X

Um deck com um “draw power/poder de compra” é sem dúvida um deck bem forte. Depender apenas de uma compra por turno pode te colocar atrás daquele oponente que possui uma aceleração de compra no deck. Isso não é uma regra, nem sempre um deck que “compra” mais cards será melhor que aquele que não precisa disso. Mas com certeza aquele deck que compra mais terá mais opções de lidar com as mais variadas situações da partida e é nesse ponto que o draw power é importante, quando há a necessidade de buscar alternativas e ter mais opções de resposta.

  • Draw/compra: Você retira uma carta do seu deck e coloca na sua mão.

Se o deck for bem construído, ele não terá uma curva de mana concentrada nos drops altos e isso significará que mais cartas poderão ser jogadas por turno e haverá mais opções.

Lacaios que fornecem compra e possuem um valor em campo:

  • Acólito da Dor – É muito importante saber tirar um valor lucrativo do Acólito. Isso significa que pelo menos 2 compras devem ser tiradas dele.
  • Draco lazúli – Aquele momento em que o deck precisa de algo da curva 4, usa magias e precisa buscar por recursos.
  • Tesouro
  • Magro sangrento thalnos
  • Oráculo da luz fria – Essa carta tem “draw back” uma vez que também fornece opções ao oponente, mas é muito usada em decks para acelerar a morte por fadiga
  • Anciente da tradição É um recurso importantíssimo do Druid, atende a duas necessidades do Late Game do Druid = VIDA ou RECURSOS.
  • Clériga da Vila Norte – Um acelerador do sacerdote, deixar a clériga no campo do oponente por tempo demais faz com que o sacerdote tenha uma vantagem de cartas/recursos absurda.
  • Desafiante Misterioso – Mas peraí! esse aqui não compra carta! Ele não compra, mas retira uma cópia de cada “compra ruim” do deck e ativa pra você, sem que você perca tempo em comprar o que não quer comprar e gastar mana pra ativar o que você não quer pagar pra ativar.
  • Cientista louco – idem descrição do Desafiante.

Compras advindas de Magias

Existem mais cartas que aceleram a compra de novas cartas, mas as citadas acima são as mais usadas atualmente. É preciso avaliar o tipo do seu deck e ver qual melhor se encaixa, claro que dependendo da classe.

Um deck pode ser focado TODO em draw power, mas daí o objetivo dele é somente chegar à fadiga, ou vencer o oponente na fadiga. Ter draw power no deck é para suprir uma possível desvantagem de cartas em um dado momento da partida.

A compra significa a aquisição de recursos para segurar o jogo. Podemos ver claramente isso acontecer em alguns decks SEMPRE presentes com consistência no meta game, como por exemplo:

Freeze Mage

Freeze mage tem em seu deck intelecto arcano, Magro Sangrento Thalnos, Acólito da Dor e Acumulador de Tesouros para acelerar a compra das cartas do mago. Nesse caso o poder de compra é extremamente importante para possuir vantagem de cartas para lidar com o campo do oponente o quanto antes. Para que as ameaças sejam controladas com Agoureiro + Nova congelante ou o próprio uso das outras remoções como Nevasca e golpe flamejante, que vão segurar o jogo até que o Thaurissan possa entrar em jogo e reduza o custo das cartas (que espera-se) de dano direto como: bola de fogo + seta de gelo + lança de gelo.

E o cientista louco? Ele não “compra” uma carta, ele “retira” um segredo do deck e o ativa. Exatamente esse sentido! Ninguém quer gastar o recurso “mana” para ativar um segredo que pode facilmente ganhar tempo com o cientista louco.

Ou seja, o cientista louco faz um 2 pra 1 para eliminar um “draw ruim” que no caso é o segredo. Comprar o segredo quando se tem cartas que o ativam é um desperdício de compra no turno.

O Acólito é muito bom para acelerar as compras, não só para o freeze, mas para guerreiro controle também. Muitos jogadores acabam perdendo o “mínimo” de bom valor do acólito que é jogá-lo quando será possível aproveitar pelo menos 2 compras dele. Pingar o poder heroico do mago nele, por exemplo.

Confira o deck de Freeze Mage clicando na imagem abaixo

freeze mage 05.01.16

Guerreiro Controle

Guerreiro controle busca por mais recursos com o Acólito da Dor e Levantar escudo. 

Todas as classes possuem um forte potencial de compra de cartas, vocês podem novamente conferir cada uma na lista dos lacaios e das magias que provém compras logo no começo deste artigo.

Quando o guerreiro é analisado, podemos notar que ele possui uma imensa coleção de cartas DEFENSIVAS, mas sem draw power. Levantar escudo fornece apenas uma compra, por esse motivo o guerreiro consegue vencer muitos jogos quando a partida chega à fadiga, o oponente geralmente compra mais cartas que ele e entra na fadiga mais cedo que o guerreiro. O acólito no guerreiro controle traz o potencial de compra de carta para tentar reduzir a falta de “vantagem de carta” do guerreiro e um acólito bem aproveitado, tirando valor de 3 compras, pode ser o responsável por colocar o guerreiro de volta ao jogo. Além de servir para ferir um lacaio oponente para servir de alvo ao executar.

DICA EXTRA: Em mirror Match de Guerreiro NUNCA use o draw power do seu deck. Deixe Levantar escudo e Acólito da Dor da dor MOFAREM na sua mão, ou você entrará na fadiga antes do seu oponente e vai perder o jogo.

Confira o deck de Guerreiro Controle clicando na imagem abaixo

guerreiro controle


Então essas são as dicas de hoje pessoal! Espero que o poder de comprar cartas agora seja visto com mais carinho por vocês e que tenham entendido qual o significado de se ter isso no deck. O propósito não é comprar por comprar, tem que saber como tirar valor na hora certa.

Beijos pra vocês e até a próxima! ♥