X

Se você é novato no cenário competitivo e já ficou perdido durante os jogos, já foi desclassificado e/ou de última hora tinha regra diferente que você não sabia e já era tarde demais pra se adequar? Esse post é pra você! Saiba que tudo isso pode ser evitado com a 1ª regrinha básica para participar de torneios/campeonatos: LEIA AS REGRAS!

Porque convenhamos né? Não é nada animador você treinar bem com os decks, levar uma line boa, se sentir confiante e tomar W.O ou ser desclassificado porque não leu aquele último item das regras, por pensar que “ah esses campeonatos são todos iguais, as regras também!”. Não se iluda… LEIA AS REGRAS!

Onde encontro esses campeonatos?

As principais plataformas de campeonatos são:

battlefy tournaments

strivewire tournaments

1º Passo: Leia as regras

Mas apenas ler as regras não te assegura nada, apenas que você não será leigo no assunto. É preciso aplicar o que elas dizem.

Cada campeonato possui seu acervo de regras e peculiaridades, você precisa ler tudo o que consta naquela aba, nunca se sabe o que de diferente vai ter. Não deixe pra fazer isso na hora que os jogos começarem. Mas você pode deixar a página das regras aberta para eventuais consultas durante os jogos e para contestar algo que seu oponente venha a fazer, isso servirá de “prova” para o admin do evento caso seu oponente use de má fé.

Muitos jogadores ficam só na espreita de qualquer deslize seu para ganhar uma “free win/ vitória grátis”, conheça seus direitos para contestá-lo nessas circunstâncias.

Fique atento aos horários. Horário de Check-in e horário de início das partidas. Após 10 minutos, se você não aparecer, seu oponente te vence por W.O.

Vou mostrar um exemplo de regras em inglês de um campeonato e explicar com imagens o que você deve fazer

general rules

O aviso em negrito diz que todos os jogadores nas quartas de final, semi e finais precisam estar conectados ao RCS, canal de discord do campeonato, se os mesmos não puderem ser encontrados, serão desclassificados.

  • 1. O jogadores precisam declarar 3 classes ao se registrar, não fazê-lo resulta em desclassificação. Os jogadores precisam usar a mesma decklist durante todo o campeonato (ex. você não pode usar caçador face em um round e mudar para caçador midrange no próximo).

classes registradas

  • 2. Ao vencer com um deck, o jogador deve trocar de deck. O jogador que perder pode optar por manter ou mudar o deck.

best of 3

Day venceu com caçador e é obrigada a mudar de deck, seu oponente optou por manter o bruxo. Quando ele venceu com bruxo, ele trocou para xamã e perdeu para o guerreiro. 

  • 3. Isso significa que você deve vencer com 2 decks diferentes nessa melhor de 3. Todas as partidas, exceto semi final e a grande final, são no formato “melhor de 3”. A grande final e a semi é no formato “melhor de 5”, o que significa que você precisa vencer com os 3 decks escolhidos.

  • 4. Neste campeonato não há banimento de decks.

  • 5. Jogadores que utilizarem de métodos exploratórios serão desclassificados.

  • 6. Tire Screenshots da sua tela de vitória, se algum erro acontecer, admin do campeonato irá te pedir essa comprovação. Tenha sempre screenshot de tudo o que achar relevante para comprovar.

Screenshot_2

  • 7. Você deve providenciar uma screenshot da sua tela de desafio para enviar ao seu oponente, se ele requisitar. Para comprovar que você possui montado apenas 1 deck por classe (das 3 classes cadastradas por você no campeonato). Neste campeonato, é permitido que você possua decks com “X” na tela de desafio, o que faz com que o deck não possa ser usado, assim o jogador não precisa deletá-lo e não conta como deck de classe duplicado.

amistoso

O que precisa conter na tela de desafio?

  • O horário

  • Todos os seus decks. (Se você possuir mais páginas de decks, é necessário que uma screenshot de todas as páginas seja tirada).

  • Pelo amor de Deus, não deixe o nome do arquétipo do seu deck salvo quando você for competir. Você não quer ser counterado pelo seu oponente né?

Como eu vou mostrar minha tela para o meu oponente? 

Já enfrentei muitos jogadores que não faziam IDEIA de como me enviar a tela do desafio. Por mais banal que isso pareça, é uma informação de utilidade pública e que agiliza o andamento dos jogos.

Você pode fazer UPLOAD da sua screenshot nos seguintes sites:

Depois de fazer Upload, você vai copiar o link que for gerado e enviar para o seu oponente. Você pode enviar por mensagem dentro do próprio jogo mesmo ou utilizar o espaço do chat privado da partida.

imgur

As Screenshots param por aqui? Não! Muito sobre elas ainda pode ser explorado

Jogadores experientes COM certeza vão usar da ingenuidade dos novatos para vencer e aqui vou dar algumas dicas pra tomar cuidado com isso.

Na plataforma da Battlefy é complicado, pois você já pode visualizar as classes do seu oponente ASSIM que a bracket ou seu oponente é liberado, isso dá ao jogador a chance de colocar “Tech cards” em seus decks para counterar os decks do oponente.

Exemplo: Seu oponente tem Xamã, Guerreiro e Bruxo. Você pode colocar Harrison em seus decks e colocar algum dano em área pra lidar com os lacaios do Xamã e do Bruxo.

Na plataforma do Strivewire é recomendado que você SÓ ESCOLHA SUAS CLASSES/DECKS, após seu oponente aceitar seu pedido de amizade, assim você pode ficar de olho se ele vai entrar na tela da coleção depois que visualizar as classes que você está usando.

Então recapitulando…. Devo tirar screenshot quando….

  • Meu oponente tomar disconnect (com nome dele e horário aparecendo)
  • Quando meu oponente cancelar o Desafio
  • Quando meu oponente entrar na coleção
  • Quando você tomar disconnect também (porque se você mostrar pro oponente que foi sua internet e não você sendo espertinho, ele pode ser gente boa e deixar você jogar novamente, tem jogador legal por aí.. é raro, mas tem)
  • Se alguma carta bugar (carta com investida que não ataca, carta flutuando e tal). O admin verá essa screenshot e vai decidir se dá “Rematch”, se vocês vão jogar de novo.
  • Quando der EMPATE (os 2 jogadores zerarem a vida ao mesmo tempo). Assim um novo jogo deve ser feito, com os mesmos decks.
  • Se o seu oponente mandar screenshot da tela de desafio com a “lista de amigos” aberta, peça que ele feche a lista de amigos e tire uma nova screenshot. A lista de amigos esconde a SETA que mostra que existe outra aba de decks. Tem jogador safadinho né? haha


Então é isso pessoal. É o básico que qualquer jogador que queira competir deve saber e seguir direitinho. O que não falta é jogador indo reclamar nos grupos do facebook falando mal de jogadores que não foram “bonzinhos” em ignorar suas falhas. As regras existem para serem seguidas. NENHUM jogador é obrigado a dar fairplay, ele dá se ele quiser e não deve ser considerado como aproveitador por isso, pois a obrigação de ler as regras É SUA. Nenhum admin gosta de punir jogadores novatos, mas tirar 5 minutos do seu tempo pra ler como funciona o campeonato é o mínimo a ser feito.

E fique atento aos canais para contactar esses admins! Na tela de regras sempre vai constar onde você deve estar logado para entrar em contato com eles. Geralmente o Discord.

Se ainda tiverem alguma dúvida, ou sugestão a acrescentar a esse artigo, deixe nos comentários! Acredito que essas informações vão ajudar MUITOS jogadores. E também vai colaborar com os jogadores experientes, que vão parar de ter dor de cabeça com aqueles que estão mais perdidos que cego em tiroteio.

 

Beijinhos da Day e nos vemos na taverna! 

 

Compartilhe este post!
Share on Facebook29Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest0