X

Olá viajantes! Hoje eu trouxe mais um guia pra quem quer brincar no modo Standard, sendo assim, nada melhor do que aproveitar os dias de Rei que o Xamã tem vivido, certo? Fiquei um pouco na dúvida se trazia primeiro o xamã Midrange ou o Agro, então eu vi a lista do Xixo no Hearthstonetopdecks e pensei: PERFEITO! Uma mistura interessante do Mid e do Agro com o “burn” que eu sei que quem está jogando de Midrange sente falta.

O nome/arquétipo certo desse deck é “híbrido”, mas como muitos jogadores iniciantes ainda não tem muita noção dessa diferença (que no caso é misturar o agro e o mid) deixei nomeado de midrange pelo comportamento ser basicamente o mesmo e ser o arquétipo mais visto. (Assim chamo mais a atenção de vocês pro guia).

Xamã Midrange está Tier 1 enquanto Xamã agro está TIER 2. Se você não sabe o que são tiers e como eles são definidos, acesse o nosso artigo explicativo clicando AQUI.

Cartas da Nova Expansão Presentes (ou podem ser adicionadas) no Deck

xamã midrange cartas wog

Comportamento do Deck

Always Face! Já que é uma mistura dos 2 arquétipos!!

ERRADO! Se você optar por somente ignorar o board inimigo e rushar a cara, vai perder todo o gás muito rápido, a menos que você tire o totem de vagalhão de mana no Morsano Totêmico para recuperar a vantagem de cartas.

O Xamã agro apareceu depois que entrou a liga dos exploradores, que acrescentou o Trogg de túnel ao deck e criou uma sinergia absurda com a mecânica “overload/Sobrecarga” do xamã.  A lista em específico, necessita de conhecimento de como se comportar durante a partida e principalmente dependendo da matchup em questão. Vai ter momentos em que agressivar será a melhor opção, principalmente se você sabe que o jogo vai acabar rápido.

Contra um caçador por exemplo (que hoje temos visto o beast rodando), outro deck midrange, se controlar “DEMAIS” ele te mata antes que você possa ao menos, deixá-lo no range do letal. E ao chegar no turno 8, quando ele puder dar o Chamado da Selva  vai dar um trabalho resolver, já que o que você tem pra lidar “tranquilo” com isso, provavelmente foi usado no early game.

Outra coisa importante a prestar atenção nesse deck é o posicionamento. O deck usa Totem de Labaredas e você não quer deixá-lo em um canto que vai bufar apenas um lacaio. E se você pretende usá-lo no turno seguinte, já tenha em mente o posicionamento dos seus lacaios nos turnos anteriores. O mesmo vale para o uso do Morsano Totêmico, sempre observe o melhor lugar para evocá-lo (geralmente entre lacaios), porquê se ele evocar o totem de labaredas, o dano ficará melhor posicionado.

Tudo que é evocado, sempre é evocado à direita. ex: Os totems e o Espírito Feral. Leve isso em consideração ao decidir onde colocar seus lacaios.

morsano totêmico

Com a chegada de Sussurro dos Deuses antigos, o deck de xamã ficou versátil, e há uma variedade grande de decklists e sinergias para o xamã Midrange e o Evolve que tem sido visto em jogo também. Cartas como Mestre da Evolução, Sem- rosto envolto em chamas, Valente do Penhasco do Trovão e Criatura das profundezas podem entrar no deck.

Com o aumento de cartas com efeito de “sobrecarga“, temos aí 2 opções de desbloqueio de cristais de mana disponíveis: Sentinela, Choque de lava.

Mas tem listas que não rodam nenhuma das duas (geralmente pilotadas por jogadores que sabem controlar bem a sobrecarga) ou que usam apenas uma das 2 opções. A sentinela tem que ser usada com sabedoria e sempre pra tirar um maior proveito dos cristais que serão desbloqueados.

Por exemplo: Gastar 2 de mana para desbloquear 1 cristal que não será usado, é um valor perdido da sentinela. O ideal é sempre desbloquear 2 ou + cristais, pra pagar pelo menos o preço dela entrar em campo.

Vou queimar TUDO

As magias presentes em ambos os arquétipos servem tanto para remoção pra não ter que trocar lacaios em campo, quanto para letal ou pra preparar letal. Saber a melhor forma e a melhor hora de usar faz toda a diferença. Se você já identificou o deck do seu oponente e sabe quais alvos você terá para Estouro de Lava e Raio é meio caminho andado para saber se pode segurar ou não o dano.

A Trinca Pedra também entra aqui, o ideal MESMO é guardá-la para finalizar com o Martelo da Perdição (Quando é possível bater 16 sem “board” é muito absurdo). Mas se necessário, não exite em usá-la pra remover lacaios. Acólito é um ótimo alvo pra ela, deixar seu oponente comprar cartas é dar a ele a oportunidade de te ultrapassar na vantagem de cartas e ter mais opções de respostas contra você.

Mulligan

O mulligan é padronizado. Mas você precisa pelo menos saber o que está mais “na moda” na ladder e no rank em que você está. Porque as diferenças do que dar “Keep/Manter” na mão inicial, vai depender do que você “acha” que seu oponente esteja jogando.

Uma dica que posso dar é: Se não sabe qual o arquétipo do seu oponente sempre faça seu mulligan pensando que se trata de um “agro” porquê se você mulligar pensando se tratar de um controle e você não estar preparado para responder à agressões no early game, esse engano vai te custar todo o jogo.

Mulligan Padrão 

Se você possuir a moeda, não é ruim manter o Sem-rosto Envolto em Chamas no Mulligan.

Sem-rosto Envolto em Chamas

 

Mulligan Contra Agro 

Mais uma vez, entender sobre o que você está enfrentando vai influenciar e MUITO nas suas decisões de mulligan. Acreditem, tem partida que é perdida na escolha do Muligan.

Está enfrentando o paladino e sabe que vai ser aquele deck lixoso de escudo divino? Não é péssimo manter tempestade de Raios, assim como para responder o Caçador Midrange. 

-E o Raio entra aqui por quê?

Neste caso o Raio é indicado quando você possui o Trogg. Quando ele não está entre as opções do muligan, manter a trinca pedra para fazer a mesma função do Raio não é ruim.

Raio/Trinca Pedra terá como alvo no early para: Clériga, Acólito da Dor, Trogg de Túnel

Ao enfrentar um guerreiro, lembre-se que 99% das vezes ele tem Machado Abrasador, então não dê seu valioso Trogg de Túnel de graça pra ele.

FINLEY?

Efinleyscolha curiosa para esse deck misturado, não é?

O Finley está presente no deck agressivo e vemos que neste deck o seu uso no early game fica um tanto “duvidoso”? Então como usá-lo nesse deck?

Posso estar enganada, mas a forma em que interpretei o seu uso é do meio pro final do jogo. No início você quer aproveitar seus totems (seja pra se proteger, para vir o totem de cura, ou até pra complementar o dano mágico para eliminar um lacaio de 4 de vida com raio). Então não deve usá-lo no início quando você vai precisar do poder heroico do xamã, inclusive para reduzir o custo da Criatura

 

finley - poder heroico shaman midrange

A principal escolha é o Poder Heroico do Caçador. Na falta dele, o segundo colocado é o de bruxo, mas preste atenção a uma coisa: Se você tiver enfrentando deck agressivo, pegar esse poder heroico vai ajudar o seu oponente a te matar, esse deck não tem cura, então se essa for a matchup em que você estiver, opte por outro poder heroico (a cura do sacerdote não é ruim).

Poder heroico do mago vai te ajudar em trocas e o do Druida vai ser bem útil para usar com o Machado da Perdição e ainda te conceder armadura.

Melhor jogada pra abrir de Xamã

*Com a Moeda

Cartas

A lista Original montada pelo Xixo, mas vou mostrar decklists alternativas.

*Passe o mouse sobre as cartas para visualizá-las

2xTrogg de Túnel: O Trogg é para o xamã o que a Moreia é para o mago, extremamente forte e o “taunt psicológico” que o seu oponente irá resolver assim que possível. Todo oponente pra começo de conversa irá muligar atrás de respostas para seu trogg, então saiba a hora de usá-lo pra não fornecer troca desfavorável pra você.
2xGolem Totêmico: Se você possui um “drop” 1 pra fazer no turno 2 com sobrecarga, é ideal fazer A Moeda + Golem Totêmico. Do contrário, tente ter certeza que ele não será removido facilmente, pois perder o turno 2 é bem ruim. É o mesmo que acontece quando um xamã toma “agoureiro” e ele perde trogg e golem.
2xSargento Abusivo: Ajuda nas trocas. Bom pra ser usado com a Escudeira Argêntea e fornecer trocas favoráveis.
2x2xEscudeira Argêntea: Tire valor do seu escudo Divino. Monte a estratégia pra conseguir fazer trocas com o auxílio do Totem de labaredas e Sargento Abusivo.
1xDon Finley: Não use muito cedo e nem mantenha-o no muligan, essa carta é pra ser usada mais pra frente no jogo, pois você precisará de alguns totems no early game. Preferência de poder heroico: Tiro Firme > Conversão de Vida > Impacto Ígneo > Metamorfose > Cura Inferior > … os demais são circunstanciais.         
2xArma Trinca Pedra: Se der pra evitar usar pra trocas, guarde-a para usar com o Martelo da Perdição.

double trinca pedra

1xMalabarista de ChamasJoga na mesa e confia que ele vai pingar naquele lacaio de 1 de vida! Vai na fé! Há quem odeie essa carta e por isso substitui ela no deck, eu particularmente gosto, principalmente pelo corpo dela. Mas aí vai da experiência com ela de cada um.
2xTotem de Labaredas: Posicionamento é o que vai fazer essa carta te levar ao letal. Colocar ela sozinha na mesa é óbvio que ela será removida. Então planeje usá-la e tenha lacaios em campo para tirar proveito do buff de dano e posicione bem os lacaios que você quer que o totem seja colocado no meio.

totem de labaredas

2xEspírito Feral: Na mirror match (quando você pega outro xamã) quem faz o lobo primeiro tem maior vantagem. Gosto de usar Lobos e voltar no próximo turmo com totem de labaredas entre eles. É um dano bem alto no oponente. E ele vai perder o turno e/ou muitos lacaios pra trocar em tudo.

espírito feral + totem de labaredas

2xEstouro de Lava: Remoção ou “burst” a ser usado na cara do oponente pro letal. Não me vá dar estouro de lava na cara do oponente no turno 3, sem propósito. A menos, claro, que você tenha outro estouro de lava em mãos, não tenha alvo “necessário” pra ele e/ou já tenha letal no próximo turno. Tem Sinergia com Trogg de Túnel.
2xRaio: A mesma função que o Estouro de Lava. Dependendo da matchup, pode ser mantida no muligan. Tem Sinergia com Trogg de Túnel.
2xCavalgante Argênteo: Tire valor do seu escudo divino para trocas. Sinergia para trocar em grandes lacaios com Sargento Abusivo, Trinca Pedra e/ou Totem de Labaredas
2xMorsano Totêmico: Os melhores drops que podem vir do Morsano são: Totem de labaredas, Golem Totêmico e Totem de vagalhão de mana. Posicione o Morsano de forma que o totem que vier esteja à esquerda de algum lacaio, caso venha o totem de labaredas.
 2xSem-rosto envolto em Chamas: Essa carta é absurda! Então já saiba que seu oponente vai ter remoção pra ela. É outro taunt psicológico. Mas caso não seja resolvida, tenha certeza que em 2 turnos você já venceu.  Contra guerreiro, tente usá-la só se tiver taunt em campo, assim ele será obrigado a gastar mais recursos para removê-la.
2xMartelo da Perdição: A melhor  carta do deck. Em casos extremos use-a para “cabecear” alguma coisa. O ideal é usá-la face pra matar o quanto antes o oponente. Sinergia com Arma Trinca Pedra.
2xCriatura das Profundezas: Colocá-la em campo com custo (0) é bem útil, o oponente vai gastar remoção nela e deixar caminho livre para o Trogg, totem de labaredas e afins, e se ela não for resolvida é uma carta que custou 0 ou custou pouco, batendo 5.

Substituições

Matchups

  • Contra Guerreiro Montinho 45%
  • Contra Agro Xamã 55%
  • Contra Paladino N’zoth60%
  • Contra Zoolock35%
  • Contra Miracle Rogue50%
  • Contra Freeze Mage 60%
  • Contra Caçador Midrange40% 
  • Contra Guerreiro Controle60%
  • Contra Renolock60% 
  • Contra Tempo Mage50% 
  • Contra Tempo Warrior40%
  • Contra Guerreiro piratas 40%

Fonte da winrate: Tempostorm

Decklists

A lista Xamã Mid1 é a lista na íntegra montada pelo Jogador Xixo, as demais são listas adaptadas que vocês podem escolher de acordo com a necessidade.

DECKS XAMÃ MIDRANGE SEASON 26

UFA! Que guia extenso! Espero que tenham gostado! Se for de interesse de vocês posso trazer o xamã Evolve, eu não quis acrescentá-lo aqui por achar que em alguns momentos a estratégia dele é bem diferente e alguns jogadores podem tomar posições que pode prejudicar o andamento do jogo, se optarem por jogar como está indicado pra esses outros decks.

Não deixe de dar seu feedback! E nos vemos no próximo  guia!

Beijinhos e bom jogo! 

Compartilhe este post!
Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest0