X

Olá pessoal! Aqui é a Day e hoje daremos continuidade aos guias de Classe. Nesse guia vai ter todas as cartas dessa classe, como elas funcionam, em que decks costumam entrar, além de falar sobre os decks atuais que chegam ao ranque lenda. Vem comigo!

Introdução

  • Jaina Proudmoore

Jaina

A respeitada maga Jaina Proudmoore viu sua ilha de Theramore ser destruída e hoje é a líder dos feiticeitos do Kirin Tor.

Filha de Daelin Proudmore – monarca do reino litorâneo de Kul Tiras e grão-almirante da Aliança durante a Segunda Guerra -, Jaina foi uma estudante de magia admirável desde a mais tenra infância. Seus primeiros estudos foram orientados por Antônidas, o arquimago à frente do conselho de feiticeiros Kirin Tor, estabelecido na cidade mística de Dalaran. Em sua juventude, Jaina participou da luta para deter a misteriosa praga que deu início à Terceira Guerra e mandou seu amigo de longa data e amante, o príncipe Arthas Menethil, rumo à mais profunda escuridão. No calor da guerra, ela conquistou a confiança de Thrall, o chefe guerreiro da nova Horda, e tornou-se peça-chave na união das raças de Azeroth para impedirem juntas a Legião Ardente.

Com o fim da guerra, Jaina tornou-se governante de Theramore e concentrou seus esforços em melhorar o relacionamento entre a Horda e a Aliança. Pacifista engajada, a maga lutou arduamente para desarmar as tensões entre Garrosh Grito Infernal e Varian Wrynn durante a campanha na Nortúndria e, em seguida, apelou para a humanidade do príncipe Arthas após sua transformação em Lich Rei. A postura de Jaina em relação à paz – e a si mesma – mudou drasticamente quando Garrosh Grito Infernal, nomeado chefe guerreiro da Horda na ausência de Thrall, obliterou Theramore com uma bomba de mana. À frente do Kirin Tor, ela possui o poder e a determinação necessários para fazer Grito Infernal pagar por cada gota de sangue derramado – mas com a fuga do antigo chefe guerreiro, poderá Jaina buscar vingança contra a horda que o acolheu? Ou poderá ela entrar em acordo com seus inimigos antes que uma grande ameaça destrua todas as raças de Azeroth?

  • Para saber mais sobre a história da nossa linda Jaina Proudmore, clique aqui.

  • Medivh

Medivh é uma peça importantíssima, senão a mais importante da história de Warcraft. Mas quem é Medivh, como ele surgiu, o que ele fez de bom e de ruim?

Primeiramente, Medivh foi o último Guardião de Tirisfal, filho de sua predecessora, Aegwynn.

O Conselho de Tirisfal (também conhecido como Tirisfalen) era uma organização de magos poderosos de Quel’thalas e das nações humanas. Seu papel era defender Azeroth da ameaça da Legião Ardente, procurando não seguir os passos de seus ancestrais Highborne. O nome “Tirisfal” remete ao local que o Conselho foi criado nas terras humanas de Lordaeron.

A história de Medivh começa antes de seu nascimento. Para entender como ele adquiriu tanto poder, devemos antes entender quem foi sua mãe e o que ela fez para se tornar tão poderosa.

A Guardiã Magna Aegwynn foi a única mulher entre cinco aprendizes de magos, e assim que ascendeu à Guardiã começou seu trabalho imediatamente. Aegwynn era humana, mas seu poder e seus estudos árduos levaram-na a passar 500 anos na sua função como Guardiã. Sua história mais famosa é a caça dracônica (o livro ingame: “Aegwynn and the Dragon Hunt“) em Nortúndria (Northrend).

Após derrotar os demônios que afligiam os dragões, surge o avatar de Sargeras (The Dark Titan), e então eles duelam. Eventualmente Aegwynn derrota o avatar, e não percebe que a essência de Sargeras se transfere para seu corpo.

Anos mais tarde, em sua arrogância, Aegwynn decide que ela que deveria escolher o próximo Guardião e não o Conselho, e então resolve que deve ter um herdeiro. Escolhe um poderoso conjurador humano, Nielas Aran e com ele tem Medivh. Medivh em élfico significa “Aquele que guarda os segredos”.
Então Aegwynn passa seus poderes para o pequeno bebê, os confina, para que se manifestem quando Medivh atingir a maturidade, e o deixa com o pai em Ventobravo (Stormwind). O que ela não contava é que isso traria consequências desastrosas para Azeroth.

O pequeno Medivh viveu uma infância feliz ao lado de seu pai e de seus amigos: O príncipe de Ventobravo (Stormwind) Llane Wrynn (pai de Varian) e Anduin Lothar (o Leão de Azeroth), porém a essência de Sargeras que havia se escondido dentro de Aegwynn agora passava para o recém nascido, que ao atingir seus 14 anos, teve um espasmo quando seus poderes acordaram, matando seu pai, e causando danos severos à Medivh, forçando-o a entrar em coma.

Seis anos depois, Medivh acorda de seu coma em Abadia de Vila Norte (Northshire Abbey), mas sob o comando de Sargeras. Seu objetivo se tornou destruir os humanos de Azeroth.

Em um planeta distante de nome Draenor, Medivh com a ajuda dos poderes de Sargeras, faz uma barganha com o bruxo (warlock) Gul’dan. Ele mostraria onde estava a tumba de Sargeras em troca de um exército orc que invadiria Azeroth. Este exército orc se chamava Horda, mas não é a Horda que comecemos hoje – a de hoje é a Nova Horda, criada sob o comando de Thrall.

E então Medivh abriu o Portal Negro (Dark Portal) em Barreira do Inferno (Blasted Lands) para Terralém, permitindo que os exércitos da Horda entrassem em Azeroth. E assim se deu a Primeira Guerra.

Medivh não se manifestou como figura participante da guerra, mantendo sua posição dentro da sociedade humana como sempre. Seu jovem aprendiz Haddgar começou a levantar suspeitas que Medivh estava fora do normal. Neste ponto Aegwynn confronta seu filho, porém ela é derrotada. Não conseguindo matar a mãe, Medivh a bane de sua vista.

Aegwynn se vê impotente e então percebe seu erro, procura o Rei Llane Wrynn e o avisa do que está por vir. Ele agradece e se prepara para a batalha. Enquanto isso, a batalha com sua mãe havia enfraquecido Medivh e ele estava puxando força da própria Azeroth para se fortalecer. Haddgar foi atrás de Llane e Anduin e da emissária da Horda, a meio-orc Garona Meiorken (Halforcen) para unir suas forças contra Medivh.

A batalha se encerra com a morte de Medivh pela mão de seus companheiros. O aprendiz Haddgar tem sua juventude tomada e parte para Terralém (Outland) com a expedição Turalyon e Alleria Correventos (Windrunner).

Aegwynn então se exila nas terras esquecidas de Kalimdor sem mais nenhuma palavra à Aliança.

Anos mais tarde…

Medivh possuído por Sargeras e a abertura do Dark Portal podem ser acompanhados de perto na instância Lamaçal Negro (The Black Morass), nas Cavernas do Tempo (Caverns of Time).

  • Para continuar a ler sobre a lore de Medivh, clique aqui.


Gostaram da introdução sobre os personagens né? É bem legal saber de onde vem o herói. Muitos jogadores de Hearthstone nunca jogaram World of Warcraft e podem ter curiosidade sobre quem esses heróis foram e sua importância na história.

Agora vamos falar sobre Hearthstone!

Poder Heroico do Mago

Impacto Ígneo:  É um poder heroico com um suporte absurdo em trocas. Você pode utilizá-lo para ajudar aquele seu lacaio que não possui o dano suficiente para trocar no lacaio do oponente. Além das trocas, ele funciona como uma remoção para lacaios de vida (1) ou aquele empurrãozinho ao letal.

Feitiços

  • Imagem Espelhada (1): Geralmente é utilizado ou para combar como “magia” com outras cartas/lacaios e para manter seguro um outro lacaio que você não quer perder.
  • Lança de Gelo: Finalizador quando combada com “alvo congelado” ou funciona como uma “stall card” para manter uma agressão pausada por um turno. É uma magia muito usada.
  • Mísseis Arcanos: Um perigo contra decks agressivos, face hunter por exemplo, elimina qualquer lacaio dele jogado no early game. É uma carta que ativa efeito do Antônidas, gerando bolas de fogo.
  • Canhão de Chamas: Você verá muito essa carta em Tempo Mage. Uma das minhas remoções preferidas, barata e remove grandes lacaios. Se utilizada com ardilante fica melhor ainda.
  • Explosão Arcana: Não é vista nos decks do Meta atual. Sendo escolhida por jogadores novatos que não possui um leque razoável de escolhas para remoção em área. É mais vista em decks básicos.
  • Portal Instável: Tempo Mage é quem mais faz uso. O segredo do Portal é confiar nele, muitas vezes ele é responsável por te trazer de volta à partida, te dando aquele lacaio necessário. Não sei o de outros jogadores, mas meu Portal Instável ama uma lendária! <3
  • Seta de Gelo: Remoção, finalização e Stall  Card. Pode ser o que você precisa em variadas situações.
  • Barreira de Gelo: É um segredo presente com força no deck de freeze mage. Responsável por ajudar a manter o mago vivo até que ele seja capaz de realizar o combo alexstrasza + magias.
  • Bloco de Gelo: Mago Congelante e Eco usam bastante esse segredo. Como são decks que fazem uso de muita magia, ficam mais vulneráveis a dano rápido. O segredo fornece um turno extra, que na maioria das vezes é o suficiente para o mago vencer a partida.
  • Contrafeitiço: A ÚNICA anulação presente no jogo. E uma dica: Cuidado pra não anular A MOEDA. Por favor :p
  • Dobradora de Feitiços: Não é muito usada. E na minha opinião, Contrafeitiço faz uma serviço melhor que este segredo.
  • Duplicar: Alguns decks de Eco Mage costumam usar esse segredo, o duplicar lacaios é muito bom quando aquele que está em campo é a chave da sua estratégia, você terá mais cópias dela para dar dor de cabeça ao oponente. Quase a mesma coisa que Eco de Medivh, só que é ativada pelo oponente.
  • Entidade do Espelho: É um dos segredos mais temidos por decks controle. Entretanto, devido a esse receio do mago copiar um lacaio forte, TODOS os seus oponentes (com conhecimento mínimo dos segredos do mago) vai jogar um lacaio b**** antes para ativá-lo, então acaba que no final ele funciona para atrasar a estratégia do oponente.
  • Intelecto Arcano: Draw card. Além de “combar” com os lacaios que ganham efeitos quando magias são usadas, você paga apenas 3 de mana por duas cartas, o que é um tapa na cara do poder heroico do bruxo.
  • Vaporizar: Seria muito útil se os segredos pudesse ser “setados” para qual lacaio eles seriam ativados. Porque destruir um lacaio 2/1 por exemplo não é a melhor opção, né? Contudo esse segredo ainda é usado por alguns jogadores mas totalmente circunstancial e na maioria das vezes de valor quase nulo.
  • Nova Congelante: decks controle de mago costumam fazer uso dessa carta, que é uma “stall card”, seguram o turno do oponente para que algo seja feito ou para que um massivo dano seja evitado.
  • Bola de Fogo: Sou eu bola de fogo… e o calor… Então, ótimo custo benefício de remoção, além de ter o dano suficiente para remover do campo muitos lacaios lendários.
  • Cone de Frio: Na arena essa carta costuma ser bem eficiente. Segurar por um turno ou até mesmo remover lacaios com 1 de vida pode ser a diferença entre uma vitória e uma derrota. No ranqueado ela é pouco utilizada, devido aos decks mais usados hoje em dia não terem slot garantido para ela.
  • Eco de Medivh: Mais utilizado no deck de  Eco. A melhor hora de utilizar esta carta é com gigantes no campo, alexstrasza ou uma outra carta que fará uma enorme diferença no resto da partida.
  • Polimorfia: Tirion chora ao ver essa carta!
  • Sopro do Dragão: Essa carta acabou sendo largada no cantinho da sala. O custo e requerimento dela é muito alto para fazer um serviço que a seta de gelo  + poder heroico faz melhor.
  • Nevasca: Stall Card, além de remover lacaios com vida baixa.
  • Golpe Flamejante: A remoção mais temida. Está presente em quase todos – ou todos – os decks funcionantes de mago.
  • Ignimpacto: Imperador Thaurissan tornou os combos finalizadores de magia muito mais perigosos. Ignimpacto com um de custo reduzido já é capaz de causar grande estrago se as outras magias forem reduzidas junto com ele – elas ficam com custo zero ou um de mana.

Lacaios

  • Moreia de Mana: O triste é esse lacaio ter apenas 3 de vida. Mas todos sabemos que se fosse 4+ ela tocaria o terror! Ela cresce com todas as magias que você usa, fica bem forte se o oponente não lidar rapidamente com ela. Então não pense que será todas as vezes que você irá tirar um ótimo valor dela, ela dificilmente dura mais que 1/2 turnos no campo.
  • Aprendiz de Feiticeiro: Reduz o custo das magias em um, o que é bem bom. Mas ela não fica viva o tempo suficiente para fazer muita diferença. Está mais presente em Tempo Mage.
  • Rompe-Neve:
  • Ardilante: A revelação de Montanha Rocha Negra. Presente no deck de tempo mage e causa uma bela dor de cabeça aos decks agressivos. É muita bolinha de fogo sendo cuspida pelo ardilante. Só imaginem: Ardilante + A Moeda + Imagem Espelhada= já são 4 bolinhas de fogo queimando o oponente.
  • Cospe-Fuligem: Um lacaio 3/3 com adicional de dano mágico.
  • Maga do Kirin tor: Eu gosto dessa carta, ela acaba sendo escolhida por aqueles que dão o azar de sempre comprar segredos e faz com que cientista louco se torne apenas um 2/2. Ela funciona bem melhor para mim.
  • Arcanista Etéreo: Para quem quer arriscar deck de segredo. O problema maior é que o arcanista vira um alvo fácil para caçador profissional e qualquer outra remoção que TODAS AS CLASSES possuem em seus decks e usam com maestria. Algumas vezes me arrisquei com esse lacaio + manipulador sem rosto + eco de medivh. Mas o win-rate ficou abaixo de 50% daí abandonei o deck.
  • Elemental da Água: Dá um trabalho para classes com armas. Seu corpo é bem forte o que torna sua remoção na maioria das vezes 2 pra 1.
  • Interrompe-Feitiços nanico: Gosto dessa carta na arena. Se o oponente não deu sorte de pegar magias, força uma remoção “justa” com lacaios.
  • Mago Explosivo Goblin: No deck de Mech Mage faz um estrago bonito contra lacaios de vida baixa, além de ser um ataque e corpo forte.
  • Arquimago Antônidas: o funkeiro das bolas de fogo. Qualquer deck que faça uso das magias baratas o “Tonin” é bem vindo. No deck de Mech Mage ele é ótimo, na lista de deck no final do post só não tem ele porquê a criadora não o possuía na época. Mas podem acrescentá-lo ao deck que é sucesso, combinado com as pelas sobressalentes é vitória na certa.

Decks

Atualmente você encontra funcionando com um win-rate bacana apenas 5 tipos de decks de mago: Mech MageTempo MageFreeze Mage – Eco Mage (e no cantinho da sala há o Fatigue Mage que as vezes dá as caras na ladder).

  • Mech Mage

O deck Mech Mage tem como o objetivo manter o controle sobre a mesa tendo um gasto de mana inteligente, eliminando todos os lacaios que o inimigo jogar no campo. O segredo é ter vantagem na mesa e não na quantidade de cartas que ainda restam, ou seja: vai fundo e coloca tudo que vier pela frente (pensando antes, claro, por favor xD).

No geral as cartas do deck são boas, porém o diferencial está no conjunto: saber usar combinações é o mais importante, e isso vai fazer toda diferença no decorrer do jogo. Portanto, analisar a partida como um todo é um ponto crucial.

Pra quem investiu seu tempo em conseguir as cartas do GvG, o Mech Mage é um prato cheio, pois a grande maioria das cartas utilizadas no deck faz parte da temporada.

Nas últimas duas temporadas a popularidade do Mech Mage caiu bastante, isso é devido aos outros arquétipos que estão em alta serem bad match-up para mech mage. Mas não significa que o deck deixou de funcionar ou que não é possível ir longe com ele. Se quiser conferir um guia com mais detalhes desse deck é só clicar aqui.

  • Tempo Mage

Esse deck funciona com turnos otimizados ou Mana Efficiency. Geralmente não há desperdício de mana e você aproveita de forma bem efetiva o uso de cada carta jogada. Claro que há momentos em que isso não sai como planejado e é nessa hora que você irá precisar ser atento e pensar friamente sobre o que deve fazer pra não fazer uma jogada desnecessária ou uma jogada que não terá efeito nenhum.

Você faz uso dos segredos com a finalidade mais efetiva de “atrasar” o que o oponente pretende em um turno, do que copiar algum lacaio “supimpa” dele. Repugnaz está aí para fazer o mesmo efeito do Contrafeitiço quando o mesmo não estiver ativo. Não EQUIPE Contrafeitiço e jogue Repugnaz no mesmo turno de FORMA ALGUMA. Se quiser conferir um guia com mais detalhes desse deck é só clicar aqui.

  • Freeze Mage

Esse deck consiste em você segurar o máximo que puder a partida, controlando o campo, fazendo trocas, até conseguir chegar ao turno 10. Ao chegar no Late Game a estratégia começa a ser
traçada, o uso da Alexstrasza traz o oponente ao alcance letal.

Esse deck não é indicado para jogadores novatos. Se você quer jogar de controle, eu aconselho a usar um guerreiro ou druida, que é mais fácil e a “mudança” de planos é mais fácil de ser percebida e tomada. Quando o mago congelante sofre uma mudança repentina de planos, ele precisa saber exatamente o que vai fazer nos próximos turnos, ou ele falhará. Mas como assim mudar os planos? Pode ser que o oponente te traga ao letal e você não possua Bloco de Gelo, ou você já tenha usado Bloco de Gelo antes de ser possível você virar a partida, essas coisas acontecem e é necessário  ter um plano B muito bem arquitetado. Me ajude nesse plano B, Day. – É o seguinte, Caçador Face vai te trazer ao letal absurdamente rápido e se você não tiver como ficar imune, será necessário gastar suas magias para remover os lacaios (o que prejudica um pouco sua finalização, mas só um pouco, pois você terá que mudar a finalização paraArquimago Antônidas + Bolas de fogo e não será somente com bolas de fogo + Seta de Gelo/Lança de Gelo). Mas não se esqueça que tem Ignimpacto, que se trouxer o oponente para 5 de vida depois da fase da Alexstrasza, também é outra alternativa. Se quiser conferir um guia com mais detalhes desse deck é só clicar aqui.

  • Eco Mage

Ele não funciona somente com os combos de Eco de Medivh + Gigantes. O melhor desse deck é o elemento surpresa e o Blefe. Para vencer contra decks controles, o comportamento ideal a se adotar com esse deck é fazer com que seu oponente pense que se trata de um freeze mage ou de um fatigue. Perder o elemento surpresa contra controle é desastroso. Vocês podem notar na Deck list que esse deck contém cartas chaves que também estão presentes no Freeze Mage. O melhor é forçar o oponente gastar remoção em lacaios que o enganam, como Sylvana, Arrota-lodo e Alexstrasza. Não perca o elemento surpresa e você sempre estará na frente do seu oponente.

Deck List dos decks mais utilizados atualmente

Decks-Mago

Conclusão

Esse é o meu guia de classe pra vocês! Espero que tenham gostado e que eu tenha alimentado a curiosidade sobre a lore dos heróis. Qualquer dúvida, sugestão e reclamação é bem vinda! Estou aceitando dicas sobre a próxima classe para o guia.

Beijinhos e até a próxima!

Compartilhe este post!
Share on Facebook9Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0Email this to someoneShare on Tumblr0Pin on Pinterest0