jogo, portanto não se limite ao que está neste artigo. Com a ajuda deste conteúdo e registros de histórico combinados com os objetivos definidos de maneira correta, melhorar constantemente seu jogo e se manter motivado deverão ser fáceis.


Texto traduzido e adaptado. Vocês podem conferir a publicação original acessando o site da  TempoStorm. Clique aqui.

Espero que tenham gostado do artigo e que registrar progressões os motive cada vez mais a alcançar grandes feitos em Hearthstone. E claro, não deixem de contar pra gente como está indo o//

Grandes beijos e nos vemos por aí!

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest0